Uma experiência de aprendizagem cooperativa no curso de Letras

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem Cooperativa, Curso de Letras, Repercussões

Resumo

É objetivo deste trabalho apresentar as atividades que compuseram a disciplina Tópicos especiais em Língua Portuguesa numa abordagem de Aprendizagem Cooperativa e as repercussões percebidas por nós e pelos discentes dessa disciplina advindas do contato com a metodologia da aprendizagem cooperativa. Os procedimentos para a escrita deste trabalho foram: apresentar a metodologia da aprendizagem cooperativa; descrever como se deu a execução da disciplina citada no Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará e analisar relatos de estudantes que participaram dela em 2014 ou em 2016. Percebeu-se que a metodologia da aprendizagem cooperativa proporcionou um ambiente propício à interação social dos alunos, contribuindo para o compartilhamento de saberes, a melhoria da convivência dos estudantes, o fortalecimento da ajuda mútua, o respeito às individualidades e a diminuição dos pré-julgamentos. Acreditamos, portanto, que o contato com a metodologia pode ajudar os estudantes a se sentirem integrados social e academicamente no curso.

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Biografia do Autor

Ana Célia Clementino Moura, Universidade Federal do Ceará

Professora Titular Livre do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua como coordenadora do Grupo Grão – Gramática, Aquisição e Cognição da Universidade Federal do Ceará. Graduada em Letras; mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará e pós-doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Uberlândia-MG.

Aliny da Silva Portela, Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa

Graduada em Letras Português/Literaturas pela Universidade Federal do Ceará. Especialização em Linguística aplicada à educação. Atuou, de 2013 a 2015, como professora da Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa, sediada em Pentecoste-CE.

Alverbênia Maria Alves de Lima, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Letras Português-Espanhol pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Alfabetização e Multiletramentos pela Universidade Estadual do Ceará e em Linguística Aplicada à Educação pela Faculdade Prominas.  Mestranda do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará.

Referências

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Publicado

2020-07-10

Como Citar

Moura, A. C. C., Portela, A. da S., & Lima, A. M. A. de. (2020). Uma experiência de aprendizagem cooperativa no curso de Letras. Ensino Em Perspectivas, 1(2), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4541