Biblioteca on-line em tempo de isolamento social

Autores

Palavras-chave:

Biblioteca on-line, Isolamento, Leitura

Resumo

O presente trabalho surgiu da necessidade de ajudar os alunos a dar continuidades a suas atividades da Biblioteca da Escola Nasrciso Pessoa de Araújo. Objetivos: Promover a integração dos alunos com as leituras e com as mídias digitais. Referencial Teórico: Minayo (2015) que orienta as pesquisas de campo, Andresen (2013) Apresenta elementos importante do uso das mídias para aprendizagem. Furtado (2012) traz elementos com ênfase dos jogos para o desenvolvimento da aprendizagem. Metodologia: dialogo online, escrita e leitura, registro através de desenhos e escrita. Resultados: Foram satisfatórios, mas um desafio para manter os aprendente de forma participativa e colaborativos. Conclusão: É um trabalho que requer habilidades e motivação para dar continuidade e ser sustentabilidade para o momento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Selta Pereira, Eescola Municipal Narciso Pessoa de Araújo

Professora da Rede Municipal de Fortaleza - Atualmente Apoio Pedagógico à Biblioteca – Patativa do Assaré na E.M. Narciso Pessoa de Araújo. Graduada em Pedagogia e com Habilitação em Português e Inglês pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA; Pós-Graduada em Ciências da Religião-Instituto de Ciências Religiosas – ICRE; Psicopedagogia Institucional e Clínica- Faculdade de Aldeias de Carapicuíba - FALC; AEE-Atendimento Educacional Especializado – Faculdade KURIOS – FAK; Alfabetização e Multiletramentos – Universidade Estadual do Ceará –UECE; Psicologia Social –Faculdade de Teologia de Fortaleza –FATEFOR.

Referências

ANDERSEN, Elenice Maria Larroza. O Uso de Multimídias Digital no Ensino. Por quê? Para quê? In: ANDERSEN, Elenice Larroza. (Org.) Multimídias Digitais na Escola. 1º ed. São Paulo: Paulinas, 2013.

FIGUEIREDO, H.R.S. MACHADO, G.F.A.N. Possíveis Implicações Metodológicas Inovadoras no Processo de Ensino e Aprendizagem. In: AQUINO, A. C. e RIBEIRO, R. P. L. (Org.). Inovações em Ensino e Aprendizagem - Vol. 2. Rio de Janeiro: Pembroke Collíns, 2020, p. 385 – 389. Disponível em: http://www.escolagames.com.br/jogos/prevencaoCoronavirus/?deviceType=computer. Acesso em: 29 de ago. 2020.

LÓPEZ, Jaume Sarramona. Educação na Família e na Escola: O que é, como se faz. São Paulo. Edições Layola, 2002.

MARTINS, C.; VASCONCELOS, F. H. L; OLIVEIRA, F.K. de; SOUSA, M. I. P. de. Dinâmica Pedagógica em Educação a Distância: Caracterizando aspectos Metodológicos de uma DISCIPLINA DE Graduação da UAB. In: SANTANA, J. R. VASCONCELOS, J.G.; CECCATTO, V. M.; VASCONCELOS, F. H. L.; RIBEIRO, J. W. [Org.] Inovações, Cibercultura e Educação. Fortaleza: Edições UFC, 2011.

MINAYO, Maria Cecilia de Souza.(Org.) GOMES, Suely Ferreira Deslandes Romeu. Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. 34.ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

NOGUEIRA, Roberta Martins. Coronavírus. Cuiabá: Fundação UNISELVA; 2020 (Série Pequeno Cientista: Mundo Invisível – MT Ciências). Livro Eletrônico.2020.

PEREIRA, Maria Selta. O Uso das Mídias em Tempo de Pandemia. In: AQUINO, A. C. e RIBEIRO, R. P. L. (Org.). Inovações em Ensino e Aprendizagem - Vol. 2. Rio de Janeiro: Pembroke Collíns, 2020, p. 390 - 392.

Vídeo Animação Nigeriana. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_fcPC7f3UTE>

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Pereira, M. S. (2021). Biblioteca on-line em tempo de isolamento social. Ensino Em Perspectivas, 2(1), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4537

Edição

Seção

Relato de experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)