A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O LÚDICO PEDAGÓGICO NA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA

  • Denise Aparecida Enes Ribeiro URCA Universidade Regional do Cariri
Palavras-chave: História da Matemática; Lúdico-Pedagógico.

Resumo

Este artigo refere-se a um recorte da dissertação de mestrado dessa autora, cujo objetivo foi analisar como a utilização de atividades de ensino de natureza interdisciplinar e lúdico pedagógicas, a partir da História da Matemática poderia contribuir para a melhoria da aprendizagem em Matemática. Para isso fizemos uma revisão bibliográfica de autores que tem se debruçado do sobre essa temática. Entre eles: Mendes (2015), Miguel, (2009), Boyer (1996), Miguel e Chaquian (2016) e Barbosa (2015). A pesquisa teve caráter qualitativo cujo foco é o indivíduo com toda sua complexidade e na sua inserção e interação com o ambiente sociocultural. Para o desenvolvimento desse trabalho atuamos com a pesquisa-ação e como instrumento de análise foi utilizado: coletas de dados, entrevistas e questionários com professores e alunos, não só para coleta de dados, mas análise reflexiva sobre o desenvolvimento da pesquisa e dos objetivos a serem alcançados. Realizamos também um Mini Curso em escola pública da região do Cariri Cearense, com alunos dos anos Finais do Ensino Fundamental em que foi aplicado os jogos Mancala e Quadrados Mágicos. O registro se deu por fotografias e questionários com os envolvidos na pesquisa. Como resultado dessa pesquisa foi elaborado um relatório onde os dados da realidade coletados juntamente com a experiência vivida através das propostas de atividades, foram aprofundados. Pudemos perceber que o uso da História da Matemática começa a se tornar mais frequente ainda que timidamente em sala de aula e que a utilização de lendas de caráter histórico, associados ao lúdico proporcionado pelos jogos relacionados a estas lendas puderam promover uma maior Motivação na aprendizagem da Matemática, colaborando na superação de uma visão eurocentrista dessa ciência.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF 1998a.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: matemática. Brasília: MEC/SEB 1999.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: temas transversais. Brasília: MEC/SEF 1998b.

BARBOSA, J.L.C. A Participação da História da Matemática em Livros Didáticos. VII CIBEM. Montevidéu, Uruguai, 16 a 20 de setembro de 2013.

CHAQUIAM, M. Ensaios Temáticos: História e Matemática em Sala de Aula. Belém, SBEM/SEBEM-PA, 2017.

D’AMBROSIO, U. Educação Matemática, da Teoria á Prática. 23. Ed. Campinas, São Paulo, Papiros, 2012.

FAZENDA, I. C. Arantes. O que é interdisciplinaridade? São Paulo, Cortez. 2008.

MENDES, I. A. História da matemática no Ensino: entre trajetórias profissionais, epistemologias e pesquisas. São Paulo. Editora Livraria da Física, 2015.

MENDES, I.A; CHAQUIAM. M. História nas Aulas de Matemática: fundamentos e sugestões didáticas para professores. Belém: SBHMAT, 2016.

MIGUEL, A. [et, al]- História da Matemática em Atividades Didáticas - 2ª ed. Revista. São Paulo. Editora Livraria da Física, 2009.

PEREIRA, R. P. Cunha Jr., H. Mancala: o jogo africano no ensino da matemática. 1ª ed. Curitiba: Appris, 2016.

SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica a questão da Democracia. Trad: Jussara Loiola Araújo e Abgail Lins. São Paulo, Papirus, 2001.

SOARES, E. S. Ensinar matemática, desafios e possibilidades. Belo Horizonte: Dimensão, 2009.

TAHAN, M. O Homem que Calculava. 29. Ed. Record. Rio de Janeiro. 1985.

Publicado
2020-07-11
Como Citar
RIBEIRO, D. A. A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O LÚDICO PEDAGÓGICO NA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 7, n. 20, p. 93-104, 11 jul. 2020.