Índices para a produção do pesquisador: um estudo de caso
Palavras-chave:
Índice de citação, Avaliação de periódicos, Qualis Capes, Produção acadêmicaResumo
A produção dos professores de pós-graduação no Brasil é medida em detrimento do Qualis atribuído à revista científica em que veicula suas pesquisas. Todavia, nos anos atuais, há rumores de que essa avaliação pode deixar de ser realizada mediante o Qualis atribuído pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para ser desenvolvida mediante o índice de citação do pesquisador. O objetivo deste artigo é analisar como essa nova metodologia pode impactar na avaliação individual de um pesquisador vinculado à pós-graduação que possui nota máxima no quesito produção. Com estudo do tipo estudo de caso, partimos da realidade de uma única docente, Lia Machado Fiuza Fialho, para realizar a quantificação da sua produção no Google Acadêmico. Essa metodologia permitiu coletar as publicações e suas respectivas citações. Concluiu-se que boa quantidade de publicações em revista com avaliação A no Qualis Capes não repercute, necessariamente, em número considerável de citações.
Downloads
Referências
ABU-EL-HAJ, M. F.; FIALHO, L. M. F. Formação docente e práticas pedagógicas multiculturais críticas. Revista Educação em Questão, v. 57, p. 1-27, 2019. Disponível em: disponível em:
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/17109. Acesso em: 11 jan. 2021.
ALVES, F. C.; FIALHO, L. M. F. Currículo na educação infantil: O que pensam os professores? Práxis educacional, v. 15, p. 251-272, 2019. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/index. Acesso em: 11 jan. 2021.
ALVES, F. C.; FIALHO, L. M. F.; LIMA, M. S. L. L. Formação em pesquisa para professores da educação básica. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 11, n. 27, p. 285-300, 2018. Disponível em:
https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/8582. Acesso em 11 jan. 2021.
BRANDENBURG, C.; SILVA MACIEL, J. C.; BARON, M. V.; COSTA, B. E. P. da.; FIALHO, L. M. F.; SILVA, J. C. da. Cartilha educação e saúde no combate a pandemia da (covid-19). Práticas Educativas, Memórias e Oralidades- Rev. Pemo, v. 2, n. 2, 1-35, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/36702. Acesso em: 11 jan. 2021.
BRANDENBURG, C.; PEREIRA, A. S. M.; FIALHO, L. M. F. Práticas reflexivas do professor reflexivo: experiências metodológicas entre duas docentes do ensino superior. Rev. Pemo, v.1, n.2, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3527. Acesso em: 11 jan. 2021.
CARVALHO, S. O. C.; FIALHO, L. M. F.; VASCONCELOS, J. G. O Pedagogo na Assistência Social. 1. ed. Fortaleza: EdUECE, 2017.
DIAS, R. H. L.; NASCIMENTO, D. M.; FIALHO, L. M. F. A aprendizagem cooperativa no processo de ensino-aprendizagem: perspectivas do grupo de estudos do curso de licenciatura em geografia da UFC. In: ENCONTRO NACIONAL DOS GEÓGRAFOS, 16., 2010, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, 2010.
FLORENCIO, L. R. S; FIALHO, L. M. F; ALMEIDA, N. R. O. Política de Formação de Professores: A ingerência dos Organismos Internacionais no Brasil a partir da década de 1990. Holos, Natal, v. 5, p. 303-312, 2017. Disponível em:
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5757. Acesso em: 11 jan. 2021.
FIALHO, L. M. F.; BRAGA JUNIOR, V. R. de S.; MONTE, R. S. M.; BRANDENBURG, C. O uso da história oral na narrativa da história da educação no Ceará. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 1-13, 2020.
Disponível em:
https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3505. Acesso em: 11 jan. 2021.
FIALHO, L. M. F.; LIMA, A. M. S.; QUEIROZ, Z. F. Biografia de Aída Balaio: prestígio social de uma educadora negra. Educação Unisinos, v. 23, p. 48-67, 2019. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2019.231.04. Acesso em: 11 jan. 2021.
FIALHO, L. M. F.; SOUSA, F. G. A. Juventudes e redes sociais: interações e orientações educacionais. Revista Exitus, v. 9, p. 202, 2019. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/viewFile/721/421. Acesso em: 11 jan. 2021.
FIALHO, L. M. F.; VASCONCELOS, J. G. Percepções de jovens em conflito com a lei privados de liberdade: educação e socialização. ETD: Educação Temática Digital, v. 21, p. 126-144, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651291. Acesso em: 11 jan. 2021.
FIALHO, L. M. F.; SANTOS, F. M. B.; SALES, J. A. M. Pesquisas Biográficas na História da Educação. Cadernos de Pesquisa, v. 26, p. 11-29, 2019. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12743/6898. Acesso em: 11 jan. 2021.
FIALHO, L. M. F.; FREIRE, V. C. C. Educação formativa de uma líder política cearense: Maria Luiza Fontenele (1950-1965). Cadernos de História da Educação, v. 17, p. 343, 2018. Disponível em:
http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/43290. Acesso em: 11 jan. 2021.
FIALHO, L. M. F.; SA, E. C. V. Educadora Henriqueta Galeno: a biografia de uma literata e feminista (1887- 1964). História da Educação, v. 22, p. 169-188, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/75182. Acesso em: 11 jan. 2021.
FIALHO, L. M. F.; QUEIROZ, Z. F. Maria Neli Sobreira: história e memória da educação em Juazeiro do Norte. Educar em Revista, v. 34, p. 67-84, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-40602018000400067&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 11 jan. 2021.
FIALHO, L. M. F; SOUSA, F. G. A. Política Pública de Juventudes: percepções dos bolsistas do Prouni. Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba v. 11, p. 1-20, 2017. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/53612/34014 Acesso em: 11 jan. 2021.
