A educação feminina cearense pela ótica da Escola Normal (1884-1930)
Palavras-chave:
Escola Normal, Mulheres, EducaçãoResumo
O trabalho em questão objetiva realizar um panorama breve sobre as mudanças nos aspectos educacionais para as mulheres com a Escola Normal do Ceará, de 1884 a 1930. Para tal foi precisa uma análise sobre questões de gênero e a visão social da mulher como gênero mais fraco e intelectualmente inferior, fazendo com que as disciplinas para as poucas escolas femininas fossem diferentes das masculinas. Com essa análise se torna possível também perceber essa formação educacional voltada para a magistratura e a formação de um ciclo em que mulheres se formam na Escola Normal e viram profissionais de educação repassando os ensinamentos para outras moças. Para tal, foram analisadas matérias do jornal O Nordeste e do Almanaque estatístico, administrativo, comercial e literário do Estado do Ceará que fornecem dados sobre o tema apresentado. O jornal O Nordeste nos oferece um olhar mais conservador, com ele é possível ver o que se pensava sobre as moças e como essas deveriam agir. Com o Almanaque pudemos ter acesso a uma pesquisa mais quantitativa, com listas de professores.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Helena de Lima Marinho Rodrigues. A tradicional Escola Normal cearense chega ao bairro de Fátima: formação das primeiras professoras primárias (1958-1960). 2014. 307f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza, 2014.
BUTLER, Judith P. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.
CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., nov. 2013, Curitiba. Anais. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2013, p. 21647-21662. Disponível em: http://educerebruc.com/arquivo/pdf2013/8039_6471.pdf. Acesso em: 20 dez. 2018.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
HOBSBAWM, E. A Era dos Impérios, Paz e Terra, 1988.
LOURO, Guacira Lopes. Mulheres na sala de aula. In: DEL PRIORE, Mary (Org.). História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2018, p. 443-481.
OLIVEIRA, Jacqueline Holanda Tomaz de. História da educação no Ceará: a reforma de 1922 e o escolanovismo. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., nov. 2013, Curitiba. Anais. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2013, p. 21647-21662. Disponível em: http://educerebruccom/arquivo/pdf2013/8039_6471.pdf. Acesso em: 20 dez. 2018.
OLIVEIRA, Kátia Alves; MARQUES, NARA Letícia Pereira; LIMA, Michelle de Castro. A trajetória da escola normal: história da formação de professores no Brasil e no Estado de Goiás. In: Encontro de licenciaturas e pesquisas em educação, 2, 2016, Goiânia. Anais... Goiânia: Ciclo Revista: Experiências em Formação no IF Goiano, 2016. Disponível em: https://www.ifgoiano.edu.br/periodicos/index.php/ciclo/issue/view/6/showToc. Acesso em: 12 ago. 2019.
RUBIN, Gayle. Políticas do sexo. São Paulo: Ubu Editora, 2017.
SCOTT, Joan. Os usos e abusos do gênero. Projeto História, São Paulo, v. 45, n. 45, p.327-351, dez. 2012, p. 334. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/15018. Acesso em: 18 jul. 2017.
SILVA, Maria Gorette Lopes Pereira. A Escola Normal do Ceará nos anos de 1930-1950: palco de debates políticos e pedagógicos no calor das Reformas. 2009. 235f. Tese (Doutorado) – Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009.
SILVA, Régia Agostinho da. Entre mulheres, história e literatura: um estudo do imaginário em Emília de Freitas e Francisca Clotilde. Fortaleza, 2003. 199f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de História, 2002.
TELLES, Norma. Escritoras, escritas, escrituras. In: DEL PRIORE, Mary (Org.). História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2018, p. 401-442.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Kaline Cibele Araújo Coelho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.