Inclusão no ensino superior: um desafio para a docência

Autores

Palavras-chave:

Inclusão, Ensino Superior, Processo educacional

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo revisar as publicações nacionais acerca da inclusão no ensino superior. Foi realizada, no primeiro semestre de 2020, uma pesquisa exploratória, analítica, do tipo bibliográfica, com abordagem qualitativa. Após a leitura do material bibliográfico corpus deste trabalho, categorizou-se os estudos conforme as temáticas abordadas em: (a) Formação e qualificação docente; (b) Experiência docente com alunos com deficiência e (c) Conhecimento sobre educação especial/inclusiva. Conclui-se, com esse estudo, que todos os atores sociais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem precisam conhecer a temática da inclusão, que é, atualmente, marcante no ensino superior, inclusive via processos de regulação e avaliação de cursos e instituições.

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Biografia do Autor

Amanda Thássya Ferreira Félix Pompeu Arruda, Centro Universitário Estácio do Ceará

Professora e Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Estácio do Ceará - Unidade Parangaba. Possui experiência nas áreas: Contábil, Fiscal, Auditoria, Gestão, Docência e Treinamentos in company. Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (2016); pós-graduada em Gestão Financeira e Controladoria (MBA) e Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade Integrada do Ceará (2007).

Eveline Lima de Castro, Centro Universitário Estácio do Ceará

Professora e Coordenadora do Curso de Direito do Centro Universitário Estácio do Ceará - Unidade Parangaba. Possui experiência nas áreas: Cível, Consumerista, Família, Gestão e Docência. Possui Graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (2004), Especialização em Direito e Processo Tributário (UNIFOR, 2007), Direito Constitucional (UNIDERP, 2011), Direito e Processo do Trabalho, com Formação para o Magistério Superior (UNIDERP, 2011) e Educação Superior Jurídica (UNIDERP, 2013) e Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos (UECE, 2017).

Raquel Figueiredo de Barreto, Centro Universitário Unifanor

Professora do Centro Universitário Fanor (UNIFANOR). Possui graduação em Letras (2001) e Especialização em Ensino de Língua Portuguesa (2005) pela Universidade Estadual do Ceará, Mestrado em Saúde Coletiva (2008) pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

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Publicado

2020-07-10

Como Citar

Arruda, A. T. F. F. P., Castro, E. L. de, & Barreto, R. F. de. (2020). Inclusão no ensino superior: um desafio para a docência: . Ensino Em Perspectivas, 1(2), 1–6. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4534

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