O coordenador pedagógico e as demandas do espaço escolar
Palavras-chave:
Coordenador Pedagógico, Formação, Processo Ensino-aprendizagemResumo
O artigo enfatiza os resultados de uma pesquisa bibliográfica que tem como objetivo discutir sobre a importância do trabalho do coordenador pedagógico dentro das instituições de ensino, para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. A relevância desta pesquisa consiste em sensibilizar os sujeitos das instituições de ensino sobre o papel do coordenador voltado para a superação das dificuldades de aprendizagem, bem como para a melhoria das práticas pedagógicas. Na metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, por meio da seleção de livros, trabalhos em anais de eventos e periódicos educacionais para desenvolver e fundamentar as discussões apresentadas. Os resultados mostram que o coordenador pedagógico se torna, por seu papel e função, uma peça fundamental no ambiente escolar e, mais ainda, no processo de gestão democrática em que todos os agentes estão envolvidos, cada um à sua maneira e cumprindo seu papel de maneira firme e segura.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Osmar Hélio Alves; RIBEIRO, Luís Távora Furtado. Ser ou não ser um coordenador pedagógico diferente? Eis a questão. Dialogia, São Paulo, n. 27, p. 157-166, 2017. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/7073/3616. Acesso em: 04 set. 2021.
AZEVEDO, Jéssica Barreto de; NOGUEIRA, Liliana Azevedo; RODRIGUES, Teresa Cristina. O coordenador pedagógico: suas reais funções no contexto escolar. Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas, Campos dos Goytacazes, n. 4 v. 2, p. 21-30, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.25242/8876242012130. Acesso em: 4 set. 2021.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola – teoria e prática. 4ª ed. Goiânia: Alternativa, 2001.
LIMA, Paulo Gomes; SANTOS, Sandra Mendes dos. O coordenador pedagógico a educação básica: desafios e perspectivas. Revista de educação: Educere et educere. V. 2, n. 4, p. 77-90, 2007. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1656. Acesso em 04 set. 2021.
MONTEIRO, Elisabete et al. Coordenador pedagógico: função, rotina e prática. 1. ed. Palmeiras, BA: Instituto Chapada de Educação e Pesquisa, 2012.
OLIVEIRA, Irailde Correia de Souza. A função do coordenador pedagógico no cotidiano escolar: do planejamento à avaliação. Coordenação Pedagógica. Maceió, NEAD, 2011.
OLIVEIRA, Juscilene da Silva; GUIMARÃES, Márcia Campos Moraes. O papel do coordenador pedagógico no cotidiano escolar. Revista Científica do Centro de Ensino Superior Almeida Rodrigues. v. 1, n. 1, p. 95-103, 2013. Disponível em: http://www.faculdadefar.edu.br/arquivos/revista-publicacao/files-19-0.pdf. Acesso em: 14 ago. 2021.
SANTOS, Amanda Gonçalves. O coordenador pedagógico e as reuniões pedagógicas – possibilidades e caminhos. In: Encontro de Ensino Pesquisa e Extensão da Faculdade SENAC, 4, 2010, Pernambuco. Anais [...] Pernambuco, 2010. p. 1-7. Disponível em: http://www.faculdadesenacpe.edu.br/encontro-de-ensino-pesquisa/2011/IV/anais/comunicacao/034_2010_ap_oral.pdf. Acesso em: 1 set. 2021.
SILVA, Jocilania Souza da; FERNANDES, Francisca Risolene; BRANDENBURG, Cristine. Coordenador pedagógico no processo de formação continuada de professores: perspectivas de melhor qualidade de ensino-aprendizagem. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6352/5437. Acesso em: 03 jan. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Willams dos Santos Rodrigues Lima, Maria Amábia Viana Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.