Matemática e astronomia: uma proposta interdisciplinar voltada para a alfabetização científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510422

Palavras-chave:

Astronomia, Educação Matemática, Interdisciplinaridade, Ensino de Geografia

Resumo

Este trabalho propôs um roteiro pedagógico interdisciplinar entre as disciplinas de geografia e matemática, juntando conceitos de astronomia – forma da Terra e movimentos da Terra em relação ao Sol – e de geometria – elipses e superfícies de revolução. O referencial teórico utilizado leva em consideração autores como Silva (2006), Honorato (2017) e Boczko (1984) para conceitos de astronomia, e Fazenda (2003; 1991), José (2008) e Trindade (2008), para estudos em interdisciplinaridade, assim como Chassot (2003), Hazen e Trefil (2009) e Sasseron e Carvalho (2011) para balizar sobre alfabetização científica. A construção do roteiro mostrou-se positiva, levando em consideração aspectos pedagógicos, base social e cultural e uma evolução gradual da aprendizagem dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Loiola de Morais, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Aluna do mestrado acadêmico no programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO- UERN/UFERSA/IFRN) na área de atuação em educação matemática. Cursando licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.

Débora Dantas Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Aluna do mestrado acadêmico no Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO- UERN/UFERSA/IFRN), graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado Rio Grande do Norte - UERN (2021), Pós-Graduanda em Formação de Docentes: Educação Infantil, Alfabetização e Educação Especial pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante - FAVENI. 

Marcelo Bezerra de Morais, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2010), mestre (2012) e doutor (2017) em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp, câmpus de Rio Claro).  É professor adjunto do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), do Programa de Pós-Graduação​ em Ensino (POSENSINO - UERN/UFERSA/IFRN) e membro do Grupo de Pesquisa “História Oral e Educação Matemática”.

Rafaela Correia Rodrigues, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Aluna do mestrado acadêmico no Programa de Pós-Graduação em Administração, graduada em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e cursa Engenharia de Produção pela UFERSA.

Referências

BERTOLDI, A. Alfabetização científica versus letramento científico: um problema de denominação ou uma diferença conceitual? Revista Brasileira de Educação, v. 25, p. e250036, 2020. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/275/27563097040/html/. Acesso em: 05 Nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250036

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 07 nov.2022.

BOCZKO, R. Conceitos de Astronomia, São Paulo: Blücher, 1984.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista brasileira de educação, p. 89-100, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/gZX6NW4YCy6fCWFQdWJ3KJh/. Acesso em: 08 Jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000100009

CÓRDOVA; F. P.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Org: ENGEL, Tatiana Gerhardt; SILVEIRA, Denise Tolfo. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 1ª ed, Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática – elo entre as tradições e a modernidade. 6. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade transdisciplinaridade: visões culturais e epistemológicas e as condições de produção. In: O que é interdisciplinaridade, São Paulo: Cortez Editora, 2008, p. 21-32.

FAZENDA, I.C.A. Interdisciplinaridade: Um Projeto em Parceria. São Paulo: Loyola, 1991.

FAZENDA, I.C.A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 2016 - (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996

Geogebra. Geogebra Classic. 2022. Disponível em: https://www.geogebra.org/classic?lang=en. Acesso em: 07 Nov. 2022.

HAZEN, Robert M.; TREFIL, James. Science matters: Achieving scientific literacy. New York: Anchor, 2009.

HONORATO, A. Guia Didático de Astronomia: introdução aos conceitos relacionados ao Sol e a Terra. Produto Educacional da Dissertação de Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/2801/2/CT_PPGFCET_M_Honorato%2C Angel_2017_1.pdf. Acesso em: 01 Ago. 2022.

JOSÉ, M. A. M. Interdisciplinaridade: as disciplinas e a interdisciplinaridade brasileira. In: O que é interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez Editora, 2008.

SANTOS, W. L. P. dos. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista brasileira de educação, v. 12, p. 474-492, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/C58ZMt5JwnNGr5dMkrDDPTN/. Acesso em: 05 Set. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000300007

SASSERON, L. H; CARVALHO, A. M. P. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Investigações em Ensino de Ciências, p. 19, 2011. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/002257551. Acesso em: 07 Nov. 2022.

SILVA, M. A. V. Meteorologia e climatologia. Recife: Versão Digital 2, 2006. Disponível em: https://icat.ufal.br/laboratorio/clima/data/uploads/pdf/METEOROLOGIA_E_CLIMATOLOGIA_VD2_Mar_2006.pdf. Acesso em: 20 Set. 2022

TRINDADE, D. F. Interdisciplinaridade: um novo olhar sobre as ciências. In: O que é interdisciplinaridade, São Paulo: Cortez Editora, 2008, p. 71-90.

Publicado

2023-04-28

Como Citar

MORAIS, S. L. de; SILVA, D. D.; MORAIS, M. B. de; RODRIGUES, R. C. Matemática e astronomia: uma proposta interdisciplinar voltada para a alfabetização científica. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e510422, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e510422. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10422. Acesso em: 16 maio. 2024.