Corporeidade e práticas corporais: (des)encontros na produção científica brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510321

Palavras-chave:

Corpo, Teoria, Produção de conhecimento, Educação Física

Resumo

O trabalho investiga a suposta indefinição existente entre “práticas corporais” e “corporeidade” em textos acadêmicos nacionais. Indagamos se e como ambas estão relacionadas na produção disponibilizada pelo Portal de Periódicos Capes. Objetivamos averiguar os nexos entre esses termos em nossa produção científica. Realizamos uma busca de documentos revisados por pares com os descritores corporeidade AND “práticas corporais” OR “prática corporal”, resultando 28 artigos. O tratamento dado à expressão “práticas corporais” está em conformidade às definições de Lazzarotti Filho et al., (2010) e Gozalez e Fensterseifer (2014); já a corporeidade segue a definição de Csordas (2009). Tanto corporeidade quanto práticas corporais aparecem como vivências, experiências e práticas de um corpo culturalmente referenciado. Concluímos que ambos os termos ligam-se a aspectos socioculturais, fazendo-se necessário aprofundar a delimitação dessas noções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Rodrigues Teixeira e Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Docente e coordenadora do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Doutora e mestre em Educação Física pela Universidade de Brasília.

Nargila Mara da Silva Bento, Universidade de Brasília

Doutoranda em Educação Física no Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília (UnB). Mestra em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Natália Heringer Mendonça, Universidade de Estrasburgo

Mestra em Ciências Sociais e Ética pela Universidade de Estrasburgo- França.

Ester Geraldo Torres, Universidade de Brasília

Mestranda em Educação Física na Universidade de Brasília (UnB).

Dulce Maria Filgueira de Almeida, Universidade de Brasília

Professora Titular da Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física; Pós-doutorado pelas Universidades de Estrasburgo-FR; Maryland-EUA; Salamanca-ES; Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília.

Referências

ALMEIDA, Dulce; WIGGERS, Ingrid; JUBÉ, Carolina. Do corpo produtivo ao corpo rascunho: aproximações conceituais a partir de relações entre corpo e tecnologia. Sociedade e Estado, v. 29, n. 3, p. 963-983, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-69922014000300014. Acesso em: ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-69922014000300014

ANDRIEU, Bernard. A emersão do corpo vivo através da consciência: uma ecologização do corpo. Holos, v. 5, p. 3-11, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.15628/holos.2014.2582. Acesso em: ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2014.2582

ANDRIEU, Bernard; NÓBREGA, Terezinha. A emersiologia do corpo vivo na dança contemporânea. Holos, v. 3, p. 371-384, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.15628/holos.2016.4187. Acesso em: ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2016.4079

ÁVILA, Mayana; FERLA, Alcindo. O que pode o corpo? Corpografias de resistência. Interface, v. 21, p. 731-748, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-57622016.0898. Acesso em: ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-57622016.0898

AZEVEDO, Andrea; FERREIRA, Alan; SILVA, Priscila; CAMINHA, Iraquitan; FREITAS, Clara. Dismorfia muscular: a busca pelo corpo hiper musculoso. Motricidade, v. 8, n. 1, p. 53-66, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.6063/motricidade.240. Acesso em: ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.6063/motricidade.8(1).240

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BIZERRIL, José. Mestres do Tao: tradição, experiência e etnografia. Horizontes Antropológicos, v. 11, p. 87-105, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-71832005000200005

BIZERRIL, José. O caminho do retorno: envelhecer à maneira taoista. Horizontes Antropológicos, v. 16, p. 287-313, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-71832010000200013. Acesso em: ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-71832010000200013

BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 2008.

BRAID, Liana. Educação física na escola: uma proposta de renovação. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, v.16, n. 2, p. 54-58, 2003. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/408/40816210.pdf . Acesso em: ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.5020/18061230.2003.p54

BRANDÃO, Leonardo. História e esporte: leituras do corpo no filme “Dogtown and z-boys”. Revista Eletrônica História em Reflexão, v. 3, n. 5, p. 1-13, 2009. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/historiaemreflexao/article/view/205. Acesso em: ago. 2022.

CAVALCANTI, Loreta; PORPINO, Karenine. O sofrimento e a dor como constituintes da beleza esportiva: reflexões para a educação. Holos, v. 5, p. 401-413, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.15628/holos.2015.2556. Acesso em: ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2015.2556

COSTA, Elaine; DANTAS, Eduardo. Corpo, dança e cinema: a extensão universitária como locus da formação de professores. Holos, v. 4, p. 413-422, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.15628/holos.2016.3881. Acesso em: ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2016.3881

CSORDAS, Thomas. Corpo/significado/cura. Porto Alegre: UFRGS, 2008.

FERREIRA, Vítor. Revigoramento, rejuvenescimento e aperfeiçoamento do corpo: culturas somáticas na sociedade portuguesa contemporânea. Revista de Ciências Sociais, Política e Trabalho, v.1, n. 47, p. 75-96, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/33415. Acesso em: ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2017v1n47.36720

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. São Paulo: Graal, 2004.

