Índice h5 e i10 do Google Scholar
um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.4204Palavras-chave:
Google Scholar, Revista científica, Educação & Formação, Índice de citaçãoResumo
O artigo trata acerca do índice de citação do Google Scholar, implementado como critério de avaliação para as revistas de humanidades no quadriênio 2017-2020. O objetivo é identificar os índices h5 e i10 da revista Educação & Formação, bem como estratégias para ampliar essas métricas. Para alcançar esse escopo realizou uma pesquisa quanti-qualitativa, do tipo estudo de caso, que utilizou o perfil da revista Educação & Formação no Google Scholar como plataforma de coleta de dados. Os resultados demonstraram que índices h5 e i10, em 08 de outubro de 2020, foram 17 e 23, respectivamente, tendo a revista recebido 1.082 citações entre os anos de 2016 a 2020. As análises permitem inferir que para ser uma revista jovem seus índices no Google são relativamente bons e que para aumentar essas métricas seria necessário não apenas investir na divulgação da revista de uma maneira geral, mas, especialmente, nos artigos que já possuem maior número de citação.
Downloads
Referências
ARAÚJO, R. M.; ESTEVES, M. M. A formação docente, inicial e contínua, para o trabalho com adultos em Portugal: o olhar dos professores. Educação & Formação, v. 2, n. 1, p. 18-35, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/121/104 Acesso em: 10 out. 2020.
BANFIELD, G.; HADUNTZ, H.; MAISURIA, A. The (im)possibility of the intellectual worker inside the neoliberal university. Educação & Formação, v. 1, n. 3, p. 3-19, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/110/93 Acesso em: 10 out. 2020.
BEGO, A. Políticas públicas e formação de professores sob a perspectiva da racionalidade comunicativa: da ingerência tecnocrata à construção da autonomia profissional. Educação & Formação, v. 1, n. 2, p. 3-24, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/98/80 Acesso em: 10 out. 2020.
DINARTE, L. D.; CORAZZA, S. Espaço poético como tradução didática: Bachelard e a imagem da casa. Educação & Formação, v. 1, n. 2, p. 135-148, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/105/87 Acesso em: 10 out. 2020.
DHAMDHERE, S. N. Cumulative citations index, h-index and i10-index (research metrics) of an educational institute: A case study. International Journal of Library and Information Science, v. 10, n. 1, p. 1-9, 2018. DOI: https://doi.org/10.5897/IJLIS2017.0797
DOĞAN, Güleda; ŞENCAN, İpek; TONTA, Yaşar. Does dirty data affect google scholar citations? Proceedings of the Association for Information Science and Technology, v. 53, n. 1, p. 1-4, 2016. DOI https://doi.org/10.1002/pra2.2016.14505301098
FANTIN, M. Educação, aprendizagem e tecnologia na pesquisa-formação. Educação & Formação, v. 2, n. 3, p. 87-100, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/161/143 Acesso em: 10 out. 2020.
GENÚ, M. A abordagem da ação crítica e a epistemologia da práxis pedagógica. Educação & Formação, v. 3, n. 3, p. 55-70, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/856/758 Acesso em: 10 out. 2020.
JARDILINO, J. R.; SAMPAIO, A. M. Desenvolvimento profissional docente: Reflexões sobre política pública de formação de professores. Educação & Formação, v. 4, n. 1, p. 180-194, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/848/1089 Acesso em: 10 out. 2020.
JUNGES, F. C.; KETZER, C.; OLIVEIRA, V. M. Formação continuada de professores: Saberes ressignificados e práticas docentes transformadas. Educação & Formação, v. 3, n. 3, p. 88-101, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/858/760 Acesso em: 10 out. 2020.
LARA, A. M. Políticas de redução da desigualdade sociocultural. Educação & Formação, v. 1, n. 3, p. 140-153, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/118/101 Acesso em: 10 out. 2020.
LIMA, A.; AZEVEDO, M. L. Processo de institucionalização da política nacional e estadual de formação docente: Proposições e resistências no Paraná. Educação & Formação, v. 4, n. 3, p. 124-147, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1126/1311 Acesso em: 10 out. 2020.
