Elementos norteadores dos estágios supervisionados: o olhar docente

Autores

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Profissionalidade Docente, Licenciatura, Ciências da Natureza e Matemática

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo compreender como o componente curricular Estágio Supervisionado contribui para a construção da profissionalidade docente dos estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. A literatura teórica se constituiu de autores como Pimenta e Lima (2017), Lima (2012) e Pimenta (2005). Esta pesquisa é um recorte de uma experiência investigativa. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa. Através da aplicação de questionário, realização de entrevistas, análise teórica e observação participante foram coletados os dados. Neste trabalho buscamos evidenciar a contribuição da docente de estágio supervisionado, evidenciando suas experiências acerca do componente curricular e sobre como este contribui de forma significativa para a construção da profissionalidade docente. Os resultados encontrados indicam que o estágio pode colaborar de forma significativa para a construção da identidade profissional do futuro professor de forma crítica e situada. E que o estágio deve estar em permanente diálogo com a escola, a fim de que possamos formar professores críticos e reflexivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Miranda Freitas, Universidade Federal do Ceará

Graduação em Ciências da Natureza e Matemática com Habilitação em Biologia pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Mônica Cavalcante de Freitas, Escola Ensino Fundamental Terra dos Monólitos

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba (FALC).

 

Gustavo Freitas Cavalcante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Licenciando em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE - Campus Quixadá, Bolsista do Programa de Residência Pedagógica da instituição

Referências

ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 2010.

COSTA, E.A.S.; ALMEIDA, S.M.N. In: Anais... ENDIPE 18, Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira. Cuiabá: UFMT, 2016. P. 1065-1076. Disponível em: http://www.ufmt.br/endipe2016/downloads/233_10431_36737.pdf. Acesso em 11 jan. 2020.

FAZENDA, Ivani Arantes. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na formação de professores. Revista do centro de educação e letras da UNIOESTE, Foz do Iguaçu, v. 10, n. 01, p. 93-103, 2008.

LIMA, M. S. L. Estágio e aprendizagem da profissão docente. Brasília: Liber Livro, 2012.

MARCELO, Carlos. A identidade docente: constantes e desafios. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, v. 01, p. 109-131, 2009.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia cientifica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento. 11 ed. São Paulo: Hucitec, 2008.

NÓVOA, Antonio. A formação contínua de professores: realidades e perspectivas. Aveiro: Universidade de Aveiro, 1991.

PIMENTA, Selma Garrido (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 8 ed. (Revisada e Ampliada). São Paulo: Cortez 2017.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática?. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1995.

UNILAB. Diretrizes Gerais. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB. Redenção/CE, 2010.

Publicado

2020-01-10

Como Citar

Freitas, B. M., Freitas, M. C. de, & Cavalcante, G. F. (2020). Elementos norteadores dos estágios supervisionados: o olhar docente. Ensino Em Perspectivas, 1(1), 1–13. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4510

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)