Zum Inhalt springen
Zur Hauptnavigation springen
Zur Fußzeile springen
Open Menu
Início
Aktuelle Ausgabe
Archiv
Redaktion
Über die Zeitschrift
Einreichungen
Kontakt
Mitteilungen
Suchen
Registrieren
Einloggen
Home
/
Archiv
/
Bd. 7 Nr. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática
Bd. 7 Nr. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática
Veröffentlicht:
2020-08-02
Editorial
EDITORIAL
EDIÇÃO ESPECIAL - IV SCHM
Ana Carolina Costa Pereira
01-07
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.3554
Artigos do IV SCHM
PAPPUS DE ALEXANDRIA
CONTRIBUIÇÕES À MATEMÁTICA
Lucicleia Chagas Magno, Miguel Chaquiam, Ruan Wenderson De Oliveira Sousa
08-17
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2752
SÓLIDOS GEOMÉTRICOS
DESCARTES E A HOMOGENEIDADE
Liliane Silva Nascimento COELHO, Edna Machado da Silva, Miguel Chaquiam
18-30
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2833
ASPECTOS HISTÓRICOS DO RIGOR NA CONCEPÇÃO DE INTEGRAL
Artur Rezzieri Gambera
31-43
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2763
ÁLGEBRA E ARITMÉTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE 1879 A 1995
UMA POSSÍVEL ABORDAGEM USANDO GEOMETRIA
Nickson Deyvis da Silva Correia, Viviane de Oliveira Santos
44-56
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2811
AS CONTRIBUIÇÕES DE MAURÍCIO PEIXOTO PARA A MATEMÁTICA BRASILEIRA
DIANARA FIGUEIRÊDO FREIRE, ANTONIO JOSÉ MELO DE QUEIROZ
57-66
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2854
UM PRIMEIRO OLHAR SOBRE A RECONSTRUÇÃO DO INSTRUMENTO JACENTE NO PLANO DE PEDRO NUNES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Francisco Wagner Soares Oliveira
67-79
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2868
UMA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DAS TÉCNICAS DA TRANSFORMADA INTEGRAL CLÁSSICA (CITT) E GENERALIZADA (GITT)
ASPECTOS INICIAIS
Reynaldo D'Alessandro Neto
80-92
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2613
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O LÚDICO PEDAGÓGICO NA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
Denise Aparecida Enes Ribeiro
93-104
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2820
AMALIE EMMY NOETHER
A PRESENÇA MATEMÁTICA FEMININA NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
Maria Helena de Andrade, Rannyelly Rodrigues de Oliveira
105-116
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2834
APORTE PARA FOMENTO DE ATIVIDADES-HISTÓRICAS-COM-TECNLOGIA
ESSÊNCIA E ENCAMINHAMENTOS PARA PRODUÇÃO DA LINHA DO TEMPO EM GEOMETRIA
Anna Beatriz de Andrade Gomes, Giselle Costa de Sousa
117-125
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2815
O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Gisele Pereira Oliveira
126-138
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2860
ENSINO DA REGRA DE TRÊS
A PROPOSIÇÃO CINCO DO LIBER QUADRATORUM COMO UM CONTEXTO PRÓPRIO DE ESTUDO EM MATEMÁTICA
DENIVALDO PANTOJA DA SILVA, José dos Santos Guimarães Filho
139-147
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2830
A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM APLICAÇÕES DE CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
REFLEXÕES DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE CRATEÚS-CE
Edina Carla de Sousa de Mesquita, Vanessa Araújo Sales
148-157
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2837
O O LEGADO DE PETRUS RAMUS E O TRATADO VIA REGIA AD GEOMETRIAM
Francisco Hemerson Brito da Silva, Ana Carolina Costa Pereira
158-169
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.3297
ALGUNS ASPECTOS CONTEXTUAIS DA RÉGUA E DO ESQUADRO DE CARPINTEIRO NO TRATADO A BOOKE NAMED TECTONICON (1556) DE LEONARD DIGGES
Sabrina de Sousa Paulino, Carlos Ferreira Argemiro Filho, Ana Carolina Costa Pereira
170-180
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2838
A EVOLUÇÃO DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Diego de Freitas Lira, João Victor Lima Fernandes
181-189
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2859
O CONCEITO DE CORPOS REGULARES EM ALGUNS LIVROS DIDÁTICOS E SUA RELAÇÃO COM O TRATADO DE DIVINA PROPORTIONE (1509)
Alison Sousa da Silva
190-201
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2968
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA DESENCADEANDO REFLEXÕES NO ENSINO DE FRAÇÕES
Isaura Aparecida Torse de Almeida
202-210
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2754
AL-KASHI E KAZI-ZADE AR-RUMI
DESVENDANDO A RELAÇÃO ENTRE ELES ATRAVÉS DE DUAS CARTAS
Kaline França Andrade, ANA PAULA PEREIRA DO NASCIMENTO SILVA
211-220
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i21.2867
ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E AS CONTRIBUIÇÕES DA TORRE DE HANÓI NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO EXPONENCIAL
Raul Gomes Antunes, Lucas Ruan dos Santos Cardoso, João Batista Rodrigues da Silva
221-232
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2791
A ESPIRAL DE TESLA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO
ELAINE de Sousa TEODOSIO
233-240
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2930
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA
REVISITANDO OS ARTIGOS DE LIMA (2019)
Jessie Heveny Saraiva, Miguel Chaquiam
241-252
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2793
A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA DE ENSINO DE GEOMETRIA PLANA ÁREA E PERÍMETRO
ÁREA E PERÍMETRO
Bruno Rodrigues Costa, Selma Machado, Alessandra Quaresma
253-265
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2849
O PERCURSO PROFISSIONAL DE MANFREDO PERDIGÃO DO CARMO E A GEOMETRIA DIFERENCIAL NO BRASIL
Antonio José Melo de Queiroz
266-276
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2819
RESOLUÇÃO GEOMÉTRICA PARA EQUAÇÕES QUADRÁTICAS NA VISÃO DE ABD AL-HAMID IBN TURK (SÉCULO IX)
O CASO EM QUE < 0
Jéssica Targino Muniz, Giselle Costa de Sousa, Gabriela Lucheze de Oliveira
277-288
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2821
WILLIAM OUGHTRED (1574-1660) NO CONTEXTO DO SÉCULO XVII
TRATADOS E O ENSINO DE MATEMÁTICA
Verusca Batista Alves
289-300
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.3558
ALGUNS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS QUE EMERGEM DA FABRICAÇÃO DA BALHESTILHA QUE SE ENCONTRA NO DOCUMENTO CHRONOGRAPHIA, REPORTORIO DOS TEMPOS...
