O coordenador pedagógico e as demandas do espaço escolar
Palavras-chave:
Coordenador Pedagógico, Formação, Processo Ensino-aprendizagemResumo
O artigo enfatiza os resultados de uma pesquisa bibliográfica que tem como objetivo discutir sobre a importância do trabalho do coordenador pedagógico dentro das instituições de ensino, para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. A relevância desta pesquisa consiste em sensibilizar os sujeitos das instituições de ensino sobre o papel do coordenador voltado para a superação das dificuldades de aprendizagem, bem como para a melhoria das práticas pedagógicas. Na metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, por meio da seleção de livros, trabalhos em anais de eventos e periódicos educacionais para desenvolver e fundamentar as discussões apresentadas. Os resultados mostram que o coordenador pedagógico se torna, por seu papel e função, uma peça fundamental no ambiente escolar e, mais ainda, no processo de gestão democrática em que todos os agentes estão envolvidos, cada um à sua maneira e cumprindo seu papel de maneira firme e segura.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Osmar Hélio Alves; RIBEIRO, Luís Távora Furtado. Ser ou não ser um coordenador pedagógico diferente? Eis a questão. Dialogia, São Paulo, n. 27, p. 157-166, 2017. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/7073/3616. Acesso em: 04 set. 2021.
AZEVEDO, Jéssica Barreto de; NOGUEIRA, Liliana Azevedo; RODRIGUES, Teresa Cristina. O coordenador pedagógico: suas reais funções no contexto escolar. Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas, Campos dos Goytacazes, n. 4 v. 2, p. 21-30, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.25242/8876242012130. Acesso em: 4 set. 2021.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola – teoria e prática. 4ª ed. Goiânia: Alternativa, 2001.
LIMA, Paulo Gomes; SANTOS, Sandra Mendes dos. O coordenador pedagógico a educação básica: desafios e perspectivas. Revista de educação: Educere et educere. V. 2, n. 4, p. 77-90, 2007. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1656. Acesso em 04 set. 2021.
MONTEIRO, Elisabete et al. Coordenador pedagógico: função, rotina e prática. 1. ed. Palmeiras, BA: Instituto Chapada de Educação e Pesquisa, 2012.
OLIVEIRA, Irailde Correia de Souza. A função do coordenador pedagógico no cotidiano escolar: do planejamento à avaliação. Coordenação Pedagógica. Maceió, NEAD, 2011.
OLIVEIRA, Juscilene da Silva; GUIMARÃES, Márcia Campos Moraes. O papel do coordenador pedagógico no cotidiano escolar. Revista Científica do Centro de Ensino Superior Almeida Rodrigues. v. 1, n. 1, p. 95-103, 2013. Disponível em: http://www.faculdadefar.edu.br/arquivos/revista-publicacao/files-19-0.pdf. Acesso em: 14 ago. 2021.
SANTOS, Amanda Gonçalves. O coordenador pedagógico e as reuniões pedagógicas – possibilidades e caminhos. In: Encontro de Ensino Pesquisa e Extensão da Faculdade SENAC, 4, 2010, Pernambuco. Anais [...] Pernambuco, 2010. p. 1-7. Disponível em: http://www.faculdadesenacpe.edu.br/encontro-de-ensino-pesquisa/2011/IV/anais/comunicacao/034_2010_ap_oral.pdf. Acesso em: 1 set. 2021.
SILVA, Jocilania Souza da; FERNANDES, Francisca Risolene; BRANDENBURG, Cristine. Coordenador pedagógico no processo de formação continuada de professores: perspectivas de melhor qualidade de ensino-aprendizagem. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6352/5437. Acesso em: 03 jan. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Willams dos Santos Rodrigues Lima, Maria Amábia Viana Gomes
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.