A evasão estudantil no curso de letras português da FECLESC

Autores

Palavras-chave:

Evasão Estudantil, Letras, FLECLESC

Resumo

Este artigo apresenta dados preliminares de um estudo mais amplo, intitulado A evasão estudantil no Sertão Central cearense: estudo de caso nos cursos de Licenciatura da FECLESC/UECE. O trabalho apresenta como objetivos: 1) Investigar a evasão estudantil no curso de licenciatura em Letras Português da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC); 2) Apontar os tipos de evasão e as possíveis causas a partir de categorias previamente delimitadas; 3) Elaborar um levantamento quantitativo dos índices de evasão, dentre as turmas de 2012.1 e 2019.1. Importante salientar que a pesquisa foi feita, em um primeiro momento, com a coleta de dados gerais referentes a todos os cursos e, posteriormente, analisado o curso de Letras Português. A análise aqui apresentada trata de dados coletados entre os meses de agosto de 2019 a julho de 2020, sendo, o levantamento quantitativo realizado com base nos arquivos do controle acadêmico da FECLESC. A pesquisa revelou que a taxa de evasão no curso de Letras Português da FECLESC é de aproximadamente 38,3% entre 2012.1 e 2019.1.

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Biografia do Autor

Maria José Rolim, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Estudante de Letras Língua portuguesa na Universidade Estadual do Ceará (UECE), bolsista de Iniciação científica voltada para o letramento literário como prática de resistência. Possui experiência com contação de histórias, círculos de leitura literária e letramento literário. É escritora iniciante do gênero poema, crônicas e histórias infantis. Atualmente é Pesquisadora em Literatura Infanto-juvenil e literatura afro-brasileira de autoria feminina.

Danusa Mendes Almeida, Universidade Federal de São Carlos.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1999); mestrado em Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará -UECE (2004); e doutorado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (2015).

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Publicado

2021-01-01

Como Citar

Rolim, M. J., & Almeida, D. M. (2021). A evasão estudantil no curso de letras português da FECLESC. Ensino Em Perspectivas, 2(1), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4532