A INCORPORAÇÃO DA RÉGUA DE CÁLCULO NO ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO ATRAVÉS DA SUA CONSTRUÇÃO E DO SEU MANUSEIO

  • Andressa Gomes dos Santos Uece
  • Ana Carolina Costa Pereira
Palavras-chave: Ensino de multiplicação; Régua de Cálculo Linear; História da matemática

Resumo

A história da matemática vem sendo discutida em pesquisas de vertente historiográfica atualizada, como uma fornecedora de meios potencialmente didáticos para o ensino de Matemática. Dentre os diversos recursos que ela pode oferecer, podemos citar os instrumentos matemáticos, especialmente, os elaborados nos séculos XVI e XVII. Dessa forma, a Régua de Cálculo Linear, desenvolvida por William Oughtred (1574 – 1660), é uma opção de recurso histórico que pode ser utilizado no ensino de Matemática. Esse instrumento auxilia em operações aritméticas como multiplicação e divisão, usando princípios dos logaritmos e pode ser estudada e moldada para sua incorporação no ensino de Matemática. Nesta pesquisa, trataremos, especificamente, do ensino de multiplicação por meio desse instrumento. Este artigo é um fragmento de um trabalho de conclusão de curso de licenciatura em Matemática, da Universidade Estadual do Ceará, do ano de 2019. O artigo apresenta um pouco da ideia dos logaritmos de Napier, a construção da Régua de Cálculo Linear e como manuseá-la, trazendo aspectos históricos dos logaritmos, estudos de conceitos matemáticos dos séculos XVI e XVII, que podem ser percebidos na Régua de Cálculo e algumas contribuições que a construção e manuseio desse instrumento podem acarretar na construção do conhecimento matemático. A pesquisa tem como objetivo conhecer as potencialidades didáticas da construção e manipulação da Régua de Cálculo Linear para o ensino de multiplicação. Portanto, a pesquisa é qualitativa, de cunho bibliográfico e aborda a construção dos logaritmos de John Napier (1550 – 1617), da Régua de Cálculo e suas contribuições para o ensino de Matemática.

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Referências

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Publicado
2020-07-12
Como Citar
SANTOS, A.; PEREIRA, A. C. A INCORPORAÇÃO DA RÉGUA DE CÁLCULO NO ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO ATRAVÉS DA SUA CONSTRUÇÃO E DO SEU MANUSEIO. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 7, n. 20, p. 357-369, 12 jul. 2020.