Práticas pedagógicas antirracista na educação básica: a experiência da escola Professor José Sobreira de Amorim da rede municipal de Fortaleza

Autores

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Relações étnico-raciais, Combate ao Racismo

Resumo

O objetivo deste relato é apresentar a experiência vivenciada durante o Projeto Belezas Negras, desenvolvido na Escola Professor José Sobreira de Amorim, escola da rede municipal de ensino de Fortaleza, no período de agosto a novembro de 2019. Apresenta um recorte das atividades realizadas com as turmas do 2º ano, embora as ações de valorização e promoção da História Africana e Cultura Afrobrasileira, tenham sido desenvolvidas nas turmas do Infantil V até o 5º ano do Ensino Fundamental I. O projeto contempla a Lei n° 10.639/2003, sancionada pelo então Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, que torna obrigatório o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana no currículo oficial. Para a escrita deste trabalho recorreu-se ao referencial teórico que trata do currículo pretagógico no contexto escolar (PETIT, 2015); bem como, sobre empoderamento (BERTH, 2019). Em suma, observou-se que o projeto ao longo do seu desenvolvimento tem contribuído para promover a reflexão e o resgate da identidade negra, além de ter propiciado a inserção da História Africana na rotina dessa escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmosina Sibélia Silva Alencar, Universidade Estadual do Ceará

Professora da Rede Municipal de Fortaleza. Mestranda em Linguística Aplicada (PosLA) pela Universidade Estadual do Ceará - UECE e integrante do Grupo de Pesquisa - Literatura: estudo, ensino e (re)leitura do mundo (GPLEER), vinculado ao LETRAFORTE - Laboratório Letramentos, Formação, Trabalho e Ensino.

Referências

BERTH, Joice. Empoderamento. São Paulo: Sueli Carneiro, Pólen, 2019.

CANDAU, Vera Maria. Reinventar a escola. (org.) Petropólis, RJ: Vozes, 2000.

RAMOS, T. M. Africanidades na sala de aula: A construção de uma ambiência para a Igualdade Racial na Escola. In: UNIAFRO, UFRGS, 2014.

PETIT, Sandra Haydée. Pretagogia: Pertencimento, corpo-dança afroancestral e Tradição Oral. Contribuições do legado africano para a Implementação da Lei nº 10.639/03. Fortaleza: EdUECE, 2015.

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Alencar, C. S. S. (2021). Práticas pedagógicas antirracista na educação básica: a experiência da escola Professor José Sobreira de Amorim da rede municipal de Fortaleza. Ensino Em Perspectivas, 2(1), 1–6. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4538

Edição

Seção

Relato de experiência