O CONCEITO DE CORPOS REGULARES EM ALGUNS LIVROS DIDÁTICOS E SUA RELAÇÃO COM O TRATADO DE DIVINA PROPORTIONE (1509)

  • Alison Sousa da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
Palavras-chave: Poliedros regulares, Livro didático, Luca Pacioli, De Divina Proportione, História da matemática

Resumo

No ensino de geometria espacial, tanto na educação básica quanto no ensino superior, os corpos regulares, também conhecidos como poliedros regulares, compõem um conteúdo que faz parte da grade curricular formativa desses níveis. No que se refere à sua definição, o vigésimo quinto capítulo do tratado De Divina Proportione, escrito pelo frade italiano Luca Pacioli (1447-1517) e publicado em 1509, apresenta elementos pouco usuais no conceito de corpos regulares, a saber: o emprego dos ângulos superficiais e ângulos sólidos; cujas definições são advindas da obra de Euclides, Os Elementos. Nesses parâmetros, o presente estudo tem por objetivo conhecer como está proposta a definição de poliedros regulares em alguns livros didáticos aprovados no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) para o triênio 2018-2020, articulando com os conceitos propostos no tratado De Divina Proportione. Para isso, foi utilizada uma metodologia qualitativa de cunho bibliográfico e documental, tendo como principal critério, a definição de corpos regulares expostas nos livros didáticos escolhidos, para que, posteriormente, sejam estabelecidas relações conceituais envolvendo a obra estudada. Com a realização desse estudo, percebe-se que os livros didáticos indicados se utilizam de escassas informações históricas referentes à geometria espacial, em particular sobre o conceito de corpos regulares, as quais, na sua maioria, se resumem a dados biográficos sobre certos matemáticos. Na intenção de colaborar na redução dessa ausência, se fazem necessários estudos que possibilitem estreitar as relações entre a história e o ensino de matemática, contribuindo na formação de professores de matemática e, consequentemente, de seus alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALENCAR, Alexsandro Coelho. Uma análise discursiva sobre a História da Matemática presente no livro didático de Matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 5, n. 14, p.299-310, 27 ago. 2018. Número Especial - III Seminário Cearense de História da Matemática. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/248/193. Acesso em: 20 dez. 2019.

BALESTRI, Rodrigo. Matemática: interação e tecnologia. 2. ed. São Paulo: Leya, 2016. 3 v.

BERTATO, Fabio Maia. A "De Divina Proportione" de Luca Pacioli: tradução anotada e comentada. Campinas: UNICAMP, 2010. 56 v. Coleção CLE.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC, 1998.

CHAVANTE, Eduardo; PRESTES, Diego. Quadrante matemática. São Paulo: SM, 2016. 3 v.

DANTE, Luiz Roberto. Matemática: contexto e aplicações. 3. ed. São Paulo: Ática, 2016. 3 v.

EUCLIDES. Os Elementos. São Paulo: UNESP, 2009. Tradução e introdução de Irineu Bicudo.

IEZZI, Gelson et al. Matemática: ciência e aplicações. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2016. 3 v.

LEONARDO, Fábio Martins de (ed.). Conexões com a matemática. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2016. 3 v.

OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares; SOUSA, Ana Cláudia Gouveia de. O Livro didático e a história no ensino de matemática: limitações e possibilidades. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 5, n. 13, p.16-27, 01 jun. 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/21/36. Acesso em: 20 dez. 2019.

PAIVA, Manoel. Matemática: Paiva. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2015. 3 v.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SOUZA, Joamir; GARCIA, Jacqueline. #Contato matemática. São Paulo: FTD, 2016. 3 v.

Publicado
2020-07-12
Como Citar
SILVA, A. O CONCEITO DE CORPOS REGULARES EM ALGUNS LIVROS DIDÁTICOS E SUA RELAÇÃO COM O TRATADO DE DIVINA PROPORTIONE (1509). Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 7, n. 20, p. 190-201, 12 jul. 2020.