EQUAÇÕES QUADRÁTICAS

UMA NOVA FÓRMULA RESOLUTIVA COM UMA PROPOSTA DIDÁTICA

Autores

  • Fabius Bonnet Mestre

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.3559

Palavras-chave:

Ensino, História da Matemática, Equações quadráticas

Resumo

Sabemos que a maioria dos tópicos matemáticos ensinados na escola são esquecidos pelos alunos, mas nem tudo. Por exemplo, todo aluno do ensino médio recorda que estudou equações do 2º grau, pois quando é interrogado lembra dizendo: “Usa aquela fórmula do delta” outros dizem: “Aplica a fórmula de Bhaskara.” Na verdade, essa fórmula está arraigada à mente de alunos e ex-alunos porque todo professor ensina tais equações usando a fórmula de Bhaskara, e, além disso, a maioria pensa que é o único método para resolver as equações quadráticas completas. Contrariando esse pensamento, o objetivo deste artigo é apresentar uma nova fórmula resolutiva e também uma proposta didática adequada à mesma. Esta nasceu há duas décadas e costumo chamá-la de Proposta histórico-didática, visto que resulta da história das equações combinada com uma conjectura didática. Nesse contexto acadêmico, creio que vale dizer que a conjectura eu a formulei e defendi (1995) numa dissertação de Mestrado em Educação Matemática na UNESP, enquanto a nova fórmula foi uma simples redescoberta (2000) quando eu analisava os vários métodos de resoluções de equações quadráticas e cúbicas usados por Pacioli, Tartaglia e Cardano, matemáticos do século XVI. Por outro lado, a referida proposta didática foi lentamente elaborada, na medida em que eu reconhecia os obstáculos epistemológicos tratados na conjectura. Finalmente, ela consolidou-se em 2003 no trabalho de conclusão de curso (TCC) de um aluno de Graduação em Matemática da Universidade estadual Vale do Acaraú - UVA. Três anos depois ela foi aplicada em sala de aula. É que a proposta foi transformada em monografia de Especialização em Didática da Matemática pelo Centro Universitário Inta - UNINTA, cuja pesquisa consistiu em comparar a aprendizagem dos alunos na resolução de equações quadráticas com duas fórmulas diferentes, mas ensinadas pelo mesmo professor. Os resultados didáticos mostraram que a nova fórmula é mais fácil de ser usada pelo aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BOYER, C. História da Matemática. São Paulo, Edgard Blucher, 1996.

BONNET, F. História da Matemática X Ensina da Matemática. Itatiba, Ypsilon,1994.

__________ Matemática: O mdc de uma vida. Sobral, Sobral Editora, 2019.

CARDANO, H. The reles of álgebra( Ars Magna). NY, Dover, 1993.

EVES, H. Introdução à história da matemática. Campinas, Ed. Da Unicamp, 2004.

SMITH, D.E. A source book in mathematics, NY, Dover, 1959.

Downloads

Publicado

2021-06-05

Como Citar

BONNET, F. EQUAÇÕES QUADRÁTICAS: UMA NOVA FÓRMULA RESOLUTIVA COM UMA PROPOSTA DIDÁTICA. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 7, n. 20, p. 459–464, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v7i20.3559. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/3559. Acesso em: 29 mar. 2024.