A importância da escola para crianças em contexto familiar monoparental

Autores

Palavras-chave:

Escola, Família Monoparental, Desenvolvimento Infantil

Resumo

A escola e a família apresentam-se como duas instituições fundamentais na trajetória de vida da criança. A primeira como um espaço no qual se dão várias experiências sociais, a segunda a nível interno como lugar privilegiado de acolhimento e proteção psicossocial dos seus membros, e de nível externo, como a acomodação a uma cultura e sua transmissão. O presente trabalho tem como objetivo central analisar o papel da escola e da família no desenvolvimento da criança, em seus aspectos cognitivos, afetivos e sociais. E desse modo identificar a influência da composição familiar monoparental sobre o desenvolvimento infantil. A partir de vivências realizadas com uma turma de 20 (vinte) alunos, em uma Escola Pública da Rede Municipal de Ensino de Quixadá. O relato apresentado conclui que 80% (oitenta por cento) dos alunos, são oriundos de famílias monoparentais ou famílias reconstituídas e que as políticas públicas precisam direcionar cada vez mais o olhar para esse público.

Downloads

Biografia do Autor

Mônica Cavalcante de Freitas, Escola de Ensino Fundamental Terra dos Monólitos

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba (FALC).

Bruno Miranda Freitas, Universidade Federal do Ceará

Graduação em Ciências da Natureza e Matemática com Habilitação em Biologia pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Gustavo Freitas Cavalcante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE - Campus Quixadá

Licenciando em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE - Campus Quixadá, Bolsista do Programa de Residência Pedagógica da instituição.

Referências

ALARCÃO, Madalena. (Des) equilíbrios familiares – Uma visão sistémica. Coimbra: Quarteto. 2006.

BRASIL. Presidência da República Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em 10/10/2020.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http:// basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 04/08/2020.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. Novo Hamburgo: Feevale, 2003.

LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017.

LOBO, Paulo. Luiz. Neto. A repersonalização das relações de família. Terezina, 2004.

PARO, Vitor Henrique. Gestão da escola pública: a participação da comunidade. Revista de estudos pedagógicos, 1992.

PAROLIM, Isabel. As dificuldades de aprendizagem e as relações familiares. Fortaleza, 2003.

REGO, Teresa. Cristina. Memórias de escola: Cultura escolar e constituição de singularidades. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Freitas, M. C. de, Freitas, B. M., & Cavalcante, G. F. (2021). A importância da escola para crianças em contexto familiar monoparental. Ensino Em Perspectivas, 2(1), 1–13. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4536

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)