Índices para a produção do pesquisador: um estudo de caso

Autores

Palavras-chave:

Índice de citação, Avaliação de periódicos, Qualis Capes, Produção acadêmica

Resumo

A produção dos professores de pós-graduação no Brasil é medida em detrimento do Qualis atribuído à revista científica em que veicula suas pesquisas. Todavia, nos anos atuais, há rumores de que essa avaliação pode deixar de ser realizada mediante o Qualis atribuído pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para ser desenvolvida mediante o índice de citação do pesquisador. O objetivo deste artigo é analisar como essa nova metodologia pode impactar na avaliação individual de um pesquisador vinculado à pós-graduação que possui nota máxima no quesito produção. Com estudo do tipo estudo de caso, partimos da realidade de uma única docente, Lia Machado Fiuza Fialho, para realizar a quantificação da sua produção no Google Acadêmico. Essa metodologia permitiu coletar as publicações e suas respectivas citações. Concluiu-se que boa quantidade de publicações em revista com avaliação A no Qualis Capes não repercute, necessariamente, em número considerável de citações.

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Biografia do Autor

Cristine Brandenburg, Instituto Dom José/Universidade do Acaraú - IDJ/UVA

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Bolsista CNPq (2019). Vice-Líder do grupo de pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades (PEMO). Editora da Revista Práticas Educativas, Memórias e Oralidades – Rev.Pemo.

Rayane Sales Monte, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduada em Serviço Social e graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará, Bolsista de iniciação científica do CNPQ.

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Publicado

2020-01-10

Como Citar

Brandenburg, C., & Monte, R. S. (2020). Índices para a produção do pesquisador: um estudo de caso. Ensino Em Perspectivas, 1(1), 1–16. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4624