A EVOLUÇÃO DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR

  • Diego de Freitas Lira Universidade Federal Rural do Semi-Árido-UFERSA
  • João Victor Lima Fernandes

Resumo

O curso de Matemática proporciona caminhos para que o profissional esteja apto a lecionar e, com isso, melhorar a educação nacional. Por sua vez, a grade curricular adapta-se de acordo com a necessidade, isto é, sua evolução é proporcional ao progresso do ensino. Para uma pesquisa mais direcionada, a ascensão da grade no curso de Licenciatura Plena em Matemática na Universidade Estadual do Ceará tem seu destaque, também, na formação do professor, cujo objetivo geral é apresentar a importância da disciplina História da Matemática para a formação do professor e, como objetivos específicos, mostrar a evolução da matriz curricular da UECE em prol da formação do professor e anunciar a importância dessa mudança para a educação matemática. O tipo de pesquisa metodológica foi descritivo e a análise do conteúdo, interpretativa. Já a fonte de pesquisa deu-se através do levantamento de material bibliográfico e documental sobre o tema, onde a coleta de dados teve como levantamento de dados qualitativa, bibliográfica e documental. Assim, através da História da Matemática e seu desenvolvimento, percebe-se quão importante é esta disciplina na formação do professor, por entender sua origem e nortear seu aperfeiçoamento para com o ensino e que, de forma contextual, no ano de 1998, houve uma separação da Matemática na área de Ciências na UECE e que somente em 2008 a disciplina História da Matemática entrou como obrigatória. Por mais que sua inclusão tenha sido, relativamente, tardia na grade curricular de Matemática, tem-se como propósito a ampliação do curso como forma de aperfeiçoar o conhecimento no caráter docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

LUCHETTA, Valéria Ostete Jannis. Antigo sistema de numeração. Disponível em: <http://www.matematica.br/historia/numeracao.html> Acesso em 12 dez 2019

MOL, Rogério S., Introdução à História da Matemática. Disponível em: < http://www.mat.ufmg.br/ead/wpcontent/uploads/2016/08/introducao_a_historia_da_matematica.pdf > Acesso em 12 dez 2019

MONTEIRO. Rachel Rachelly Matos et al. História dos cursos de Licenciatura da Uece. III Congresso Nacional de Educação. Disponível em: < http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID901_09082016183520.pdf> Acesso em 12 dez 2019.

OLIVEIRA, Vanessa Castro de et al. A história da matemática e o processo de ensino aprendizagem. XX Encontro Regional de Estudantes de Matemática da Região Sul, 2014. Disponível em: < https://eventos.unipampa.edu.br/eremat/files/2014/12/PO_oliveira_00971876070.pdf> Acesso em 14 dez 2019.

SAKAMOTO, Cleusa K.; SILVEIRA, Isabel O. Como fazer projetos de iniciação científica. São Paulo: Paulus, 2014.

UECE - Universidade Estadual do Ceará. Curso de Matemática da Uece completa 66 anos. Disponível em: < http://www.uece.br/noticias/curso-de-matematica-da-uece-completa-66-anos/> Acesso em 13 dez 2019.

UECE - Universidade Estadual do Ceará. Grade de curso. Disponível em: <http://www.uece.br/prograd/index.php/cursos-de-graduacao/presenciais > Acesso em 13 dez 2019.

UECE - Universidade Estadual do Ceará. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em Matemática. Fortaleza: UECE, 2007.

UECE - Universidade Estadual do Ceará. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em Matemática. Fortaleza: UECE, 2018.

Publicado
2020-07-12
Como Citar
LIRA, D.; FERNANDES, J. V. A EVOLUÇÃO DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 7, n. 20, p. 181-189, 12 jul. 2020.