Inclusão no ensino superior: um desafio para a docência
Palavras-chave:
Inclusão, Ensino Superior, Processo educacionalResumo
Esta pesquisa teve como objetivo revisar as publicações nacionais acerca da inclusão no ensino superior. Foi realizada, no primeiro semestre de 2020, uma pesquisa exploratória, analítica, do tipo bibliográfica, com abordagem qualitativa. Após a leitura do material bibliográfico corpus deste trabalho, categorizou-se os estudos conforme as temáticas abordadas em: (a) Formação e qualificação docente; (b) Experiência docente com alunos com deficiência e (c) Conhecimento sobre educação especial/inclusiva. Conclui-se, com esse estudo, que todos os atores sociais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem precisam conhecer a temática da inclusão, que é, atualmente, marcante no ensino superior, inclusive via processos de regulação e avaliação de cursos e instituições.
Downloads
Referências
ANTUNES, Ana Pereira et al. Inclusão no Ensino Superior: Percepções de Professores em uma Universidade Portuguesa. Psicol. pesq., Juiz de Fora, v. 7, n. 2, p. 140-150, dez. 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-
&lng=pt&nrm=isso.
Acesso em 11 fev. 2020.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 12 out. 2020
CASTANHO, Denise Molon; FREITAS, Soraia Napoleão. Inclusão e prática docente no ensino superior. Revista Educação Especial, n. 27, p. 93-99, 2006. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X4350. Acesso em: 30 mar. 2020.
MOREIRA, L.C.; BOLSANELLO, M.A.; SEGER, R.G. (2011) Ingresso e permanência na Universidade: alunos com deficiências em foco. Educar em Revista, (41), 125-143. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_artte
xt&pid=S0104-40602011000300009. Acesso em: 11 out. 2020
MULLER T. M. P.; GLAT, R. Uma professora muito especial: questões atuais de educação especial. Viveiros de Castro, 1999.
POKER, Rosimar Bortolini; VALEMTIM, Fernanda Oscar Dourado e GARLA, Isadora Almeida. Inclusão no ensino superior: a percepção de docentes de uma instituição pública do interior do estado de São Paulo. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pee/v22nspe/2175-3539-pee-22-spe-127.pdf. Acesso em: 18 fev. 2020.
SOUZA, L.M. (2008). A inclusão de alunos com deficiência na Universidade Federal do Piauí: concepções de professores. Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI.
TAKEMOTO, Cristiane de Moura Leite. A Inclusão e o Ensino Superior. Disponível em: https://www.faesa.br/revistas/revistas/2007/2007_artigo7.pdf. Acesso em: 10 Mai. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Amanda Thássya Ferreira Félix Pompeu Arruda, Eveline Lima de Castro, Raquel Figueiredo de Barreto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.