Cartilha educação e saúde no combate a pandemia da (covid-19)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v2i2.3670

Palavras-chave:

Educação, Saúde, Aulas presenciais, Covid-19, Prevenção

Resumo

Esta cartilha objetiva divulgar orientações relacionadas a educação e saúde acerca da COVID-19 no contexto de uma possível retomada de aulas presenciais em período de pandemia. No atual momento o retorno gradativo às aulas presenciais necessita de um adequado plano político-educacional para minimizar as perdas educacionais. A questão é relevante pois além da necessidade de empregar medidas para reduzir os prejuízos na aprendizagem, também é necessário que este retorno seja realizado com segurança, evitando a disseminação do vírus (SARS Cov 2), uma vez que a COVID-19 apresenta potencial risco à vida. Em conclusão, sugerimos   transformações de comportamento nas comunidades escolares, respeitando suas particularidades. Estas modificações devem estar ancoradas a princípios de solidariedade, igualdade, equidade e alteridade para a promoção da saúde e o bem-estar social.

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Biografia do Autor

Cristine Brandenburg, Universidade Federal do Ceará

Doutora e Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Bolsista CNPq. Pós-Graduação em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Graduada em Fisioterapia pela Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC, Prouni. Graduanda em Pedagogia pela Estácio – CE.

Jocyana Cavalcante da Silva Maciel, Instituto Dom José/Universidade do Acaraú - IDJ/UVA

Doutora e Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC, CNPq/Capes. Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará - UFC, CNPq. Docente Instituto Dom José/Universidade do Acaraú - IDJ/UVA. Professora de Escola Municipal de Itaitinga – CE.

Miriam Viviane Baron, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUC/RS - Conceito CAPES 6 e bolsista CAPES. Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Mestra em Promoção da Saúde pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Pós-Graduação em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família pelo Centro Universitário Internacional Uninter - Curitiba e Pós-Graduação em Fisioterapia em UTI pela Faculdade Inspirar de Porto Alegre.

Bartira Ercília Pinheiro da Costa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS

Pós-doutorado na University of Mississippi Medical Center - UMMC. Doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Docente Titular da Escola de Medicina: Graduação e Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde - PUCRS.

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Pós-doutorada em Educação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Pós-doutoranda em Educação pela Universidade de Salamanca - UM. Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza – Unifor. Especialista em Inclusão da Criança Especial no Sistema Regular de Ensino - UFC. Especialista em Psicologia da Educação e em Psicopedagogia Institucional e Clínica, ambas as formações pela Faculdade Latino-Americana de Educação - Flated. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Docente do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE) e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (MPPP/UECE).

Jocyelle Cavalcante da Silva, Universidade Paulista-CE

Graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário UniFanor - Campus Dunas. Graduanda em Pedagogia pela Universidade Paulista/CE.

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Publicado

2020-07-15

Como Citar

BRANDENBURG, C.; SILVA MACIEL, J. C. da; BARON, M. V.; COSTA, B. E. P. da; FIALHO, L. M. F.; SILVA, J. C. da. Cartilha educação e saúde no combate a pandemia da (covid-19). Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–35, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i2.3670. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3670. Acesso em: 24 abr. 2024.