Poesia para Nossa Senhora da Conceição: a escrita e a vivida
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e10609Palavras-chave:
Padroeira de Macaúbas, Memória regional, AutobiografiaResumo
Este texto, de caráter autobiográfico, se estrutura, basicamente, nas memórias do percurso de escritor literário-memorialista do primeiro autor, evocadas para este fim, ou mesmo na forma de autorreferenciação. O autor parte da devoção à Padroeira de sua cidade natal, Macaúbas – Bahia, Nossa Senhora da Conceição, cuja relação, quase simbiótica entre população/devotos-religioso/histórico, desperta e encaminha o seu interesse pelas coisas e fatos de sua comunidade até tornar-se um escritor local, cuja obra oferece subsídios para a história regional e estadual. O método (auto)biográfico quebra a hegemonia do uso da terceira pessoa no texto científico e, ao produzir uma narrativa, entrelaça os fatos narrados com teóricos afins, produzindo uma reflexão ampla sobre o tema estudado. Dessa forma, o resultado é um texto poético-narrativo que fixa elementos da cultura religiosa da cidade de Macaúbas e fornece subsídios para estudiosos da história regional.
Downloads
Referências
AGUIAR, Durval Vieira de. Província da Bahia. 2.ed. Rio de Janeiro: Cátedra, 1979.
ALVAREZ, Rodrigo. Aparecida. São Paulo: Globo, 2014.
ALVES, Maria Perpétua Brito Bastos. Prefácio. In: FIGUEIREDO, Alan José Alcântara de. A Educação em Macaúbas. Macaúbas: [s.n.], 2012.
ALVES, Tiago Alencar de Aquino. Prefácio. In: FIGUEIREDO, Alan José Alcântara de. Aspectos da História de Macaúbas. Macaúbas: [s.n.], 2015.
ARAÚJO, Almir Turisco. Um Filho de Macaúbas. [s.l.]:[s.n.], 1983.
CARTA do Folclore Brasileiro. Salvador: [s.n.], 1995.
DOIS SÉCULOS e Meio de Devoção de um Povo. Salvador: Devoção do Senhor Bom Jesus do Bomfim, [1995].
FESTA, da Excelsa Padroeira de Macaúbas Nossa Senhora da Conceição – Sesquicentenário da Paróquia. 1990.
FIGUEIREDO, Alan José Alcântara de. Aspectos da História de Macaúbas. Macaúbas: [s.n.], 2015.
FIGUEIREDO, Alan José Alcântara de. Aspectos do Folclore Macaubense. Caetité: Gráfica Globo, 2004.
FIGUEIREDO, Alan José Alcântara de. Centenário de Manoel Messias de Figueiredo (1906 – 5 de dezembro – 2006). Caetité: Gráfica Globo, 2006.
FRANCISCO, Papa. Fratelli Tutti. São Paulo: Paulinas, 2020.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados/Cortez, 1989.
JOSSO, Marie-Christine. As narrações centradas sobre a formação durante a vida como desvelamento das formas e sentidos múltiplos de uma existencialidades singular – plural. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade. Salvador, v.17, n.29, p. 17 – 30, jan./jun., 2008.
NAIPUL, V. S. Ler e Escrever. Belo Horizonte: Âyirê, 2017.
SALES, Marcea Andrade. História e personagens que (ainda) não estão em livros: o memorial-formação na licenciatura em pedagogia em Irecê/BA. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade. Salvador, v.17, n.29, p. 147 – 158, jan./jun., 2008.
TAPAJÓS, Paulo. Paulo Tapajós recorda. São Paulo: Continental, [s.d.] 1 disco (12,5”), 33 rpm.
TRINDADE, Marcos. Prefácio. In: AUTOR. O Capitão que desafiou o Império. Caetité: Gráfica Globo, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Alan Jose Alcantara de Figueiredo, Célia Tanajura Machado (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.