Pandemias reais, currículo, gestão escolar e nós. E agora?

Autores

Palavras-chave:

Pandemia, Ensino, Docência

Resumo

O presente artigo tem como objetivo relatar e discutir as experiências educativas e as estratégias didático-pedagógicas adotadas pela gestão e educadores da escola de Cidadania Padre Bonfim no contexto pandêmico atual vivenciado em decorrência do COVID-19. A escola da rede pública do município de Crateús enfrenta os desafios do novo fazer educativo que se impõe no cenário nacional e mundial, desta forma as reflexões que originaram este trabalho nascem a partir do pensar as dificuldades recentes que surgiram para a escola e para a docência, as discussões estão mediadas pelo apoio da base teórica de autores que dissertam sobre ensino e didática. Os resultados e conclusões dão conta que o ensino remoto, ensino híbrido, a apropriação e uso de novas tecnologias da educação tem se feito necessários como saída educacional em meio à crise. A gestão e os docentes da escola têm buscado se adaptar ao novo paradigma educacional, as condições sociais e materiais das famílias geram uma dificuldade de acesso à educação, situação antiga, em contexto novo.

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Biografia do Autor

Valquiria Soares Mota Saboia, Prefeitura Municipal de Crateús-Secretaria de Educação

Professora efetiva na Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Crateús. Diretora na Escola de Cidadania Padre Bonfim. Mestra e Doutoranda pela Universidade Interamericana/Assunção – PY.

Rozilda Pereira Barbosa, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Especialista em Psicopedagogia pelo INTA e em Gestão Pedagógica na Escola Básica pela UECE. Professora substituta na Faculdade de Educação de Crateús.

Referências

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Publicado

2021-01-01

Como Citar

Saboia, V. S. M., & Barbosa, R. P. (2021). Pandemias reais, currículo, gestão escolar e nós. E agora?. Ensino Em Perspectivas, 2(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4545