Bd. 7 Nr. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática

Veröffentlicht: 2020-08-02

Editorial

  • EDITORIAL EDIÇÃO ESPECIAL - IV SCHM

    Ana Carolina Costa Pereira
    01-07
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.3554

Artigos do IV SCHM

  • PAPPUS DE ALEXANDRIA CONTRIBUIÇÕES À MATEMÁTICA

    Lucicleia Chagas Magno, Miguel Chaquiam, Ruan Wenderson De Oliveira Sousa
    08-17
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2752
  • SÓLIDOS GEOMÉTRICOS DESCARTES E A HOMOGENEIDADE

    Liliane Silva Nascimento COELHO, Edna Machado da Silva, Miguel Chaquiam
    18-30
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2833
  • ASPECTOS HISTÓRICOS DO RIGOR NA CONCEPÇÃO DE INTEGRAL

    Artur Rezzieri Gambera
    31-43
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2763
  • ÁLGEBRA E ARITMÉTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE 1879 A 1995 UMA POSSÍVEL ABORDAGEM USANDO GEOMETRIA

    Nickson Deyvis da Silva Correia, Viviane de Oliveira Santos
    44-56
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2811
  • AS CONTRIBUIÇÕES DE MAURÍCIO PEIXOTO PARA A MATEMÁTICA BRASILEIRA

    DIANARA FIGUEIRÊDO FREIRE, ANTONIO JOSÉ MELO DE QUEIROZ
    57-66
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2854
  • UM PRIMEIRO OLHAR SOBRE A RECONSTRUÇÃO DO INSTRUMENTO JACENTE NO PLANO DE PEDRO NUNES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

    Francisco Wagner Soares Oliveira
    67-79
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2868
  • UMA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DAS TÉCNICAS DA TRANSFORMADA INTEGRAL CLÁSSICA (CITT) E GENERALIZADA (GITT) ASPECTOS INICIAIS

    Reynaldo D'Alessandro Neto
    80-92
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2613
  • A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O LÚDICO PEDAGÓGICO NA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA

    Denise Aparecida Enes Ribeiro
    93-104
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2820
  • AMALIE EMMY NOETHER A PRESENÇA MATEMÁTICA FEMININA NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

    Maria Helena de Andrade, Rannyelly Rodrigues de Oliveira
    105-116
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2834
  • APORTE PARA FOMENTO DE ATIVIDADES-HISTÓRICAS-COM-TECNLOGIA ESSÊNCIA E ENCAMINHAMENTOS PARA PRODUÇÃO DA LINHA DO TEMPO EM GEOMETRIA

    Anna Beatriz de Andrade Gomes, Giselle Costa de Sousa
    117-125
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2815
  • O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

    Gisele Pereira Oliveira
    126-138
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2860
  • ENSINO DA REGRA DE TRÊS A PROPOSIÇÃO CINCO DO LIBER QUADRATORUM COMO UM CONTEXTO PRÓPRIO DE ESTUDO EM MATEMÁTICA

    DENIVALDO PANTOJA DA SILVA, José dos Santos Guimarães Filho
    139-147
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2830
  • A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM APLICAÇÕES DE CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA REFLEXÕES DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE CRATEÚS-CE

    Edina Carla de Sousa de Mesquita, Vanessa Araújo Sales
    148-157
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2837
  • O O LEGADO DE PETRUS RAMUS E O TRATADO VIA REGIA AD GEOMETRIAM

    Francisco Hemerson Brito da Silva, Ana Carolina Costa Pereira
    158-169
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.3297
  • ALGUNS ASPECTOS CONTEXTUAIS DA RÉGUA E DO ESQUADRO DE CARPINTEIRO NO TRATADO A BOOKE NAMED TECTONICON (1556) DE LEONARD DIGGES

    Sabrina de Sousa Paulino, Carlos Ferreira Argemiro Filho, Ana Carolina Costa Pereira
    170-180
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2838
  • A EVOLUÇÃO DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR

    Diego de Freitas Lira, João Victor Lima Fernandes
    181-189
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2859
  • O CONCEITO DE CORPOS REGULARES EM ALGUNS LIVROS DIDÁTICOS E SUA RELAÇÃO COM O TRATADO DE DIVINA PROPORTIONE (1509)

    Alison Sousa da Silva
    190-201
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2968
  • A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA DESENCADEANDO REFLEXÕES NO ENSINO DE FRAÇÕES

    Isaura Aparecida Torse de Almeida
    202-210
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2754
  • AL-KASHI E KAZI-ZADE AR-RUMI DESVENDANDO A RELAÇÃO ENTRE ELES ATRAVÉS DE DUAS CARTAS

    Kaline França Andrade, ANA PAULA PEREIRA DO NASCIMENTO SILVA
    211-220
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i21.2867
  • ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E AS CONTRIBUIÇÕES DA TORRE DE HANÓI NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO EXPONENCIAL

