Projeto letras solidárias: experiência cooperativa para o futuro pedagogo

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem Cooperativa, Letras Solidárias, Pedagogo

Resumo

As atuais práticas educativas ainda revelam uma concepção tradicional de ensino, em que o docente é o transmissor do conhecimento, e em que os alunos são estimulados ao individualismo e à competição. Assim, o futuro pedagogo precisa conhecer alternativas preocupadas na formação integral. Nesse sentido, os irmãos Johnson’s (1998) contribuem com seus estudos sobre a Aprendizagem Cooperativa (AC). Desse modo, este resumo objetiva apresentar a experiência com a AC no Projeto Letras Solidárias, na condição de bolsista do Projeto e de aluna de Pedagogia na Universidade Federal do Ceará, ademais, ressaltar a contribuição do Projeto ao futuro docente. Isto posto, foi realizado um estudo bibliográfico de textos educacionais, confrontando as leituras com a vivência no Projeto e no curso de Pedagogia. Sendo assim, refleti sobre minha futura atuação como professora e percebi que o projeto me proporcionou conhecer práticas participativas, pois o futuro pedagogo precisa sair da crítica/reflexão e vivenciar metodologias que retomem a pedagogia participativa. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lady Laura Melo Pereira, Universidade Federal do Ceará

Graduanda do oitavo semestre em Pedagogia na Universidade Federal do Ceará. Entre março e dezembro de 2018 estagiou como auxiliar de sala na educação infantil na creche escola Carmélia Bastos. Entre março e dezembro de 2019 foi bolsista, atuando como revisora, no Projeto Letras Solidárias, pertencente ao Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE). Durante o mesmo ano, integrou a gestão do Centro Acadêmico Paulo Freire, Gestão Pedagogia Combatente, onde fez parte da comissão organizadora da I Semana de Acessibilidade e Inclusão da Faculdade de Educação.

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1997.

JOHNSON, David W.; JOHNSON, Roger T.; SMITH, Karl A. A Aprendizagem Cooperativa Retorna às Faculdades: Qual é a Evidência de que Funciona? [S.I.]: Change, 1998.

JOHNSON, D.W; JOHNSON, R.J. Aprender juntos y solos: aprendizaje cooperativo, competitivo e individualista. Buenos Aires: Grupo editor Aique, 1999.

LEÃO, Dóris Sandra Silva. Avaliação da proposta da aprendizagem cooperativa como estratégia teórico-metodológica para melhorar o ensino-aprendizagem: estudo de caso em uma escola estadual de educação profissional do Ceará. 2019. 282f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2019. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46018. Acesso em: 22 set. 2020.

LIMA, A. M. A; PORTELA, A. S. Letras Solidárias: proposta de estímulo à leitura e à escrita. V Seminário Práticas Educativas, Memórias e Oralidades. Fortaleza/CE, 2018, 1220-1229. 2018, ISSN: 2358-9027. Disponível em: https://5337c3ed-8849-498d-87d29385479c8158.filesusr.com/ugd/87a2c1_149fe9070a37420b97e13ebb58884cd6.pdf. Acesso em: 22 set. 2020.

OVEJERO, B. A. Aprendizaje Cooperativo. España: PPLL 1990. Disponível em: <http://www.teresianasstj.com/index.php/artigos-e-reflexoes/92 metodologias/aprendizagem/161-metodos-de-aprendizagem-cooperativa>. Acesso em: 23 jul. 2020.

PRECE. As mudanças da nova geração: novos desafios na escola. Não publicado.

SALES, Ivandro da Costa. Educação popular: uma perspectiva, um modo de atuar. In SCOCUGLIA, Afonso e MELO NETO, José Francisco. Educação: outros caminhos. 1987.

VIEIRA; Hermany Rosa. Avaliação do processo de ensino e aprendizagem entre articuladores do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis da Universidade Federal do Ceará. 2015. 154f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12566. Acesso: 22 set. 2020.

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Pereira, L. L. M. (2021). Projeto letras solidárias: experiência cooperativa para o futuro pedagogo. Ensino Em Perspectivas, 2(1), 1–9. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4539

Edição

Seção

Relato de experiência