Práticas pedagógicas antirracista na educação básica: a experiência da escola Professor José Sobreira de Amorim da rede municipal de Fortaleza
Palavras-chave:
Ensino Fundamental, Relações étnico-raciais, Combate ao RacismoResumo
O objetivo deste relato é apresentar a experiência vivenciada durante o Projeto Belezas Negras, desenvolvido na Escola Professor José Sobreira de Amorim, escola da rede municipal de ensino de Fortaleza, no período de agosto a novembro de 2019. Apresenta um recorte das atividades realizadas com as turmas do 2º ano, embora as ações de valorização e promoção da História Africana e Cultura Afrobrasileira, tenham sido desenvolvidas nas turmas do Infantil V até o 5º ano do Ensino Fundamental I. O projeto contempla a Lei n° 10.639/2003, sancionada pelo então Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, que torna obrigatório o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana no currículo oficial. Para a escrita deste trabalho recorreu-se ao referencial teórico que trata do currículo pretagógico no contexto escolar (PETIT, 2015); bem como, sobre empoderamento (BERTH, 2019). Em suma, observou-se que o projeto ao longo do seu desenvolvimento tem contribuído para promover a reflexão e o resgate da identidade negra, além de ter propiciado a inserção da História Africana na rotina dessa escola.
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Referências
BERTH, Joice. Empoderamento. São Paulo: Sueli Carneiro, Pólen, 2019.
CANDAU, Vera Maria. Reinventar a escola. (org.) Petropólis, RJ: Vozes, 2000.
RAMOS, T. M. Africanidades na sala de aula: A construção de uma ambiência para a Igualdade Racial na Escola. In: UNIAFRO, UFRGS, 2014.
PETIT, Sandra Haydée. Pretagogia: Pertencimento, corpo-dança afroancestral e Tradição Oral. Contribuições do legado africano para a Implementação da Lei nº 10.639/03. Fortaleza: EdUECE, 2015.
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