WILLIAM OUGHTRED (1574-1660) NO CONTEXTO DO SÉCULO XVII

TRATADOS E O ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.3558

Palavras-chave:

William Oughtred;, Século XVII;, Tratados;, Ensino de Matemática;

Resumo

Na constituição de pesquisas que visem articular a história com o ensino de matemática, é comum encontrar estudos sobre personalidades específicas, que foram consideradas marcos históricos quando se trata de alguns conteúdos matemáticos. Isso é fruto da vertente tradicional que ainda ocupa a maioria dos escritos históricos. Com isso, alguns personagens como William Oughtred, parecem ter sido esquecidos ou, pelo menos, não terem recebido uma atenção adequada em relação as suas contribuições para o desenvolvimento de tópicos relacionados as matemáticas e o ensino. Tendo em vista que no Brasil ainda há poucos estudos sobre ele, esse artigo intenta descrever a relação dos três principais tratados de William Oughtred com o ensino das matemáticas no século XVII. Para isso, a pesquisa se constituiu como qualitativa e seu aporte foi de base bibliográfica e documental. Assim, teve-se como principais materiais de estudo, textos de uma rede histórica, publicados por William Oughtred, tais como, Clavis Matematicae, Trigonometrie, The Circles of Proportion and the Horizontal Instrvment, dentre outros. A partir disso, nota-se que, naquele período, as obras de William Oughtred foram bastante respeitadas e influenciaram os estudiosos da época. Além disso, apesar de não apresentar nenhum documento a respeito disso, Oughtred tinha uma “ideia didático-pedagógica” de como ensinar matemática e isso é evidenciado através da forma como suas obras foram organizadas. Desse modo, pode-se dizer que os registros de Oughtred, tratados sob uma perspectiva historiográfica atualizada, podem ser incorporados em uma rede de ideias que auxiliam no entendimento a respeito da construção de conhecimentos matemáticos, colaborando para o desenvolvimento de pesquisas que tratem do ensino de matemática.

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Biografia do Autor

Verusca Batista Alves, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE/2020). Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/2017), faz parte do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Matemática, Educação Matemática, Instrumentos Históricos para o ensino, em específico a Régua de Cálculo Circular, Formação de Professores e Ensino de Matemática.

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Publicado

2021-06-05

Como Citar

ALVES, V. B. WILLIAM OUGHTRED (1574-1660) NO CONTEXTO DO SÉCULO XVII: TRATADOS E O ENSINO DE MATEMÁTICA. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 7, n. 20, p. 289–300, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v7i20.3558. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/3558. Acesso em: 22 dez. 2024.

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