Índices para a produção do pesquisador: um estudo de caso

Autores

Palavras-chave:

Índice de citação, Avaliação de periódicos, Qualis Capes, Produção acadêmica

Resumo

A produção dos professores de pós-graduação no Brasil é medida em detrimento do Qualis atribuído à revista científica em que veicula suas pesquisas. Todavia, nos anos atuais, há rumores de que essa avaliação pode deixar de ser realizada mediante o Qualis atribuído pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para ser desenvolvida mediante o índice de citação do pesquisador. O objetivo deste artigo é analisar como essa nova metodologia pode impactar na avaliação individual de um pesquisador vinculado à pós-graduação que possui nota máxima no quesito produção. Com estudo do tipo estudo de caso, partimos da realidade de uma única docente, Lia Machado Fiuza Fialho, para realizar a quantificação da sua produção no Google Acadêmico. Essa metodologia permitiu coletar as publicações e suas respectivas citações. Concluiu-se que boa quantidade de publicações em revista com avaliação A no Qualis Capes não repercute, necessariamente, em número considerável de citações.

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Biografia do Autor

Cristine Brandenburg, Instituto Dom José/Universidade do Acaraú - IDJ/UVA

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Bolsista CNPq (2019). Vice-Líder do grupo de pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades (PEMO). Editora da Revista Práticas Educativas, Memórias e Oralidades – Rev.Pemo.

Rayane Sales Monte, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduada em Serviço Social e graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará, Bolsista de iniciação científica do CNPQ.

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora doutora do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE). Editora da revista Educação & Formação do PPGE/UECE. Pesquisadora produtividade CNPQ.

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Publicado

2020-01-10

Como Citar

Brandenburg, C., Monte, R. S., & Fialho, L. M. F. (2020). Índices para a produção do pesquisador: um estudo de caso. Ensino Em Perspectivas, 1(1), 1–16. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4624