Uma experiência de aprendizagem cooperativa no curso de Letras

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem Cooperativa, Curso de Letras, Repercussões

Resumo

É objetivo deste trabalho apresentar as atividades que compuseram a disciplina Tópicos especiais em Língua Portuguesa numa abordagem de Aprendizagem Cooperativa e as repercussões percebidas por nós e pelos discentes dessa disciplina advindas do contato com a metodologia da aprendizagem cooperativa. Os procedimentos para a escrita deste trabalho foram: apresentar a metodologia da aprendizagem cooperativa; descrever como se deu a execução da disciplina citada no Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará e analisar relatos de estudantes que participaram dela em 2014 ou em 2016. Percebeu-se que a metodologia da aprendizagem cooperativa proporcionou um ambiente propício à interação social dos alunos, contribuindo para o compartilhamento de saberes, a melhoria da convivência dos estudantes, o fortalecimento da ajuda mútua, o respeito às individualidades e a diminuição dos pré-julgamentos. Acreditamos, portanto, que o contato com a metodologia pode ajudar os estudantes a se sentirem integrados social e academicamente no curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Célia Clementino Moura, Universidade Federal do Ceará

Professora Titular Livre do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua como coordenadora do Grupo Grão – Gramática, Aquisição e Cognição da Universidade Federal do Ceará. Graduada em Letras; mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará e pós-doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Uberlândia-MG.

Aliny da Silva Portela, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Letras Português/Literaturas pela Universidade Federal do Ceará. Especialização em Linguística aplicada à educação. Atuou, de 2013 a 2015, como professora da Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa, sediada em Pentecoste-CE.

Alverbênia Maria Alves de Lima, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Letras Português-Espanhol pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Alfabetização e Multiletramentos pela Universidade Estadual do Ceará e em Linguística Aplicada à Educação pela Faculdade Prominas.  Mestranda do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará.

Referências

CASASSUS, J. O clima emocional é essencial para haver aprendizagem. Revista Nova Escola, v. 218, dez. 2008.

CASTRO, A. K. S. S; TEIXEIRA, M. A. P. Evasão universitária: modelos teóricos internacionais e o panorama das pesquisas no Brasil. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 32, n. 79, p. 9-17, 2014. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/psicologiaargumento/article/view/19693/19021. Acesso em: 30 set. 2020.

COCHITO, M. I. G. S. Cooperação e aprendizagem: educação intercultural. Lisboa: António Coelho Dias, S.A. 2004.

JOHNSON, D. W; JOHNSON, R. T; HOLUBEC, E. El aprendizaje cooperativo en el aula. Buenos Aires: Paidós, 1999.

JOHNSON, D. W.; JOHNSON, R. T.; SMITH, K. A. A Aprendizagem Cooperativa retorna às Faculdades. Qual é a evidência de que funciona? In: FREED, Shirley. Pensar, Dialogar a Aprender, 2000. Disponível em: https://www.andrews.edu/~freed/ppdfs/readings.pdf. Acesso em: 20 set. 2020.

OVEJERO, B. A. Métodos de Aprendizagem Cooperativa. PPLL. Espanha, 1990.

VIEIRA, H. R. As contribuições da aprendizagem cooperativa para a formação humana e acadêmica dos estudantes de graduação da Universidade Federal do Ceará. 2019. 206f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2019. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45838?mode=full. Acesso em: 01 out. 2020.

Publicado

2020-07-10

Como Citar

Moura, A. C. C., Portela, A. da S., & Lima, A. M. A. de. (2020). Uma experiência de aprendizagem cooperativa no curso de Letras. Ensino Em Perspectivas, 1(2), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4541