Cartilha educação e saúde no combate a pandemia da (covid-19)
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v2i2.3670Palavras-chave:
Educação, Saúde, Aulas presenciais, Covid-19, PrevençãoResumo
Esta cartilha objetiva divulgar orientações relacionadas a educação e saúde acerca da COVID-19 no contexto de uma possível retomada de aulas presenciais em período de pandemia. No atual momento o retorno gradativo às aulas presenciais necessita de um adequado plano político-educacional para minimizar as perdas educacionais. A questão é relevante pois além da necessidade de empregar medidas para reduzir os prejuízos na aprendizagem, também é necessário que este retorno seja realizado com segurança, evitando a disseminação do vírus (SARS Cov 2), uma vez que a COVID-19 apresenta potencial risco à vida. Em conclusão, sugerimos transformações de comportamento nas comunidades escolares, respeitando suas particularidades. Estas modificações devem estar ancoradas a princípios de solidariedade, igualdade, equidade e alteridade para a promoção da saúde e o bem-estar social.
Downloads
Referências
ARAÚJO, R. M.; ESTEVES, M. M. A formação docente, inicial e contínua, para o trabalho com adultos em Portugal: o olhar dos professores. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 18-35, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/121. Acesso em: 30 jun. 2020.
BEGO, A. Políticas públicas e formação de professores sob a perspectiva da racionalidade comunicativa: da ingerência tecnocrata à construção da autonomia profissional. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 3-24, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/98. Acesso em: 12 jun. 2020.
BRASIL, ANVISA -Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Segurança do paciente em serviços de saúde: limpeza e desinfecção de superfícies. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Brasília: Anvisa, 2010.
BRASIL. MEC –Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acessado em: 03/07/2020.
BRASIL, SESU -Secretaria de Educação Superior; SETEC Secretaria de Educação Profissional; Ministério da Educação. Protocolo de biossegurança para retorno das atividades nas Instituições Federais de Ensino. Brasília: MEC, Jul. 2020. Disponível em: https://vps3574.publiccloud.com.br/cartilhabio.pdf. Acessado em: 03/07/2020.
CASA -Centro de atendimento socioeducativo ao adolescente. Manual de higiene, limpeza, desinfecção e esterilização. Fundação Casa. Disponível em: http://justica.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/FCasa_Livreto_Higienizacao_DIGITAL.pdf.pdf. Acessado em: 13/06/2020.
CNS -Conselho Nacional da Saúde. Recomendação N°036, de 11 de maio de 2020. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/recomendacoes-cns/1163-recomendac-a-o-n-036-de-11-de-maio-de-2020. Acessado em: 10/06/2020.
CNSED -Conselho Nacional de Secretários de Educação. Diretrizes para protocolo de retorno às aulas presenciais. CONSED, jun., 2020. Disponível em: https://noticiasconcursos.com.br/educacao/consed-publica-diretrizes-com-orientacoes-sobre-retorno-as-aulas/. Acessado em: 23/06/2020.
CREF20 -Conselhos Regionais de Educação Física. Procedimentos de Reabertura de academias. CREF20, AC/AM/BA/PI/PR/RO/RR/RS/SE/SP, 2020. Disponível em: https://pt.calameo.com/read/00561013726bf191ce5bb. Acessado em: 07/06/2020.
BARON, M. V. et al. Contenção, mitigação e supressão no combate à pandemiado COVID-19: levantamento e análise. Saúde Coletiva (Barueri), v. 10, n. 54. p. 2652-2659, 2020. ISSN: 1806 - 3365. Noprelo.
FANTIN, M. Educação, aprendizagem e tecnologia na pesquisa-formação. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 87-100, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/161. Acesso em: 10 jul. 2020.
FEMA -Federal EmergencyManagement Agency. Cartilha aos pais e alunos plano de prevenção ao coronavírus(COVID-19).Disponível em:http://www.fema.com.br/site/wp-content/uploads/2020/05/CARTILHA-AOS-PAIS-E-ALUNOS-DE-RETORNO-%C3%80S-AULAS.pdf . Acessado em: 22/06/2020.
JARDILINO, J. R.; SAMPAIO, A. M. Desenvolvimento profissional docente: Reflexões sobre política pública de formação de professores. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 180-194, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/848. Acesso em: 02 jul. 2020.
JUNGES, F. C.; KETZER, C.; OLIVEIRA, V. M. Formação continuada de professores: Saberes ressignificadose práticas docentes transformadas. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 3, p. 88-101, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/858. Acesso em: 30 jun. 2020.
MORORÓ, L. A influência da formação continuada na prática docente. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 36-51, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/122. Acesso em: 05 jul. 2020.
OMS –Organização Mundial da Saúde-Brasil. OMS divulga novas diretrizes para enfrentamento da pandemia. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-06/oms-divulga-novas-diretrizes-para-enfrentamento-de-pandemia. Acessado em: 30/06/2020.
SAÚDE/CE -Secretaria da Saúde do Estado do Ceará; Governo do Estado do Ceará. Orientações sobre o uso da água Sanitária. Disponível em: www.saude.ce.gov.brAcessado em: 30/06/2020.
SBP -Sociedade Brasileira de Pediatria. Nota aberta COVID-19 e a Volta às Aulas. 13 de Maio de 2020. Disponível em:<https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/22516b-NA_-_COVID-19_e_a_Volta_as_Aulas.pdf>. Acessado em: 10/06/2020.
SCHERER, G. di L. G. et al. Uso de termografia por infravermelho na detecção de febre e triagem para o covid-19: fundamentos, procedimentos e boas práticas. In: COVID-19 no Brasil: Os Múltiplos Olhares da Ciência para Compreensão e Formas de Enfrentamento. ATENA EDITORA, 2020. No prelo.
SILVA, J. C. Avaliação do Gerenciamento da Informação e da prática pedagógica no ensino-aprendizagem mediante categorias informacionais. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira Contemporânea da Universidade Federal do Ceará. UFC: Fortaleza, 2018. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39073?mode=full. Acesso em: 13 jun. 2020.
SOUSA, N. M.; NASCIMENTO, D. A inclusão escolar e o aluno com síndrome de Down: as adaptações curriculares e a avaliação da aprendizagem. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 3, p. 121-140, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/859. Acesso em: 13 jun. 2020.
TODOS PELA EDUCAÇÃO. O retorno às aulas presenciais no contexto da pandemia na COVID-19. Nota técnica. Todos pela educação: mai, 2020. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/conteudo/educacao-na-pandemia-o-retorno-as-aulas-presenciais-frente-a-Covid-19. Acessado em: 07/06/2020.
UNICEF -Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância; OMS -Organização Mundial da Saúde. Principais Mensagens e Ações para a Prevenção do Coronavírus(COVID-19) em Escolas. UNICEF: mar. 2020. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/relatorios/principais-mensagens-e-acoes-para-prevencao-do-coronavirus-em-escolasAcessado em: 27/06/2020.
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). What are the symptoms of COVID-19?WHO: 17 Apr. 2020. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/question-and-answers-hub/q-a-detail/q-a-coronaviruses#:~:text=symptomsAcessado em: 30/06/2020.
AUTORESFLATICON. Freepikcompanhia Copyright © 2010-2020 FreepikCompanySL. Ícones gratuitos. Disponível em: https://www.flaticon.com/search?word=children%20playing. Acessado em: 06/07/2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Cristine Brandenburg, Jocyana Cavalcante da Silva Maciel, Miriam Viviane Baron, Bartira Ercília Pinheiro da Costa, Lia Machado Fiuza Fialho, Jocyelle Cavalcante da Silva (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.