Reflexões sobre a história do ensino de Psicologia nos cursos de licenciatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510352

Palavras-chave:

Psicologia da Educação, Formação de professores, História da educação

Resumo

Este estudo objetiva mapear o percurso histórico do ensino de Psicologia no âmbito dos cursos de formação docente no período entre 1827 até os dias atuais, partindo da premissa de que foi neste período que foram manifestadas preocupações explícitas com a formação docente no Brasil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a partir de publicações nacionais nas bases de dados SciELO, CAPES e Google Acadêmico. Os resultados apontam para um ensino de Psicologia Educacional marcado historicamente por concepções racistas e higienistas com vistas à classificação e seleção de estudantes, além de um ensino pautado nos conteúdos programáticos e nos aspectos teóricos da disciplina, sendo recente a influência de concepções críticas e progressistas neste ensino. As conclusões permitem compreender a diversidade de perspectivas assumidas pela Psicologia Educacional bem como seus possíveis efeitos na formação inicial de professores.

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Biografia do Autor

Nadiane Maria da Silva Tibúrcio, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFRN). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC e foi Bolsista de Monitoria Acadêmica em componentes de Psicologia Educacional – PROGRAD.

Cynara Teixeira Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Psicologia (UFBA). Mestra em Psicologia Social (PUC/SP). Graduada em Psicologia (UFRN). Professora Associada do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação pelo Centro de Educação da UFRN. Orientadora de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação. Atualmente ocupa o cargo de Vice-Direção do Centro de Educação da UFRN.

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Publicado

2023-05-30

Como Citar

TIBÚRCIO, N. M. da S.; RIBEIRO, C. T. Reflexões sobre a história do ensino de Psicologia nos cursos de licenciatura. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e510352, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e510352. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10352. Acesso em: 16 maio. 2024.