A importância da escola para crianças em contexto familiar monoparental
Palavras-chave:
Escola, Família Monoparental, Desenvolvimento InfantilResumo
A escola e a família apresentam-se como duas instituições fundamentais na trajetória de vida da criança. A primeira como um espaço no qual se dão várias experiências sociais, a segunda a nível interno como lugar privilegiado de acolhimento e proteção psicossocial dos seus membros, e de nível externo, como a acomodação a uma cultura e sua transmissão. O presente trabalho tem como objetivo central analisar o papel da escola e da família no desenvolvimento da criança, em seus aspectos cognitivos, afetivos e sociais. E desse modo identificar a influência da composição familiar monoparental sobre o desenvolvimento infantil. A partir de vivências realizadas com uma turma de 20 (vinte) alunos, em uma Escola Pública da Rede Municipal de Ensino de Quixadá. O relato apresentado conclui que 80% (oitenta por cento) dos alunos, são oriundos de famílias monoparentais ou famílias reconstituídas e que as políticas públicas precisam direcionar cada vez mais o olhar para esse público.
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