FIALHO, L. M. F; BARON, M. V; BRANDENBURG, C; MARTINS, A. B. T. Efeitos dos lasers Hélio-Neônio (HeNe) e Arseneto de Gálio (AsGa) associados à educação em saúde com foco na promoção da saúde de portadores de úlcera por pressão. Revista Médica de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 27, p. 1-13, 2017. Disponível em: www.rmmg.org/exportar-pdf/2212/e1856.pdf Acesso em: 11 jan. 2021.
FIALHO, L. M. F. Assistência à criança e ao adolescente infrator no Brasil: breve contextualização histórica. Fortaleza: Edições UFC, 2016.
FIALHO, L. M. F.; LOPES, T. M. R.; BRANDENBURG, C. (Org.). Educação, memórias e narrativas. 1. ed. Fortaleza: EdUECE, 2016.
FIALHO, L. M. F. AMORIN, J. B. C. (Org.). Juventudes e Políticas Públicas. 1ª. ed. Fortaleza: EdUECE, 2016.
FIALHO, L. M. F.; RIBEIRO, M. A. T. L. (Org.). Juventudes em debate. 1. ed. Fortaleza: EdUECE, 2016.
FIALHO, L. M. F.; Machado, C. J. S.; SALES, J. A. M. As teorias da história e a história ensinada no ensino fundamental. EDUCATIVA (GOIÂNIA. ONLINE), v.19, n.1, p. 1043-1065, 2016. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5465. Acesso em: 11 jan. 2021.
FIALHO, L. M. F.; VASCONCELOS, J. G.; SANTANA, J. R. (Org.). Biografia de Mulheres. 1. ed. Fortaleza: EdUECE, 2015.
FIALHO, L. M. F; SANTANA, J. R; BRANDENBURG, C. La calidad de vida infantil y sus dimensiones: percepción de escolares. Barbarói, Santa Cruz do Sul, n.45, p. 227-241, 2015. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/5065 Acesso em: 11 jan. 2021.
FIALHO, L. M. F.; CASTRO, E. S.; CASTRO, J. L. C. Biografias e formação docente. Fortaleza: EdUECE, 2015.
FIALHO, L. M. F. A vida de jovens infratores privados de liberdade. Fortaleza: Edições UFC, 2015.
FIALHO, L. M. F.; VASCONCELOS, J. G.; SANTANA, J. R. (Org). História, literatura e educação. Fortaleza: EdUECE, 2015.
FIALHO, L. M. F.; MACHADO, C. J. dos S.; SALES, J. Á. M. de. As correntes do pensamento geográfico e a Geografia ensinada no ensino fundamental: objetivos, objeto de estudo e a formação dos conceitos geográficos. Educação em Foco. v. 17, n. 23, p. 203-224, jul. 2014. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/432 . Acesso em: 11 jan. 2021.
FIALHO, L. M. F. A experiência socioeducativa de internação na vida de jovens em conflito com a lei. 2012. 359 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará. Disponível em:
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7611 Acesso em: 11 jan. 2021.
FIALHO, L. M. F.; VALDÉS, M. T. M. Qualidade de vida na infância: visão de alunos da rede pública e privada de ensino. 2006. Dissertação (Mestrado) – Fundação Edson Queiroz, UNIFOR – Mestrado em Saúde Coletiva.
MARTINS, C. A.; FIALHO, L. M. F.; SANTANA, J. R. Práticas Educativas Digitais: uma história, uma perspectiva. Fortaleza: Edições UFC, 2014.
MENDES, M. C. F.; FIALHO, L. M. F.; MACHADO, C. J. S. Argentina Pereira Gomes: disseminação de -inovações- didáticas na educação primária na década de 1930. Revista Diálogo Educacional, v. 19, p. 527-550, 2019. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/viewFile/24959/23519 Acesso em: 11 jan. 2021.
MINAYO, M. C. de S. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 4 ed., São Paulo: HUCITEC - ABRASCO, 1996.
NASCIMENTO, K. A.; FIALHO, L. A avaliação de periódico da área de Educação na interface com o índice h5 do Google Scholar. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, v. 1, n. 3, p. e020020, 5 nov. 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/4284. Acesso em: 11 jan. 2021.
SILVA, S. C.; VASCONCELOS, J. G.; FIALHO, L. M. F. A capoeira no Ceará. 1. ed. Fortaleza: EdUECE, 2014.
VASCONCELOS, J. G.; FIALHO L. M. F.; LOPES, T. M. R. Educação e liberdade em Rousseau. Educação & Formação, Fortaleza, v.3, n.8, p. 210-223, maio/ago. 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/278 . Acesso em 11 jan. 2021.
VASCONCELOS, L. M; FIALHO, L. M. F; MACHADO, C. J. S. Educação, gênero e higienismo nos anúncios publicitários da Paraíba durante a Primeira República. Cadernos de História da Educação, Uberlândia, v. 16, p. 451-473, 2017. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/39598 Acesso em: 11 jan. 2021.
XAVIER, A. R.; TAVARES, R. S. de A.; FIALHO, L. M. F. (Orgs). Administração pública: desafios contemporâneos. Fortaleza: EdUECE, 2015.
XAVIER, A. R.; FIALHO, L.M.; LIMA, V. F. Tecnologias digitais e o ensino de Química: o uso de softwares livres como ferramentas metodológicas. Foro de educación, v. 17, p. 1-20, 2019. Disponível em: https://www.forodeeducacion.com/ojs/index.php/fde/article/view/617 Acesso em: 11 jan. 2021.
YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. Bookman editora, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Cristine Brandenburg, Rayane Sales Monte
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.