A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM APLICAÇÕES DE CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

REFLEXÕES DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE CRATEÚS-CE

  • Edina Carla de Sousa de Mesquita Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Vanessa Araújo Sales Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Palavras-chave: Conteúdos Matemáticos; Ensino e Aprendizagem; História da Matemática; Professor de Matemática

Resumo

O ensino da Matemática como disciplina obrigatória no currículo na Educação Básica mostra-se desafiador, pois inúmeros estudantes demonstram dificuldade de assimilar os conteúdos. Com isso, refletimos sobre o ensino da história da Matemática em consonância com a matéria escolar. A presente pesquisa apresenta como objetivo geral investigar a utilização da história da Matemática aplicada aos conteúdos na Educação Básica no município de Crateús-CE, além de propor reflexões acerca da forma que os profissionais docentes trabalham com a história da Matemática no contexto do processo ensino aprendizagem. Considerando a Geometria, existem fatos históricos que enriquecem o ensino tornando o estudo de postulados e teoremas mais significativos. Assim, propomos também desconstruir a ideia de aplicação uma matemática mística, pois algumas teorias que antes eram apresentadas sem explicação prévia, agora são relacionadas com a história e as condições nas quais foram elaboradas. Este artigo tem como enfoque uma pesquisa por meio de abordagem qualitativa, desenvolvida com professores de matemática da rede pública e privada de ensino na educação básica do município de Crateús-CE, localizada na microrregião do Sertão de Inhamuns, sobre a importância de ter a história da matemática introduzida nas aulas como um suporte para a melhor compreensão dos alunos em relação aos conteúdos ministrados. Aplicamos um questionário com cinco perguntas objetivas sobre o tema citado, para avaliarmos como o ensino da história dos conteúdos matemáticos é tratado pelos professores e alunos. Visto que, há uma grande dificuldade dos alunos em assimilar alguns conteúdos e a história da matemática seria uma forma de tentar diminuir esse desentendimento, pois se eles soubessem como surgiu o conteúdo e a sua importância dentro da matemática haveria um maior interesse e comprometimento dos alunos em relação à matemática. Para o estudo nos embasamos em autores como Batarce (2003),Bicudo& Borba (2005), D’Ambrósio (1996), De Gasperi (2008), Lins & Gimenez (1992), Mendes (2009), entre outros.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BATARCE, M. S. Um Contexto Histórico para Análise Matemática para uma Educação Matemática. Dissertação de mestrado. Rio Claro: Unesp, 2003.

BICUDO, Maria A. Viggiani; BORBA, Marcelo de Carvalho (Orgs.). Educação Matemática : Pesquisa em Movimento. São Paulo: Cortez Editora, 2004.

D’AMBROSIO, U. História da Matemática e Educação. In: Cadernos CEDES 40. História e Educação Matemática. 1ª ed. Campinas, SP: Papirus, 1996, p.7-17.

DE GASPERI, Wlasta N. H. A história da matemática como instrumento para a interdisciplinaridade na educação básica,2008. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/701-4.pdf > . Acesso em: 28 de dezembro de 2019.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

LINS, R. C. & GIMENEZ, J. Perspectivas em Aritmética e Álgebra para o Século XXI. Campinas: Papirus, 1992.

MENDES, Iran Abreu. Matemática e investigação em sala de aula: tendo redes cognitivas na aprendizagem / Iran Abreu Mendes. –Ed. Ver. E aum.- São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.

Publicado
2020-07-11
Como Citar
DE SOUSA DE MESQUITA, E.; ARAÚJO SALES, V. A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM APLICAÇÕES DE CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 7, n. 20, p. 148-157, 11 jul. 2020.