A educação feminina cearense pela ótica da Escola Normal (1884-1930)

Autores

Palavras-chave:

Escola Normal, Mulheres, Educação

Resumo

O trabalho em questão objetiva realizar um panorama breve sobre as mudanças nos aspectos educacionais para as mulheres com a Escola Normal do Ceará, de 1884 a 1930. Para tal foi precisa uma análise sobre questões de gênero e a visão social da mulher como gênero mais fraco e intelectualmente inferior, fazendo com que as disciplinas para as poucas escolas femininas fossem diferentes das masculinas. Com essa análise se torna possível também perceber essa formação educacional voltada para a magistratura e a formação de um ciclo em que mulheres se formam na Escola Normal e viram profissionais de educação repassando os ensinamentos para outras moças. Para tal, foram analisadas matérias do jornal O Nordeste e do Almanaque estatístico, administrativo, comercial e literário do Estado do Ceará que fornecem dados sobre o tema apresentado. O jornal O Nordeste nos oferece um olhar mais conservador, com ele é possível ver o que se pensava sobre as moças e como essas deveriam agir. Com o Almanaque pudemos ter acesso a uma pesquisa mais quantitativa, com listas de professores.

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Biografia do Autor

Kaline Cibele Araújo Coelho, Rede privada de ensino em Maracanaú

Graduada em História pela Universidade Estadual do Ceará (2019). Atualmente é professora de História e Geografia da rede privada de ensino em Maracanaú.

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Publicado

2020-07-10

Como Citar

Coelho, K. C. A. (2020). A educação feminina cearense pela ótica da Escola Normal (1884-1930). Ensino Em Perspectivas, 1(2), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4529