Diários da pandemia: a saúde mental de estudantes universitários em 2021
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e10619Palavras-chave:
Pandemia da Covid-19., Saúde Mental Discente., Educação Superior.Resumo
Na pandemia da Covid-19, além da saúde física, nossa saúde mental também ficou em risco. Essa pesquisa objetivou, em geral, verificar o quadro de saúde mental dos alunos do curso de Pedagogia de uma Instituição Federal de Ensino Superior da Rede Pública, em Fortaleza-Ceará, em 2021. Especificamente, visou descrever o quadro de saúde mental discente; averiguar o impacto da realidade de uma pandemia na aprendizagem e coletar sugestões para promover saúde mental. Procedeu-se a uma investigação qualitativa, com 51 sujeitos, através de diários e questionários mistos. Os dados obtidos, após análise de conteúdo, revelaram um quadro de sofrimento mental composto principalmente por: medo; luto; ansiedade e prejuízo da capacidade de aprendizagem.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.
BIRMAN, J. O trauma na pandemia do coronavírus: suas dimensões políticas, sociais, econômicas, ecológicas, culturais, éticas e científicas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2021.
DACOLMO, M. Um tempo para não esquecer: a visão da ciência no enfrentamento da pandemia do coronavírus e o futuro da saúde. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.
FORTALEZA. Câmera Municipal de Fortaleza. Hospitais de Campanha do PV e HGF comemoram 2 pacientes recuperados de Covid-19. Disponível em: https://www.cmfor.ce.gov.br/. Acesso em: 02 ago. 2021.
FRANKL. V. E. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. Petrópolis – RJ: Editora Vozes, 2017.
GUMIERO, G. Pandemia no Brasil: fatos, falhas... e atos. Campinas: Referência, 2022.
IAMARINO, A.; LOPES, S. Coronavírus: explorando a pandemia que mudou o mundo. São Paulo: Moderna, 2020.
ERIKSON, E. H. O ciclo de vida completo. São Paulo: Artmed, 1998.
MANDETTA, L. H. Um paciente chamado Brasil: os bastidores da luta contra o coronavírus. Rio de Janeiro – RJ: Editora Objetiva, 2020.
MEDEIROS, J. C. Possibilidades da em tempos de Covid-19. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, ], v. 3, n. 3, p. e335198, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5198. Acesso em: 3 maio. 2023.
NASCIMENTO, P. Psicologia do luto em tempos de COVID-19: pequeno manual para o acompanhamento de pessoas em luto persistente. Edição Kindle, 2020.
WHO. World Health Organization. Novel Coronavirus (2019-nCoV): situation report-1. Disponível em: https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200121-sitrep-1-2019-ncov.pdf?sfvrsn=20a99c10_4. Acesso em: 02 ago. 2021.
YIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim: métodos de pesquisa. Porto Alegre: Penso, 2016. Edição do Kindle.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Victória Mercya Sousa Guerreiro, Joyce Duarte de Carvalho, Carina Araújo Dias, Igor de Moraes Paim, Tania Vicente Viana Viana (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.