Reflexões sobre a história do Pinóquio e os direitos das crianças
Palavras-chave:
Educação, Direito, CriançaResumo
Esta pesquisa tem como objetivo elencar a narrativa do boneco Pinóquio que queria ser uma criança de verdade e os direitos das crianças. Através dos estudos de Philippe Ariès (2006) é possível notar que as crianças eram vistas como adultos em miniatura. Com o surgimento dos direitos no ano de 1959, onde a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o documento no qual segue os direitos universais das crianças, aqui no Brasil em 1990, foi regulamentado o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Como observamos na narrativa do Pinóquio, o personagem tinha um enorme desejo de estudar e desta forma ocorre com várias crianças que são impossibilitadas de realizarem tarefas essenciais da fase infantil. Isto acontece por consequência de diversos fatores sociais e econômicos. Embora tenham leis que no papel permitam que seus direitos sejam atendidos, na prática toma uma posição contrária e negativa.
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Referências
ARIÈS, Philippe. A História Social da Infância e da Família. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei N° 8.069, de 13 de julho de 1990.
PAIVA, Leila. Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes: Direitos Humanos: Aspectos conceituais. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, 2019.
RODRIGUES, Adriana. A Infância na visão de Philippe Àries e Neil Postman. In: Congresso de pesquisa e ensino de história da educação em Minas Gerais: repensar a história da educação, pensar a política na história da educação. 2017.
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