UM PRIMEIRO OLHAR SOBRE A RECONSTRUÇÃO DO INSTRUMENTO JACENTE NO PLANO DE PEDRO NUNES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

  • Francisco Wagner Soares Oliveira IFCE/Aluno de Pós Graduação - Mestrado em ensino de ciências e matemática
Palavras-chave: Reconstrução do instrumento jacente no plano; formação do professor de matemática; Interface entre história e ensino da matemática.

Resumo

Na área de Educação Matemática, tem-se tornado cada vez mais recorrente observar o desenvolvimento de pesquisas que procuram construir interfaces entre história e ensino da matemática. Uma das possibilidades que tem surgido nessa direção, é o trabalho com instrumentos matemáticos históricos, haja visto, eles possibilitarem um diálogo entre elementos da história da matemática com outros relacionados ao processo de construção do conhecimento, dessa aproximação tem-se vislumbrado indicar ações e/ou produções que venham a favorecer o ensino de matemática. Sob essa perspectiva, do campo da história da matemática foi elencado o instrumento jacente no plano de Pedro Nunes (1502-1578) já em relação à área de Educação Matemática, trata-se em particular do ensino de conhecimentos geométricos na formação do professor de matemática. Diante disso, trabalha-se nesse estudo, tendo como objetivo, apontar informações preliminares sobre a reconstrução do instrumento jacente no plano junto a professores de matemática em formação. Para tanto, sob o aporte da Teoria das Situações didáticas se desenvolveu um minicurso voltado a professores de matemática em formação. A pesquisa aponta que seria vantajoso se houvesse mais informações na descrição do instrumento que indicassem detalhadamente seu processo de construção; mostra também que o instrumento pode ser confeccionado com materiais de fácil acesso como, por exemplo, papelão e varetas de madeira; e ainda que o processo de reconstrução possibilita os professores mobilizarem vários conhecimentos geométricos, em especial os relacionados a construções geométricas. Nesse sentido, destaca-se que a reconstrução do instrumento jacente no plano pode desencadear questões tanto de ordem matemática como também epistemológica e material, as quais podem ser exploradas em uma interface entre história e ensino da matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBUQUERQUE, Luís de. Curso de história da náutica. Coimbra: Livraria Almeida, 1972.

BROUSSEAU, Guy. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. Trad.: Camila Bogéa.1. ed. São Paulo: Ática, 2008.

LEITÃO, Henrique. Anotações ao De arte atque ratione nauigandi. In Pedro Nunes. Obras, vol. IV, Lisboa: Academia das Ciências de Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2008, p. 515-794.

LEITÃO, Henrique. Ars e Ratio: A Náutica e a Constituição da Ciência Moderna, In: La ciencia y el mar. Valladolid: Los autores, p. 183-207, 2006.

NUNES, Pedro. Obras: De Arte Atque Ratione Navigandi. vol. IV, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.

NUNES, Pedro. Petri Nonii Salaciensis De Arte Atque Ratione Nauigandi Libri Duo. Eiusdem in theoricas Planetarum Georgij Purbachiij annotationes, & in Problema mechanicum Aristotelis de motu nauigij ex remis annotatio vna. Eiusdem De erratis Orontij Finoei Liber vnus. Eiusdem de Crepusculis lib. I. Cum libello Allacen de causis Crepusculorum. - Conimbricae : in aedibus Antonij à Marijs, 1573. Disponível em: <http://purl.pt/14448>. Acesso em: 12 jul. 2018.

OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares. Os momentos da teoria das situações didáticas no ensino de matemática. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 4, n. 2, p. 10-20, 31 dez. 2018.

OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Elementos iniciais da relação entre o instrumento de Pedro Nunes, jacente no plano, e o cálculo da latitude no século XVI. História da Ciência e Ensino: Construindo interfaces, São Paulo, v. 19, p. 39-53, 2019.

PEREIRA, Ana Carolina Costa; SAITO, Fumikazu. A reconstrução do báculo de Petrus Ramus na interface entre história e ensino de matemática. Cocar, Belém-PA, V. 13, n 25, p. 342-372, 2019.

REZENDE, Eliana Quelho Frota; QUEIROZ, Maria Lúcia Bontorim de. GEOMETRIA EUCLIDIANA PLANA e construções geométricas. São Paulo: Unicamp, 2008.

SAITO, Fumikazu; DIAS, Marisa da Silva. Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI. Ciências & Educação (Bauru), São Paulo, vol. 19, n. 1, p.89-111, 2013.

SAITO, Fumikazu. História da matemática e suas (re)construções contextuais. São Paulo: Livraria da Física, 2015.

Publicado
2020-07-11
Como Citar
OLIVEIRA, F. UM PRIMEIRO OLHAR SOBRE A RECONSTRUÇÃO DO INSTRUMENTO JACENTE NO PLANO DE PEDRO NUNES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 7, n. 20, p. 67-79, 11 jul. 2020.