Reflexões sobre a história do ensino de Psicologia nos cursos de licenciatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510352

Palavras-chave:

Psicologia da Educação, Formação de professores, História da educação

Resumo

Este estudo objetiva mapear o percurso histórico do ensino de Psicologia no âmbito dos cursos de formação docente no período entre 1827 até os dias atuais, partindo da premissa de que foi neste período que foram manifestadas preocupações explícitas com a formação docente no Brasil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a partir de publicações nacionais nas bases de dados SciELO, CAPES e Google Acadêmico. Os resultados apontam para um ensino de Psicologia Educacional marcado historicamente por concepções racistas e higienistas com vistas à classificação e seleção de estudantes, além de um ensino pautado nos conteúdos programáticos e nos aspectos teóricos da disciplina, sendo recente a influência de concepções críticas e progressistas neste ensino. As conclusões permitem compreender a diversidade de perspectivas assumidas pela Psicologia Educacional bem como seus possíveis efeitos na formação inicial de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nadiane Maria da Silva Tibúrcio, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFRN). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC e foi Bolsista de Monitoria Acadêmica em componentes de Psicologia Educacional – PROGRAD.

Cynara Teixeira Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Psicologia (UFBA). Mestra em Psicologia Social (PUC/SP). Graduada em Psicologia (UFRN). Professora Associada do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação pelo Centro de Educação da UFRN. Orientadora de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação. Atualmente ocupa o cargo de Vice-Direção do Centro de Educação da UFRN.

Referências

AMORIM, Simone Silveira; FERRONATO, Cristiano. O processo de profissionalização docente e a criação da Escola Normal em Sergipe (1827-1879). Educar em Revista, Curitiba, n. 1, p. 209-225, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/gSjKj4tTpcKTr437NwnQvFD/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602013000300012

ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino. Psicologia e Educação no Brasil: uma análise histórica. In: AZZI, R. G.; GIANFALDONI, M. H. T. A. (org). Psicologia e Educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.

ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino. Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas. Psicologia escolar e educacional, v. 12, n. 2, p. 469-475, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/kgkH3QxCXKNNvxpbgPwL8Sj/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 02 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572008000200020

ASSUNÇÃO, Maria Madalena Silva de. Os livros didáticos de Psicologia Educacional: pistas para análise da formação de professores(as)-(1920-1960). Temas em Psicologia, Contagem, v. 15, n. 1, p. 69-84, 2007. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v15n1/08.pdf. Acesso em: 25 out. 2022.

BZUNECK, José Aloyseo. A psicologia educacional e a formação de professores: tendências contemporâneas. Psicologia Escolar e Educacional, Londrina, v.3, n.1, p. 41-52, 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/pWcbh3sFHzm7vdM3g3PbPRP/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 29 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85571999000100005

COSTA, Cibele dos Reis. Psicologia e Formação do Pedagogo: análise da Disciplina Psicologia da Educação na UFG/RC (1988-2014). 2015. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão, Catalão, 2015. Disponível em: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5061. Acesso em: 20 out. 2022.

CHECCHIA, Ana Karina Amorim. Contribuições da psicologia escolar para formação de professores: um estudo sobre a disciplina psicologia da educação nas licenciaturas. 2015. 257 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-07082015-114724/publico/checchia_do.pdf. Acesso em: 20 out. 2022.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A construção do campo da pesquisa sobre formação de professores. Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade, v. 22, n. 40, p. 145-154, 2013. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v22.n40.758

GATTI, Bernardete A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, p. 1355-1379, 2010. Disponível em : https://www.scielo.br/j/es/a/R5VNX8SpKjNmKPxxp4QMt9M/?format=pdf. Acesso em: 29 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000400016

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GOMES, Maria de Fátima C.; PEREIRA, Marcelo R. Psicologia educacional: definição, história e problematizações gerias. In: GOMES, Maria de Fátima C.; PEREIRA, Marcelo R. (Orgs.). Psicologia Educacional: sujeitos contemporâneos. São Paulo: Contexto, 2022. p. 125-139, 2022.

LAROCCA, Priscila. Conhecimento psicológico e séries iniciais: diretrizes para a formação de professores. 1996. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. Disponível em: http://ri.uepg.br/riuepg/handle/123456789/910. Acesso em: 15 out. 2022.

LAROCCA, Priscila. O ensino de psicologia no espaço das licenciaturas. ETD-Educação Temática Digital, v. 8, n. 2, p. 295-306, 2007. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.663

LAROCCA, Priscila. Ensino de Psicologia e seus fins na formação de professores: uma discussão mais que necessária. Temas em Psicologia, v. 15, n. 1, p. 57-68, 2007. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v15n1/07.pdf. Acesso em: 23 out. 2022.

LHULLIER, Cristina. As ideias psicológicas e o ensino de Psicologia nos cursos normais de Porto Alegre no período de 1920 a 1950. 1999. 129 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1999. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/2716 https://lume.ufrgs.br/handle/10183/2716. Acesso em: 20 out. 2022.

MONTENEGRO, Maria Eleusa. A Psicologia Educacional nas licenciaturas do estado de Goiás. 1987. 277 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1987. Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14531. Acesso em: 20 out. 2022.

OLIVEIRA, Fernando Faleiros de Oliveira; GUIMARÃES, Liliana Andolpho Magalhães. Psicologia no brasil: antecedentes históricos para a constituição da ciência e da profissão. International Journal of Development Research, v. 11, n. 04, p. 46206-46210, 2021.

PAINI, Leonor Dias. Psicologia educacional: a vez e a voz dos acadêmicos de pedagogia das universidades estaduais do Paraná. 2006. 305 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-29102007-201022/pt-br.php. Acesso em: 20 out. 2022.

SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista brasileira de educação, v. 14, p. 143-155, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782009000100012

SILVA, Gescielly Barbosa da. A disciplina de Psicologia da Educação na Escola Normal secundária de Maringá no período de 1950 a 1970. 2008. 214 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Área de Concentração: Educação Escolar, Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2008.

TIBÚRCIO, Nadiane Maria da Silva. Metodologias no ensino de Psicologia Educacional: perspectivas para a formação de professores. 2022. 59 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.

TIBÚRCIO, Nadiane Maria da Silva; FONSECA, Géssica Fabiely. A relação teoria e prática no ensino de psicologia educacional na UFRN: experiências de uma monitoria. Revista de Casos e Consultoria, v. 12, n. 1, p. e24516, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/24516/14166. Acesso em: 22 out 2022.

Publicado

2023-05-30

Como Citar

TIBÚRCIO, N. M. da S.; RIBEIRO, C. T. Reflexões sobre a história do ensino de Psicologia nos cursos de licenciatura. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e510352, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e510352. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10352. Acesso em: 21 nov. 2024.