FRANCO, Marcel; SANTOS, Luiz; CAMINHA, Iraquitan. Subjetividade, corpo e intercorporeidade a partir da fenomenologia de Merleau-Ponty. Holos, v. 8, p. 1-13, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.15628/holos.2020.9620. Acesso em: ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2020.9620

FRAGA, Alex. Pedagogias do Corpo: marcas de distinção nas práticas escolares. In: KRUG, Andréa; AZEVEDO, José. Século XXI: Qual o conhecimento? Qual currículo? 1. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

FREIRE, Ivanilda; DANTAS, M. Educação e corporeidade: um novo olhar sobre o corpo. Holos, v. 4, p. 148-157, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.15628/holos.2012.729. Acesso em: ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2012.729

FROSI, Raquel; TESSER, Charles. Práticas assistenciais em saúde mental na atenção primária à saúde: análise a partir de experiências desenvolvidas em Florianópolis, Brasil. Ciência e Saúde Coletiva, v. 20, p. 3151-3161, 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/630/63042187021.pdf. Acesso em: ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-812320152010.10292014

GAMBOA-JIMÉNEZ, Rodrigo; BERNAL-LEIVA, Milenka; GÓMEZ-GARAY, Macarena; GUTIÉRREZ-ISLA, Maria; MONREAL-CORTÉS, Catalina; MUÑOZ-GUZMÁN, Valentina. Corporeidad, motricidad y propuestas pedagógico-prácticas en aulas de educación infantil. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, v. 18, n. 1, p. 1-22, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.11600/1692715x.18101. Acesso em: ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.11600/1692715x.18101

GOMES, Fernanda. O que pode um corpo? Instalações interativas e experiências possíveis no cenário contemporâneo. E-Compós, v. 13, n. 1, p.1-18, 2010. DOI: https://doi.org/10.30962/ec.433

KUHN, Roselaine; MENESES, José; SANTOS, Lalayne; SANTOS, Letícia; TAVARES, Luana; JESUS, Lucas. Liberdade para brincar e se-movimentar na educação infantil: um relato de experiência. Revista Pemo. v. 3, n. 2, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4594. Acesso em: mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.4594

LAZZAROTTI FILHO, Ari; SILVA, Ana; ANTUNES, Priscila; SILVA, Ana; LEITE, Jaciara. O termo prática corporal na literatura científica brasileira e sua repercussão no campo da Educação Física. Movimento, v. 16, n. 1, p. 11-29, 2010. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.9000

LE BRETON, David. Adeus ao corpo: Antropologia e sociedade. Tradução Marina Appenzeller. Campinas: Papirus, 2003.

LE BRETON, David. A sociologia do corpo. Petrópolis: Vozes, 2007.

LIBERMAN, Flavia; LIMA, Elizabeth. Um corpo de cartógrafo. Interface, v. 19, p. 183-194, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-57622014.0284. Acesso em: ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-57622014.0284

LIMA NETO, Avelino; NÓBREGA, Terezinha. Corpo, cinema e educação: cartografias do ver. Holos, v. 5, p. 81-97, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.15628/holos.2014.2530. Acesso em: ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2014.2530

LÜDORF, Sílvia; ORTEGA, Francisco. Marcas no corpo, cansaço e experiência: nuances do envelhecer como professor de Educação Física. Interface, v. 17, n. 46, p. 661-675, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-32832013005000019. Acesso em: ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-32832013005000019

LÜDORF, Sílvia. Corpo e formação de professores de educação física. Interface, v. 13, p. 99-110, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-32832009000100009. Acesso em: ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-32832009000100009

MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia. 2. Ed. São Paulo: Cosac Naify. 2015.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo, Martins Fontes, 1999.

MENDES, Maria. Mens sana in corpore sano: saberes e práticas educativas sobre corpo e saúde. Porto Alegre: Sulina, 2007.

MENDES, Maria; MEDEIROS, Laís. Interfaces entre saúde, lazer e educação: reflexões sobre práticas corporais. Holos, v. 2, p. 17-26, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.15628/holos.2008.141. Acesso em: ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2008.141

MENDES, Valeria; CARVALHO, Yara. Sem começo e sem fim... com as práticas corporais e a Clínica Ampliada. Interface, v. 19, p. 603-613, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-57622014.0718. Acesso em: ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-57622014.0718

MENEZES, Camila; FERREIRA, Rebeca; MÉLO, Roberta. “Imagina ela nua!”: Experiências de mulheres que se autodeclaram gordas. Revista Estudos Feministas, v. 28, p. 1-13. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9584-2020v28n260118. Acesso em: ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9584-2020v28n260118

NÓBREGA, Terezinha. Corporeidade e educação física: do corpo-objeto ao corpo-sujeito. 2. ed. Natal: EDUFRN, 2005

NÓBREGA, Terezinha. Visibilidades do Corpo e da Cultura de Movimento Urbana (Relatório de Pesquisa). 2011.

