A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM APLICAÇÕES DE CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

REFLEXÕES DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE CRATEÚS-CE

Autores

  • Edina Carla de Sousa de Mesquita Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Vanessa Araújo Sales Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2837

Palavras-chave:

Conteúdos Matemáticos; Ensino e Aprendizagem; História da Matemática; Professor de Matemática

Resumo

O ensino da Matemática como disciplina obrigatória no currículo na Educação Básica mostra-se desafiador, pois inúmeros estudantes demonstram dificuldade de assimilar os conteúdos. Com isso, refletimos sobre o ensino da história da Matemática em consonância com a matéria escolar. A presente pesquisa apresenta como objetivo geral investigar a utilização da história da Matemática aplicada aos conteúdos na Educação Básica no município de Crateús-CE, além de propor reflexões acerca da forma que os profissionais docentes trabalham com a história da Matemática no contexto do processo ensino aprendizagem. Considerando a Geometria, existem fatos históricos que enriquecem o ensino tornando o estudo de postulados e teoremas mais significativos. Assim, propomos também desconstruir a ideia de aplicação uma matemática mística, pois algumas teorias que antes eram apresentadas sem explicação prévia, agora são relacionadas com a história e as condições nas quais foram elaboradas. Este artigo tem como enfoque uma pesquisa por meio de abordagem qualitativa, desenvolvida com professores de matemática da rede pública e privada de ensino na educação básica do município de Crateús-CE, localizada na microrregião do Sertão de Inhamuns, sobre a importância de ter a história da matemática introduzida nas aulas como um suporte para a melhor compreensão dos alunos em relação aos conteúdos ministrados. Aplicamos um questionário com cinco perguntas objetivas sobre o tema citado, para avaliarmos como o ensino da história dos conteúdos matemáticos é tratado pelos professores e alunos. Visto que, há uma grande dificuldade dos alunos em assimilar alguns conteúdos e a história da matemática seria uma forma de tentar diminuir esse desentendimento, pois se eles soubessem como surgiu o conteúdo e a sua importância dentro da matemática haveria um maior interesse e comprometimento dos alunos em relação à matemática. Para o estudo nos embasamos em autores como Batarce (2003),Bicudo& Borba (2005), D’Ambrósio (1996), De Gasperi (2008), Lins & Gimenez (1992), Mendes (2009), entre outros.   

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Referências

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Publicado

2021-06-05

Como Citar

DE SOUSA DE MESQUITA, E. C.; ARAÚJO SALES, V. A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM APLICAÇÕES DE CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE CRATEÚS-CE. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 7, n. 20, p. 148–157, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v7i20.2837. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2837. Acesso em: 22 dez. 2024.