Índices para a produção do pesquisador: um estudo de caso
Palavras-chave:
Índice de citação, Avaliação de periódicos, Qualis Capes, Produção acadêmicaResumo
A produção dos professores de pós-graduação no Brasil é medida em detrimento do Qualis atribuído à revista científica em que veicula suas pesquisas. Todavia, nos anos atuais, há rumores de que essa avaliação pode deixar de ser realizada mediante o Qualis atribuído pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para ser desenvolvida mediante o índice de citação do pesquisador. O objetivo deste artigo é analisar como essa nova metodologia pode impactar na avaliação individual de um pesquisador vinculado à pós-graduação que possui nota máxima no quesito produção. Com estudo do tipo estudo de caso, partimos da realidade de uma única docente, Lia Machado Fiuza Fialho, para realizar a quantificação da sua produção no Google Acadêmico. Essa metodologia permitiu coletar as publicações e suas respectivas citações. Concluiu-se que boa quantidade de publicações em revista com avaliação A no Qualis Capes não repercute, necessariamente, em número considerável de citações.
Downloads
Referências
ABU-EL-HAJ, M. F.; FIALHO, L. M. F. Formação docente e práticas pedagógicas multiculturais críticas. Revista Educação em Questão, v. 57, p. 1-27, 2019. Disponível em: disponível em:
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/17109. Acesso em: 11 jan. 2021.
ALVES, F. C.; FIALHO, L. M. F. Currículo na educação infantil: O que pensam os professores? Práxis educacional, v. 15, p. 251-272, 2019. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/index. Acesso em: 11 jan. 2021.
ALVES, F. C.; FIALHO, L. M. F.; LIMA, M. S. L. L. Formação em pesquisa para professores da educação básica. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 11, n. 27, p. 285-300, 2018. Disponível em:
https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/8582. Acesso em 11 jan. 2021.
BRANDENBURG, C.; SILVA MACIEL, J. C.; BARON, M. V.; COSTA, B. E. P. da.; FIALHO, L. M. F.; SILVA, J. C. da. Cartilha educação e saúde no combate a pandemia da (covid-19). Práticas Educativas, Memórias e Oralidades- Rev. Pemo, v. 2, n. 2, 1-35, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/36702. Acesso em: 11 jan. 2021.
BRANDENBURG, C.; PEREIRA, A. S. M.; FIALHO, L. M. F. Práticas reflexivas do professor reflexivo: experiências metodológicas entre duas docentes do ensino superior. Rev. Pemo, v.1, n.2, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3527. Acesso em: 11 jan. 2021.
CARVALHO, S. O. C.; FIALHO, L. M. F.; VASCONCELOS, J. G. O Pedagogo na Assistência Social. 1. ed. Fortaleza: EdUECE, 2017.
DIAS, R. H. L.; NASCIMENTO, D. M.; FIALHO, L. M. F. A aprendizagem cooperativa no processo de ensino-aprendizagem: perspectivas do grupo de estudos do curso de licenciatura em geografia da UFC. In: ENCONTRO NACIONAL DOS GEÓGRAFOS, 16., 2010, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, 2010.
FLORENCIO, L. R. S; FIALHO, L. M. F; ALMEIDA, N. R. O. Política de Formação de Professores: A ingerência dos Organismos Internacionais no Brasil a partir da década de 1990. Holos, Natal, v. 5, p. 303-312, 2017. Disponível em:
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5757. Acesso em: 11 jan. 2021.
FIALHO, L. M. F.; BRAGA JUNIOR, V. R. de S.; MONTE, R. S. M.; BRANDENBURG, C. O uso da história oral na narrativa da história da educação no Ceará. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 1-13, 2020.
Disponível em:
https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3505. Acesso em: 11 jan. 2021.
FIALHO, L. M. F.; LIMA, A. M. S.; QUEIROZ, Z. F. Biografia de Aída Balaio: prestígio social de uma educadora negra. Educação Unisinos, v. 23, p. 48-67, 2019. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2019.231.04. Acesso em: 11 jan. 2021.
FIALHO, L. M. F.; SOUSA, F. G. A. Juventudes e redes sociais: interações e orientações educacionais. Revista Exitus, v. 9, p. 202, 2019. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/viewFile/721/421. Acesso em: 11 jan. 2021.
FIALHO, L. M. F.; VASCONCELOS, J. G. Percepções de jovens em conflito com a lei privados de liberdade: educação e socialização. ETD: Educação Temática Digital, v. 21, p. 126-144, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651291. Acesso em: 11 jan. 2021.
FIALHO, L. M. F.; SANTOS, F. M. B.; SALES, J. A. M. Pesquisas Biográficas na História da Educação. Cadernos de Pesquisa, v. 26, p. 11-29, 2019. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12743/6898. Acesso em: 11 jan. 2021.
FIALHO, L. M. F.; FREIRE, V. C. C. Educação formativa de uma líder política cearense: Maria Luiza Fontenele (1950-1965). Cadernos de História da Educação, v. 17, p. 343, 2018. Disponível em:
http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/43290. Acesso em: 11 jan. 2021.
FIALHO, L. M. F.; SA, E. C. V. Educadora Henriqueta Galeno: a biografia de uma literata e feminista (1887- 1964). História da Educação, v. 22, p. 169-188, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/75182. Acesso em: 11 jan. 2021.
FIALHO, L. M. F.; QUEIROZ, Z. F. Maria Neli Sobreira: história e memória da educação em Juazeiro do Norte. Educar em Revista, v. 34, p. 67-84, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-40602018000400067&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 11 jan. 2021.
FIALHO, L. M. F; SOUSA, F. G. A. Política Pública de Juventudes: percepções dos bolsistas do Prouni. Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba v. 11, p. 1-20, 2017. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/53612/34014 Acesso em: 11 jan. 2021.