NÓBREGA, Terezinha. A reinvenção da corporeidade nas obras de Pina Bausch e Maguy Marin. In: NÓBREGA, Terezinha. Sentir a dança ou quando o corpo se põe a dançar. Natal: IFRN, 2015. p. 213-247

NUNES, Monica; BITTENCOURT, Liliane. No rastro do que transtorna o corpo e desregra o comer: os sentidos do descontrole de si e das “compulsões alimentares". Interface, v. 17, n. 44, p. 145-157, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-32832013000100012. Acesso em: ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-32832013000100012

ORTEGA, Francisco. O corpo incerto: corporeidade, tecnologias médicas e cultura contemporânea. Rio de Janeiro: Garamond Universitária, 2008.

PAULA NETO, Sidney. Compartilhamento de recursos de aprendizagem e pesquisa: estudo de consórcios acadêmicos de periódicos eletrônicos. 136f. Dissertação (Mestrado em Ciência da informação), Pontifícia Universidade Católica de Campinas, São Paulo, 2005.

PEREIRA, Deylane; DOIMO, Leonice; KOWALSKI, Marizabel. Discurso estético do corpo – o autocuidado de mulheres. Revista Eletrônica de Ciências Sociais, n. 6, p. 33-59, 2009.

PRÁTICAS CORPORAIS. In: GONZÁLEZ, Fernando; FENSTERSEIFER, Paulo. Dicionário Crítico de educação física. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2014. p. 522-527.

RODRIGUES, Rosenilma; COUTO, Hergos. Corporeidade e prática docente na educação do campo na Amazônia paraense. Educação e Formação, v. 5, n. 13, p. 113-131, 2019. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i13.1439

SANTOS, Luís; ZAGO, Luíz. Topologias dos Corpos de homens gays: deslocamentos na produção de sensibilidades biopolíticas. Nómadas, n. 39, p. 137-151, 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1051/105129195010.pdf. Acesso em: ago. 2022.

SANTOS, Tatiana; MOREIRA, Martha; GOMES, Romeu. Performance and disability: ways to health reinvention. Ciência e Saúde Coletiva, v. 25, p. 3143-3152, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232020258.28292018. Acesso em: ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232020258.28292018

SIBILIA, Paula. O corpo modelado como imagem: o sacrifício da carne pela pureza digital. In: RIBEIRO, Paula; SILVA, Méri; GOELLNER, Silvana (org.). Corpo, gênero e sexualidade: composições e desafios para a formação docente. Rio Grande: FURG, 2009. p. 33-42.

SILVA, Dorgival; VILLEGAS, María. Reflexões sobre o gênero masculino na dança escolar: um breve estado do conhecimento. Revista Pemo, v. 4, n.p., 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/7231. Acesso em: 13 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.7231

SILVA, Leige; PORPINO, Karenine. Esporte como experiência estética e educativa: uma abordagem fenomenológica. Holos, v. 5, p. 64-80, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.15628/holos.2014.2557. Acesso em: ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2014.2557

SILVA, Ana. O corpo do mundo: reflexões acerca da expectativa de corpo na modernidade. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, 237f. 1999.

SILVA, Ana; DAMIANI, Iara (org.). Práticas corporais: Gênese de um movimento investigativo em Educação Física. v.01, Florianópolis: Naumemblu Ciência e Arte, 2005.

SILVA, Ana. Entre o corpo e as práticas corporais. Arquivos em Movimento, v. 10, n. 1, p. 5-20, 2014.

SILVA, Thaís; ALMEIDA, Dulce; WIGGERS, Ingrid. Diálogos com Thomas Csordas: o paradigma da corporeidade na Educação Física. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 24, n.2, p. 197-205, 2016. DOI: https://doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v24n2p197-205

SOARES, Marta; KANEKO, Glaucia; GLEYSE, Jacques. Do porto ao palco, um estudo dos conceitos de corporeidade e corporalidade. Dilectiké, v. 3, n. 2, p. 66-75, 2015. DOI: https://doi.org/10.15628/dialektike.2015.3725

TAVARES, Hellen; CASTRO, Ana. Discurso e Poder: a prescrição do controle corporal em blogs plus size. Revista de Ciências Sociais, Política e Trabalho, p. 97-119, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2017v1n47.36711. Acesso em: ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2017v1n47.36711

TESTA, Federico. Uma discreta dança da resistência: corpo, arte e subjetivação na oficina de criatividade de um hospital psiquiátrico. Interface, v. 16, p. 95-106, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-32832012005000011. Acesso em: ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-32832012005000011

VAZ, Alexandre. Ensino e formação de professores e professoras no campo das práticas corporais. In: VAZ, Alexandre.; SAYÃO, Deborah; PINTO, Fábio (orgs.). Educação do corpo e formação de professores: reflexões sobre a prática de ensino de educação física. Florianópolis: UFSC, 2002. p. 85-107.

Publicado

2023-06-09

Como Citar

SILVA, L. R. T. e; SILVA BENTO, N. M. da; MENDONÇA, N. H.; TORRES, E. G.; ALMEIDA, D. M. F. de. Corporeidade e práticas corporais: (des)encontros na produção científica brasileira. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e510321, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e510321. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10321. Acesso em: 16 maio. 2024.