    Raul Gomes Antunes, Lucas Ruan dos Santos Cardoso, João Batista Rodrigues da Silva
    221-232
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2791
  • A ESPIRAL DE TESLA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO

    ELAINE de Sousa TEODOSIO
    233-240
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2930
  • HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA REVISITANDO OS ARTIGOS DE LIMA (2019)

    Jessie Heveny Saraiva, Miguel Chaquiam
    241-252
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2793
  • A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA DE ENSINO DE GEOMETRIA PLANA ÁREA E PERÍMETRO ÁREA E PERÍMETRO

    Bruno Rodrigues Costa, Selma Machado, Alessandra Quaresma
    253-265
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2849
  • O PERCURSO PROFISSIONAL DE MANFREDO PERDIGÃO DO CARMO E A GEOMETRIA DIFERENCIAL NO BRASIL

    Antonio José Melo de Queiroz
    266-276
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2819
  • RESOLUÇÃO GEOMÉTRICA PARA EQUAÇÕES QUADRÁTICAS NA VISÃO DE ABD AL-HAMID IBN TURK (SÉCULO IX) O CASO EM QUE  < 0

    Jéssica Targino Muniz, Giselle Costa de Sousa, Gabriela Lucheze de Oliveira
    277-288
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2821
  • WILLIAM OUGHTRED (1574-1660) NO CONTEXTO DO SÉCULO XVII TRATADOS E O ENSINO DE MATEMÁTICA

    Verusca Batista Alves
    289-300
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.3558
  • ALGUNS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS QUE EMERGEM DA FABRICAÇÃO DA BALHESTILHA QUE SE ENCONTRA NO DOCUMENTO CHRONOGRAPHIA, REPORTORIO DOS TEMPOS...

    Antonia Naiara De Sousa Batista
    301-311
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2856
  • ALGUMAS CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE A OBRA THE GROUND OF ARTES, DE ROBERT RECORDE

    Isabelle Coelho da Silva, Fumikazu Saito
    312-322
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2816
  • UM ESTUDO SOBRE A OPERAÇÃO DA DIVISÃO DOS NÚMEROS CONTIDA NO TRAITÉ DE GERBERT NA VERSÃO DE 1843

    Suziê Maria de Albuquerque
    323-334
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2870
  • TEOREMA DE PTOLOMEU HISTÓRIA, DEMONSTRAÇÃO E VALIDAÇÃO VIA GEOGEBRA

    Giancarlo Secci de Souza Pereira, João Nazareno Pantoja Corrêa, Cristiane Ruiz Gomes
    335-346
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2841
  • ESTUDO DA ÁLGEBRA O DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DA FORMALIZAÇÃO SIMBÓLICA

    Elieudo Nogueira Silva, Ana Cristina de Souza Lima, Tamara Sued Pinheiro de Oliveira
    347-356
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2851
  • A INCORPORAÇÃO DA RÉGUA DE CÁLCULO NO ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO ATRAVÉS DA SUA CONSTRUÇÃO E DO SEU MANUSEIO

    Andressa Gomes dos Santos, Ana Carolina Costa Pereira
    357-369
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2827
  • MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO BRASIL UMA RENOVAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS DÉCADAS DE 1960 A 1980

    Elciane de Jesus Santos
    370-379
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2846
  • SOBRE A DIVULGAÇÃO DO SISTEMA INDO-ARÁBICO NA EUROPA NO SÉCULO XIII

    José dos Santos Guimarães Filho, João Cláudio Brandemberg
    380-391
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2843
  • INFORMAÇÕES HISTÓRICAS DO CÓDICE ATLÂNTICO DE LEONARDO DA VINCI MOBILIZADAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Jeová Pereira Martins, Iran Abreu Mendes
    392-405
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.3458
  • O USO DE UBPs EM FONTES HISTÓRICAS APLICAÇÕES NO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

    Daniele Esteves Pereira, RAMOM GIL
    406-417
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2955
  • EPISÓDIOS HISTÓRICOS POTENCIALMENTE RICOS PARA ATIVIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA

    Rosangela Araújo da Silva, Severino Carlos Gomes, Bernadete Morey
    418-426
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2823
  • CARL FRIEDRICH GAUSS CONTRIBUIÇÕES MATEMÁTICAS

    Rannyelly Rodrigues de Oliveira, Maria Helena de Andrade
    427-439
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2844
  • NÚMEROS IRRACIONAIS IRRACIONALIDADE E INCOMENSURABILIDADE

    Francisco Ellivelton Barbosa, Damião Macêdo de Sousa, Maria Irilene Alves dos Santos
    440-450
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2861
  • A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Juciane de Sousa, Andréia Nunes dos Santos
    451-458
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2832
  • EQUAÇÕES QUADRÁTICAS UMA NOVA FÓRMULA RESOLUTIVA COM UMA PROPOSTA DIDÁTICA

    Fabius Bonnet
    459-464
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.3559