Uma experiência de aprendizagem cooperativa no curso de Letras
Palavras-chave:
Aprendizagem Cooperativa, Curso de Letras, RepercussõesResumo
É objetivo deste trabalho apresentar as atividades que compuseram a disciplina Tópicos especiais em Língua Portuguesa numa abordagem de Aprendizagem Cooperativa e as repercussões percebidas por nós e pelos discentes dessa disciplina advindas do contato com a metodologia da aprendizagem cooperativa. Os procedimentos para a escrita deste trabalho foram: apresentar a metodologia da aprendizagem cooperativa; descrever como se deu a execução da disciplina citada no Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará e analisar relatos de estudantes que participaram dela em 2014 ou em 2016. Percebeu-se que a metodologia da aprendizagem cooperativa proporcionou um ambiente propício à interação social dos alunos, contribuindo para o compartilhamento de saberes, a melhoria da convivência dos estudantes, o fortalecimento da ajuda mútua, o respeito às individualidades e a diminuição dos pré-julgamentos. Acreditamos, portanto, que o contato com a metodologia pode ajudar os estudantes a se sentirem integrados social e academicamente no curso.
Downloads
Referências
CASASSUS, J. O clima emocional é essencial para haver aprendizagem. Revista Nova Escola, v. 218, dez. 2008.
CASTRO, A. K. S. S; TEIXEIRA, M. A. P. Evasão universitária: modelos teóricos internacionais e o panorama das pesquisas no Brasil. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 32, n. 79, p. 9-17, 2014. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/psicologiaargumento/article/view/19693/19021. Acesso em: 30 set. 2020.
COCHITO, M. I. G. S. Cooperação e aprendizagem: educação intercultural. Lisboa: António Coelho Dias, S.A. 2004.
JOHNSON, D. W; JOHNSON, R. T; HOLUBEC, E. El aprendizaje cooperativo en el aula. Buenos Aires: Paidós, 1999.
JOHNSON, D. W.; JOHNSON, R. T.; SMITH, K. A. A Aprendizagem Cooperativa retorna às Faculdades. Qual é a evidência de que funciona? In: FREED, Shirley. Pensar, Dialogar a Aprender, 2000. Disponível em: https://www.andrews.edu/~freed/ppdfs/readings.pdf. Acesso em: 20 set. 2020.
OVEJERO, B. A. Métodos de Aprendizagem Cooperativa. PPLL. Espanha, 1990.
VIEIRA, H. R. As contribuições da aprendizagem cooperativa para a formação humana e acadêmica dos estudantes de graduação da Universidade Federal do Ceará. 2019. 206f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2019. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45838?mode=full. Acesso em: 01 out. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Ana Célia Clementino Moura, Aliny da Silva Portela, Alverbênia Maria Alves de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.