O coordenador pedagógico e as demandas do espaço escolar

Autores

Palavras-chave:

Coordenador Pedagógico, Formação, Processo Ensino-aprendizagem

Resumo

O artigo enfatiza os resultados de uma pesquisa bibliográfica que tem como objetivo discutir sobre a importância do trabalho do coordenador pedagógico dentro das instituições de ensino, para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. A relevância desta pesquisa consiste em sensibilizar os sujeitos das instituições de ensino sobre o papel do coordenador voltado para a superação das dificuldades de aprendizagem, bem como para a melhoria das práticas pedagógicas. Na metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, por meio da seleção de livros, trabalhos em anais de eventos e periódicos educacionais para desenvolver e fundamentar as discussões apresentadas. Os resultados mostram que o coordenador pedagógico se torna, por seu papel e função, uma peça fundamental no ambiente escolar e, mais ainda, no processo de gestão democrática em que todos os agentes estão envolvidos, cada um à sua maneira e cumprindo seu papel de maneira firme e segura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Willams dos Santos Rodrigues Lima, Universidade Federal de Alagoas

Mentrando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação, pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Educação São Luís. Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas.

Maria Amábia Viana Gomes, Secretaria Municipal de Educação de Maceió

Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professora Bolsista pelo Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Coordenadora pedagógica de escola pública municipal.

Referências

ARAÚJO, Osmar Hélio Alves; RIBEIRO, Luís Távora Furtado. Ser ou não ser um coordenador pedagógico diferente? Eis a questão. Dialogia, São Paulo, n. 27, p. 157-166, 2017. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/7073/3616. Acesso em: 04 set. 2021.

AZEVEDO, Jéssica Barreto de; NOGUEIRA, Liliana Azevedo; RODRIGUES, Teresa Cristina. O coordenador pedagógico: suas reais funções no contexto escolar. Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas, Campos dos Goytacazes, n. 4 v. 2, p. 21-30, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.25242/8876242012130. Acesso em: 4 set. 2021.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola – teoria e prática. 4ª ed. Goiânia: Alternativa, 2001.

LIMA, Paulo Gomes; SANTOS, Sandra Mendes dos. O coordenador pedagógico a educação básica: desafios e perspectivas. Revista de educação: Educere et educere. V. 2, n. 4, p. 77-90, 2007. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1656. Acesso em 04 set. 2021.

MONTEIRO, Elisabete et al. Coordenador pedagógico: função, rotina e prática. 1. ed. Palmeiras, BA: Instituto Chapada de Educação e Pesquisa, 2012.

OLIVEIRA, Irailde Correia de Souza. A função do coordenador pedagógico no cotidiano escolar: do planejamento à avaliação. Coordenação Pedagógica. Maceió, NEAD, 2011.

OLIVEIRA, Juscilene da Silva; GUIMARÃES, Márcia Campos Moraes. O papel do coordenador pedagógico no cotidiano escolar. Revista Científica do Centro de Ensino Superior Almeida Rodrigues. v. 1, n. 1, p. 95-103, 2013. Disponível em: http://www.faculdadefar.edu.br/arquivos/revista-publicacao/files-19-0.pdf. Acesso em: 14 ago. 2021.

SANTOS, Amanda Gonçalves. O coordenador pedagógico e as reuniões pedagógicas – possibilidades e caminhos. In: Encontro de Ensino Pesquisa e Extensão da Faculdade SENAC, 4, 2010, Pernambuco. Anais [...] Pernambuco, 2010. p. 1-7. Disponível em: http://www.faculdadesenacpe.edu.br/encontro-de-ensino-pesquisa/2011/IV/anais/comunicacao/034_2010_ap_oral.pdf. Acesso em: 1 set. 2021.

SILVA, Jocilania Souza da; FERNANDES, Francisca Risolene; BRANDENBURG, Cristine. Coordenador pedagógico no processo de formação continuada de professores: perspectivas de melhor qualidade de ensino-aprendizagem. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6352/5437. Acesso em: 03 jan. 2022.

Publicado

2022-01-07

Como Citar

Lima, W. dos S. R., & Gomes, M. A. V. (2022). O coordenador pedagógico e as demandas do espaço escolar. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–19. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/7439