Geografia escolar e o papel do professor no contexto contemporâneo

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Atuação Docente, Possibilidades Pedagógicas

Resumo

O artigo em análise tem por objetivo tecer reflexões sobre a Geografia como componente curricular na escola básica e as novas atribuições do professor no contexto contemporâneo. Como ferramenta metodológica foi utilizada a pesquisa bibliográfica sob o viés da abordagem qualitativa. Como resultados/discussões percebe-se que a Geografia Escolar tem papel imprescindível na escola brasileira, por desenvolver o senso crítico-analítico, a atuação responsável no espaço geográfico e o exercício da cidadania. Além do que, foram destacadas diretrizes que contribuem para redimensionar as práticas educativas de modo a superar o tradicionalismo pedagógico. Por conclusão, é constatada a necessidade de maior investimento para a qualificação da formação continuada na docência geográfica escolar, para disponibilidade de recursos pedagógicos adequados e o fomento de pesquisas no campo didático e metodológico de ensino, bem como para remunerações condignas à importância do magistério.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Soares Guerra, Secretaria de Educação do Estado do Ceará, SEDUC-CE; Secretaria de Educação do Município de Fortaleza-CE, SME/FOR

Possui graduação em Geografia (Licenciatura plena) pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2009), Bacharel em Geografia pela mesma instituição (2018), tem Especialização em Educação Ambiental (pós-graduação lato sensu) pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2016). Atualmente é professor efetivo de Geografia da Secretaria da Educação Básica do Ceará - SEDUC-CE, bem como da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza-CE - SME. Orienta e supervisiona estágio profissional em Geografia Escolar de graduandos oriundos dos Departamentos de Geografia da UFC e da UECE nos seguimentos de ensino Fundamental II e Médio. Tem experiência na área de Geografia Escolar e Meio Ambiente, com ênfase em Educação Ambiental.

Referências

BARBOSA, M. E. S. Docência e Geografia Escolar: espaço, tempo e possibilidades. 2014. 231 f. Tese (Doutorado em Educação Brasileira) Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.

BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências humanas e suas tecnologias. (Volume 3). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: geografia / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/ SEF, 1998.

CAVALCANTI, L. S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas-SP: Papirus, 1998.

CALLAI, H. C. O ensino de Geografia: recortes espaciais para análise. In: CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos et al. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 4. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003. p.57-63.

FILIZOLA, R. Didática da Geografia: proposições metodológicas e conteúdos entrelaçados com a avaliação. Curitiba: Base editorial, 2009.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIROUX, H. Teoria crítica e resistência em educação: para além das teorias de reprodução. Tradução de Ângela Maria B. Biaggio. Petrópolis, RJ: Vozes, 1986.

GIROUX, H. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Tradução Daniel Bueno. Porto Alegre: Artmed, 1997.

MARCONI, M. A. LAKATOS, E. M. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

MCLAREN, P. A vida nas escolas: uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação. Tradução Lucia Pellanda Zimmer et al. 2.ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

OLIVEIRA, M. M. Geografia escolar: reflexões sobre o processo didático-pedagógico do ensino. Revista Discente Expressões Geográficas. Florianópolis – SC, n. 02, p. 10-24, jun./2006.

SANTOS, M. A natureza do espaço. São Paulo: HUCITEC, 1997.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

Publicado

2020-07-10

Como Citar

Guerra, F. S. (2020). Geografia escolar e o papel do professor no contexto contemporâneo. Ensino Em Perspectivas, 1(2), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4530