Perspectiva didática para auxiliar no fortalecimento da identidade indígena do povo Mendonça Potiguara

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510464

Palavras-chave:

Marco temporal de terras indígenas, Questão sociocientífica, Relações Étnico-raciais, Fábula indígena

Resumo

Objetivou-se relatar as contribuições de uma sequência de ensino, que discutiu as implicações do marco temporal de terras indígenas, que contribuiu na elaboração de fábulas indígenas, de modo, a descrever como essa literatura pode auxiliar no fortalecimento da identidade étnica do povo Mendonça Potiguara. A sequência de ensino foi desenvolvida em 2021 com, aproximadamente, 150 estudantes da Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental e Médio Professor Francisco Silva do Nascimento. Adotou-se à abordagem metodológica de Questões Sociocientíficas para o tratamento das implicações do marco temporal de terras indígenas, sob a perspectiva dos Três Momentos Pedagógicos. Os alunos foram divididos em cinco grupos e tiveram que planejar e constituir uma fábula indígena, cada um. As fábulas produzidas foram escritas em duas versões, uma na língua portuguesa e outra versão traduzida para a língua materna (Tupi Antigo).

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Biografia do Autor

Aleson da Silva Fonseca, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutorando em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFRN) – 2021. Especializações em Gestão Ambiental / Educação Ambiental e Geografia do Semiárido, ambas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN (2018-2021, respectivamente). Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – 2017.

Paulo Brilhante da Silva, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Especialista em Ensino de Espanhol pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – 2018, Especialista em Literatura e Ensino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) – 2019. Graduado em Letras Língua Espanhola e Literaturas Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – 2015.

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Publicado

2023-05-10

Como Citar

FONSECA, A. da S.; SILVA, P. B. da. Perspectiva didática para auxiliar no fortalecimento da identidade indígena do povo Mendonça Potiguara. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e510464, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e510464. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10464. Acesso em: 16 maio. 2024.