Elementos norteadores dos estágios supervisionados: o olhar docente
Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, Profissionalidade Docente, Licenciatura, Ciências da Natureza e MatemáticaResumo
O presente trabalho teve como objetivo compreender como o componente curricular Estágio Supervisionado contribui para a construção da profissionalidade docente dos estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. A literatura teórica se constituiu de autores como Pimenta e Lima (2017), Lima (2012) e Pimenta (2005). Esta pesquisa é um recorte de uma experiência investigativa. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa. Através da aplicação de questionário, realização de entrevistas, análise teórica e observação participante foram coletados os dados. Neste trabalho buscamos evidenciar a contribuição da docente de estágio supervisionado, evidenciando suas experiências acerca do componente curricular e sobre como este contribui de forma significativa para a construção da profissionalidade docente. Os resultados encontrados indicam que o estágio pode colaborar de forma significativa para a construção da identidade profissional do futuro professor de forma crítica e situada. E que o estágio deve estar em permanente diálogo com a escola, a fim de que possamos formar professores críticos e reflexivos.
Downloads
Referências
ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 2010.
COSTA, E.A.S.; ALMEIDA, S.M.N. In: Anais... ENDIPE 18, Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira. Cuiabá: UFMT, 2016. P. 1065-1076. Disponível em: http://www.ufmt.br/endipe2016/downloads/233_10431_36737.pdf. Acesso em 11 jan. 2020.
FAZENDA, Ivani Arantes. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na formação de professores. Revista do centro de educação e letras da UNIOESTE, Foz do Iguaçu, v. 10, n. 01, p. 93-103, 2008.
LIMA, M. S. L. Estágio e aprendizagem da profissão docente. Brasília: Liber Livro, 2012.
MARCELO, Carlos. A identidade docente: constantes e desafios. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, v. 01, p. 109-131, 2009.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia cientifica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento. 11 ed. São Paulo: Hucitec, 2008.
NÓVOA, Antonio. A formação contínua de professores: realidades e perspectivas. Aveiro: Universidade de Aveiro, 1991.
PIMENTA, Selma Garrido (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 8 ed. (Revisada e Ampliada). São Paulo: Cortez 2017.
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática?. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1995.
UNILAB. Diretrizes Gerais. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB. Redenção/CE, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Bruno Miranda Freitas, Mônica Cavalcante de Freitas, Gustavo Freitas Cavalcante
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.