Antonia Naiara De Sousa Batista
301-311
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2856
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE A OBRA THE GROUND OF ARTES, DE ROBERT RECORDE
Isabelle Coelho da Silva, Fumikazu Saito
312-322
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2816
UM ESTUDO SOBRE A OPERAÇÃO DA DIVISÃO DOS NÚMEROS CONTIDA NO TRAITÉ DE GERBERT NA VERSÃO DE 1843
Suziê Maria de Albuquerque
323-334
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2870
TEOREMA DE PTOLOMEU
HISTÓRIA, DEMONSTRAÇÃO E VALIDAÇÃO VIA GEOGEBRA
Giancarlo Secci de Souza Pereira, João Nazareno Pantoja Corrêa, Cristiane Ruiz Gomes
335-346
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2841
ESTUDO DA ÁLGEBRA
O DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DA FORMALIZAÇÃO SIMBÓLICA
Elieudo Nogueira Silva, Ana Cristina de Souza Lima, Tamara Sued Pinheiro de Oliveira
347-356
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2851
A INCORPORAÇÃO DA RÉGUA DE CÁLCULO NO ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO ATRAVÉS DA SUA CONSTRUÇÃO E DO SEU MANUSEIO
Andressa Gomes dos Santos, Ana Carolina Costa Pereira
357-369
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2827
MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO BRASIL
UMA RENOVAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS DÉCADAS DE 1960 A 1980
Elciane de Jesus Santos
370-379
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2846
SOBRE A DIVULGAÇÃO DO SISTEMA INDO-ARÁBICO NA EUROPA NO SÉCULO XIII
José dos Santos Guimarães Filho, João Cláudio Brandemberg
380-391
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2843
INFORMAÇÕES HISTÓRICAS DO CÓDICE ATLÂNTICO DE LEONARDO DA VINCI MOBILIZADAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Jeová Pereira Martins, Iran Abreu Mendes
392-405
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.3458
O USO DE UBPs EM FONTES HISTÓRICAS
APLICAÇÕES NO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
Daniele Esteves Pereira, RAMOM GIL
406-417
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2955
EPISÓDIOS HISTÓRICOS POTENCIALMENTE RICOS PARA ATIVIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
Rosangela Araújo da Silva, Severino Carlos Gomes, Bernadete Morey
418-426
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2823
CARL FRIEDRICH GAUSS
CONTRIBUIÇÕES MATEMÁTICAS
Rannyelly Rodrigues de Oliveira, Maria Helena de Andrade
427-439
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2844
NÚMEROS IRRACIONAIS
IRRACIONALIDADE E INCOMENSURABILIDADE
Francisco Ellivelton Barbosa, Damião Macêdo de Sousa, Maria Irilene Alves dos Santos
440-450
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2861
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Juciane de Sousa, Andréia Nunes dos Santos
451-458
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2832
EQUAÇÕES QUADRÁTICAS
UMA NOVA FÓRMULA RESOLUTIVA COM UMA PROPOSTA DIDÁTICA
Fabius Bonnet
459-464
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.3559
tamanhoFont
A+
A
A-
Informationen
Für Leser/innen
Für Autor/innen
Für Bibliothekar/innen
Sprache
Deutsch
English
Español (España)
Italiano
Português (Brasil)
Schlagworte
##plugins.blocks.mostRead.settings.blockTitle##
ESTUDO DA ÁLGEBRA
2079
A MATEMÁTICA DE RENÉ DESCARTES
1809
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO BRASIL:Principais marcos da evolução da pesquisa cientifica matemática no Brasil.
1796
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO
1796
Dominó
1630
CARL FRIEDRICH GAUSS
1496
MÉTODO ALTERNATIVO DE MULTIPLICAÇÃO CHINÊS
1367
Função Quadrática e área máxima de retângulo em livros didáticos do Ensino Médio
1313
Estágio Supervisionado em ensino de Matemática: um relato de experiência na Educação de Jovens e Adultos
1301
A matemática utilizada no cotidiano do trabalhador rural: o cultivo de cheiro verde na agricultura familiar
1179
TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
1077
A Teoria do Flow como promotora motivacional para estudantes com ansiedade matemática
1002
Storytelling como uma metodologia ativa no ensino de Matemática
916
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
887
DOS LOGARITMOS DE NAPIER À MAIS BELA DE TODAS AS FÓRMULAS
840
HISTÓRIA DA REPRESENTAÇÃO DOS NÚMEROS NA FORMA DECIMAL
785
MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO BRASIL
750
Registros de relatórios finais de estágio supervisionado
747
Resolução de Problemas como estratégia de ensino-aprendizagem de Matemática
736
Resolução de Problemas: Concepções de Polya e a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação
680