História e cultura afro-brasileira na educação básica
Palavras-chave:
Cultura, Escolarização, Afro-brasileiro, RespeitoResumo
O objetivo é discutir sobre a Lei n° 639/2003, com foco nos seus desdobramentos na formação do aluno, a partir de estudo de abordagem bibliográfica, ou seja, mediante o que tem produzido acerca da temática. Entende-se que o ensino da História e da cultura afro-brasileira é um mecanismo que corrobora para amenizar a dívida histórica que o Brasil tem com os grupos afro-brasileiros, pois a cultura eurocentrista foi priorizada em detrimento da africana, que por sua vez, passou a ser invisibilizada e relegada a segundo plano de importância dentro e fora do ambiente escolar. Assim, é crucial para a formação de sujeitos mais conscientes quanto ao respeito à diversidade e à igualdade de direitos, independente da cor da pele e, por isso mesmo, a história e a cultura afro-brasileira, como assunto interdisciplinar no ínterim de toda a escolarização básica, pode atenuar condutas preconceituosas dentro e fora do espaço escolar.
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