Pandemias reais, currículo, gestão escolar e nós. E agora?
Palavras-chave:
Pandemia, Ensino, DocênciaResumo
O presente artigo tem como objetivo relatar e discutir as experiências educativas e as estratégias didático-pedagógicas adotadas pela gestão e educadores da escola de Cidadania Padre Bonfim no contexto pandêmico atual vivenciado em decorrência do COVID-19. A escola da rede pública do município de Crateús enfrenta os desafios do novo fazer educativo que se impõe no cenário nacional e mundial, desta forma as reflexões que originaram este trabalho nascem a partir do pensar as dificuldades recentes que surgiram para a escola e para a docência, as discussões estão mediadas pelo apoio da base teórica de autores que dissertam sobre ensino e didática. Os resultados e conclusões dão conta que o ensino remoto, ensino híbrido, a apropriação e uso de novas tecnologias da educação tem se feito necessários como saída educacional em meio à crise. A gestão e os docentes da escola têm buscado se adaptar ao novo paradigma educacional, as condições sociais e materiais das famílias geram uma dificuldade de acesso à educação, situação antiga, em contexto novo.
Downloads
Referências
BRASIL. Base nacional comum curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED, UNDIME, 2017.
CEARÁ. Secretaria de Educação Básica. Documento Curricular Referencial: Educação Infantil e Ensino Fundamental/Secretaria de Educação. SEDUC- Fortaleza-CE, 2019.
CONSELHO NACIONAL. Parecer CP/CNE N0, 9, de 08 de maio de 2001. Proposta de Diretrizes Curriculares em Formação de Prof. Da Educ. Básica, em nível Superior em curso de Licenciatura, graduação Plena. Brasília/2001.
GADOTTI, Moacir. e ROMÃO José E. Autonomia da Escola. Rio de Janeiro, PD&A: SEPE, 2005.
LIBÂNEO. José Carlos. Didática. São Paulo. Editora Cortez. 1994.
LIBÂNEO. José Carlos. OLIVEIRA, João Ferreira de. MIRZA, Seabra Toschi. Educação escolar: politicas, estrutura e organização. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
SACRISTÁN, José Gimeno. Saberes e incertezas do currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.
SILVA, M. Complexidade da formação de professores: Saberes teórico e saberes práticos. São Paulo: Editora UNESP; SP- Cultura Acadêmica 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Valquiria Soares Mota Saboia Mota Saboia, Rozilda Pereira Barbosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.