Gestão pública da educação infantil: o trabalho coletivo em benefício de um ensino significativo

Autores

Palavras-chave:

Gestão, Pública, Educação, Infantil

Resumo

O presente artigo científico tem a proposta de desenvolver um estudo teórico sobre a gestão pública escolar na Educação Infantil, como uma forma de ter contato com as teorias que abordam a importância de tal setor em realizar um trabalho coletivo que favoreça o ensino e o desenvolvimento das crianças. A pesquisa buscou construir um objeto que promova a discussão referente ao papel do gestor em oferecer um ambiente que possa cooperar com os demais profissionais e a mobilizar um conjunto de atividades para se atingir um resultado significativo. A metodologia tem como base a revisão bibliográfica, que abrange um conjunto de autores e de profissionais, sendo eles: Alves (2011); Bassi (2011); Campos (2008); Duarte (2012); Grisa (2012); Haje (2017). A importância de citar o assunto é um modo de refletir que a administração não é feito apenas no ato de gerir o recurso e o sistema burocrático, mas que envolvem métodos, planejamento e organização, como a socialização das tarefas que possibilitam criar um espaço que contribuam com a relação entre os agentes e a elaborar práticas inovadoras. Portanto, analisou-se que o gestor deve atuar de acordo com as necessidades da instituição, devendo considerar a realidade, as mudanças sociais e os desafios existentes na sala de aula.

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Biografia do Autor

Benjamim Machado de Oliveira Neto, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Graduando em Administração Pública pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. Bacharel no curso de Direito pela Faculdade Católica Rainha do Sertão - UNICATÓLICA. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Especialista em Gestão e Coordenação Escolar pela Faculdade Kurios. Pós-Graduado em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Kurios. Educador. Pesquisador. Escritor. Consultor Acadêmico, Pedagógico e Psicopedagógico.

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Publicado

2020-01-10

Como Citar

Oliveira Neto, B. M. de. (2020). Gestão pública da educação infantil: o trabalho coletivo em benefício de um ensino significativo. Ensino Em Perspectivas, 1(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4525