FIALHO, L. M. F; BARON, M. V; BRANDENBURG, C; MARTINS, A. B. T. Efeitos dos lasers Hélio-Neônio (HeNe) e Arseneto de Gálio (AsGa) associados à educação em saúde com foco na promoção da saúde de portadores de úlcera por pressão. Revista Médica de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 27, p. 1-13, 2017. Disponível em: www.rmmg.org/exportar-pdf/2212/e1856.pdf Acesso em: 11 jan. 2021.
FIALHO, L. M. F. Assistência à criança e ao adolescente infrator no Brasil: breve contextualização histórica. Fortaleza: Edições UFC, 2016.
FIALHO, L. M. F.; LOPES, T. M. R.; BRANDENBURG, C. (Org.). Educação, memórias e narrativas. 1. ed. Fortaleza: EdUECE, 2016.
FIALHO, L. M. F. AMORIN, J. B. C. (Org.). Juventudes e Políticas Públicas. 1ª. ed. Fortaleza: EdUECE, 2016.
FIALHO, L. M. F.; RIBEIRO, M. A. T. L. (Org.). Juventudes em debate. 1. ed. Fortaleza: EdUECE, 2016.
FIALHO, L. M. F.; Machado, C. J. S.; SALES, J. A. M. As teorias da história e a história ensinada no ensino fundamental. EDUCATIVA (GOIÂNIA. ONLINE), v.19, n.1, p. 1043-1065, 2016. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5465. Acesso em: 11 jan. 2021.
FIALHO, L. M. F.; VASCONCELOS, J. G.; SANTANA, J. R. (Org.). Biografia de Mulheres. 1. ed. Fortaleza: EdUECE, 2015.
FIALHO, L. M. F; SANTANA, J. R; BRANDENBURG, C. La calidad de vida infantil y sus dimensiones: percepción de escolares. Barbarói, Santa Cruz do Sul, n.45, p. 227-241, 2015. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/5065 Acesso em: 11 jan. 2021.
FIALHO, L. M. F.; CASTRO, E. S.; CASTRO, J. L. C. Biografias e formação docente. Fortaleza: EdUECE, 2015.
FIALHO, L. M. F. A vida de jovens infratores privados de liberdade. Fortaleza: Edições UFC, 2015.
FIALHO, L. M. F.; VASCONCELOS, J. G.; SANTANA, J. R. (Org). História, literatura e educação. Fortaleza: EdUECE, 2015.
FIALHO, L. M. F.; MACHADO, C. J. dos S.; SALES, J. Á. M. de. As correntes do pensamento geográfico e a Geografia ensinada no ensino fundamental: objetivos, objeto de estudo e a formação dos conceitos geográficos. Educação em Foco. v. 17, n. 23, p. 203-224, jul. 2014. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/432 . Acesso em: 11 jan. 2021.
FIALHO, L. M. F. A experiência socioeducativa de internação na vida de jovens em conflito com a lei. 2012. 359 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará. Disponível em:
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7611 Acesso em: 11 jan. 2021.
FIALHO, L. M. F.; VALDÉS, M. T. M. Qualidade de vida na infância: visão de alunos da rede pública e privada de ensino. 2006. Dissertação (Mestrado) – Fundação Edson Queiroz, UNIFOR – Mestrado em Saúde Coletiva.
MARTINS, C. A.; FIALHO, L. M. F.; SANTANA, J. R. Práticas Educativas Digitais: uma história, uma perspectiva. Fortaleza: Edições UFC, 2014.
MENDES, M. C. F.; FIALHO, L. M. F.; MACHADO, C. J. S. Argentina Pereira Gomes: disseminação de -inovações- didáticas na educação primária na década de 1930. Revista Diálogo Educacional, v. 19, p. 527-550, 2019. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/viewFile/24959/23519 Acesso em: 11 jan. 2021.
MINAYO, M. C. de S. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 4 ed., São Paulo: HUCITEC - ABRASCO, 1996.
NASCIMENTO, K. A.; FIALHO, L. A avaliação de periódico da área de Educação na interface com o índice h5 do Google Scholar. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, v. 1, n. 3, p. e020020, 5 nov. 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/4284. Acesso em: 11 jan. 2021.
SILVA, S. C.; VASCONCELOS, J. G.; FIALHO, L. M. F. A capoeira no Ceará. 1. ed. Fortaleza: EdUECE, 2014.
VASCONCELOS, J. G.; FIALHO L. M. F.; LOPES, T. M. R. Educação e liberdade em Rousseau. Educação & Formação, Fortaleza, v.3, n.8, p. 210-223, maio/ago. 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/278 . Acesso em 11 jan. 2021.
VASCONCELOS, L. M; FIALHO, L. M. F; MACHADO, C. J. S. Educação, gênero e higienismo nos anúncios publicitários da Paraíba durante a Primeira República. Cadernos de História da Educação, Uberlândia, v. 16, p. 451-473, 2017. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/39598 Acesso em: 11 jan. 2021.
XAVIER, A. R.; TAVARES, R. S. de A.; FIALHO, L. M. F. (Orgs). Administração pública: desafios contemporâneos. Fortaleza: EdUECE, 2015.
XAVIER, A. R.; FIALHO, L.M.; LIMA, V. F. Tecnologias digitais e o ensino de Química: o uso de softwares livres como ferramentas metodológicas. Foro de educación, v. 17, p. 1-20, 2019. Disponível em: https://www.forodeeducacion.com/ojs/index.php/fde/article/view/617 Acesso em: 11 jan. 2021.
YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. Bookman editora, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Cristine Brandenburg, Rayane Sales Monte
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.