LIMA, J.; SANTOS, G. Valores, educação infantil e desenvolvimento moral: concepções dos professores. Educação & Formação, v. 3, n. 2, p. 153-170, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/275/203 Acesso em: 10 out. 2020.
LOPES, A. DE P. C. Legislação e processos educativos: A constituição da escola primária no Piauí (1845 a 1889). Educação & Formação, v. 4, n. 1, p. 50-65, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/866/1081 Acesso em: 13 out. 2020.
MATOS, D.; JARDILINO, J. R. Os conceitos de concepção, percepção, representação e crença no campo educacional: similaridades, diferenças e implicações para a pesquisa. Educação & Formação, v. 1, n. 3, p. 20-31, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/111/94 Acesso em: 10 out. 2020.
MEHO, Lokman I., YANG, Kiduk. Impact of data sources on citation counts and rankings of LIS faculty: Web of Science versus Scopus and Google Scholar. J. Am. Soc. Inf. Sci., v. 58, n. 13, p. 2105-2125, 2017. DOI: https://doi.org/10.1002/asi.20677
MINAYO, Maria Cecília de S. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 4ª edição, São Paulo: HUCITEC - ABRASCO, 1996.
MORORÓ, L. A influência da formação continuada na prática docente. Educação & Formação, v. 2, n. 1, p. 36-51, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/122/105 Acesso em: 10 out. 2020.
NASCIMENTO, K. A. S. do, FIALHO, L. M. F. A Experiência de Indexação da Revista Educação & Formação. In: ABEC Meeting Live, 2020. Anais... São Paulo: Associação Brasileira de Editores Científicos, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.21452/abecmeeting2020.09
PEREIRA, A.; RIBEIRO, C. S. A culpabilidade pelo fracasso escolar e a interface com os “problemas de aprendizagem” em discurso. Educação & Formação, v. 2, n. 2, p. 95-110, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/138/121 Acesso em: 10 out. 2020.
RIOS, P. P.; CARDOSO, H.; DIAS, A. Concepções de gênero e sexualidade d@s docentes do curso de licenciatura em pedagogia: por um currículo Queer. Educação & Formação, v. 3, n. 2, p. 98-117, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/272/200 Acesso em: 10 out. 2020.
SMYTH, E.; HAMEL, T. The history of initial teacher education in Canada: Québec and Ontario. Educação & Formação, v. 1, n. 1, p. 88-109, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/93/92 Acesso em: 10 out. 2020.
SOARES, C.; VIANA, T. Jovita Alves Feitosa: memórias que contam a história da educação nas prisões cearenses. Educação & Formação, v. 1, n. 1, p. 140-158, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/96/77 Acesso em: 10 out. 2020.
SOUSA, E.; MARQUES, E. O processo de constituir-se professor na relação objetividade-subjetividade: significações acerca da mediação social na escolha pela docência. Educação & Formação, v. 4, n. 2, p. 82-96, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/841/1143 Acesso em: 10 out. 2020.
SOUSA, N. M.; NASCIMENTO, D. A inclusão escolar e o aluno com síndrome de Down: as adaptações curriculares e a avaliação da aprendizagem. Educação & Formação, v. 3, n. 3, p. 121-140, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/859/762 Acesso em: 10 out. 2020.
TRIGUERO, I. M. Gamificación y tecnologías como recursos y estrategias innovadores para la enseñanza y aprendizaje de la historia. Educação & Formação, v. 3, n. 2, p. 3-16, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/267/195 Acesso em: 13 out. 2020.
VASCONCELLOS, K. R.; BERNARDO, E. Profissionalização docente: reflexões e perspectivas no Brasil. Educação & Formação, v. 1, n. 2, p. 208-222, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/109/91 Acesso em: 10 out. 2020.
VASCONCELOS, J. G.; FIALHO, L.; LOPES, T. M. Educação e liberdade em Rousseau. Educação & Formação, v. 3, n. 2, p. 210-223, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/278/206 Acesso em: 10 out. 2020.
YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. Bookman editora, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Karla Angelica Silva do Nascimento, Lia Machado Fiuza Fialho, Cristine Brandenburg (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.