Geoecologia das paisagens como contributo ao ensino de geografia física

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, (Trans/Inter) Multidisciplinaridade, Alternativa Pedagógica

Resumo

O presente estudo tem por objetivo destacar a Geoecologia das Paisagens como contribuição ao ensino de Geografia Física na perspectiva de uma prática docente (trans) interdisciplinar, de modo a agregar a dimensão social e ambiental do espaço geográfico como alternativa geopedagógica, alimentando as linhas de comunicação entre o ensino geográfico e as demais áreas do conhecimento. O norte teórico da investigação foi a perspectiva geossistêmica sob o viés da dialética sistêmica. O arcabouço metodológico pautou-se na pesquisa bibliográfica e na abordagem qualitativa. Como resultados/discussões foi verificado que a Geoecologia tem no conceito de Paisagem sua centralidade investigativa e no conceito de Geossistema sua centralidade operativa. De modo que a Paisagem é a materialização da conjugação dos aspectos naturais e sociais que configuram a realidade, é a externalização dos Geossistemas que podem ser entendidos por sistemas socioambientais dialeticamente estruturados. Por conclusão, constata-se que o estudo das interações entre sociedade e natureza abre trilhas para a construção de um conhecimento plural, para práticas educativas (trans/inter) multidisciplinar, de forma a associar o ensino de Geografia Física com os mais variados campos científicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Soares Guerra, Secretaria de Educação do Estado do Ceará, SEDUC-CE; Secretaria de Educação do Município de Fortaleza-CE, SME/FOR

Possui graduação em Geografia (Licenciatura plena) pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2009), Bacharel em Geografia pela mesma instituição (2018), tem Especialização em Educação Ambiental (pós-graduação lato sensu) pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2016). Atualmente é professor efetivo de Geografia da Secretaria da Educação Básica do Ceará - SEDUC-CE, bem como da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza-CE - SME. Orienta e supervisiona estágio profissional em Geografia Escolar de graduandos oriundos dos Departamentos de Geografia da UFC e da UECE nos seguimentos de ensino Fundamental II e Médio. Tem experiência na área de Geografia Escolar e Meio Ambiente, com ênfase em Educação Ambiental.

Referências

ARAÚJO, A.; SOARES, E. L. Identidade e relações étnico-raciais na formação escolar. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3628. Acesso em: 06 out. 2020.

BRANDENBURG, C.; PEREIRA, A.; FIALHO, L. Práticas reflexivas do professor reflexivo: experiências metodológicas entre duas docentes do ensino superior. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 2, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3527. Acesso em: 06 out. 2020.

CARVALHO, S. O. Formação Docente e Práxis Pedagógica narrativa de uma professora. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3602. Acesso em: 06 out. 2020.

CAXILE, C. R. Memória e representação: experiências e resistências numa manifestação cultural na cidade de Fortaleza. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3599. Acesso em: 06 out. 2020.

COSTA, M. A.; SILVA, F. M.; SOUZA, D. Parceria entre escola e família na formação integral da criança. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3476. Acesso em: 06 out. 2020.

FERREIRA NETO, J.; SILVA, R. Mestre Chitãozinho e a formação dos capoeiristas no Projeto ABC do João XXIII. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3518. Acesso em: 06 out. 2020.

FIALHO, L.; BRAGA JUNIOR, V. R.; MONTE, R.; BRANDENBURG, C. O uso da história oral na narrativa da história da educação no Ceará. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 2, n. 1, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3505. Acesso em: 06 out. 2020.

MACIEL, J. A.; MACIEL, J.; MENDES, A.; SILVA, J. Dialogando sobre o tema jogos populares no ensino fundamental 1. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3506. Acesso em: 06 out. 2020.

SANTOS, F.; GIASSON, F. Docência no Ensino Superior: formação, iniciação e desenvolvimento profissional docente. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3543. Acesso em: 06 out. 2020.

SILVA, J.; LIMA, I.; PARENTES, M. D.; SILVA, L. Trajetórias formativas de licenciandos em matemática: percepções sobre constituir-se professor. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3478. Acesso em: 06 out. 2020.

SOUSA, F. G.; FERNANDES, F. R. Análise de conteúdo de “As três Marias” e a instrução feminina cearense: práticas educativas, vigilância e transgressão. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3484. Acesso em: 06 out. 2020.

Publicado

2020-01-10

Como Citar

Guerra, F. S. (2020). Geoecologia das paisagens como contributo ao ensino de geografia física. Ensino Em Perspectivas, 1(1), 1–3. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4513