SÓLIDOS GEOMÉTRICOS

DESCARTES E A HOMOGENEIDADE

Autores

  • Liliane Silva Nascimento COELHO Universidade Estadual do Pará
  • Edna Machado da Silva Universidade Estadual do Pará
  • Miguel Chaquiam Universidade Estadual do Pará

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2833

Palavras-chave:

História da Matemática; Formação de Professores; Descartes; Homogeneidade Geométrica; Sólidos Geométricos.

Resumo

Para embasar uma pesquisa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática sobre ensino de circunscrição de sólidos geométricos, e devido à dificuldade em encontrar trabalhos sobre esse assunto, apresentamos neste trabalho uma investigação histórica sobre os estudos que envolvem a algebrização de sólidos geométricos que tornaram possível as relações de sólidos circunscritos. Exploramos os trabalhos desenvolvidos por Descartes, e seus contemporâneos ao período do Renascimento que se apropriaram da homogeneidade geométrica em sólidos geométricos para desenvolver seus estudos. Assim, tivemos como objetivo investigar de que forma a inserção das relações algébricas e da homogeneidade geométrica permitiram o avanço das pesquisas sobre circunscrição de sólidos geométricos.  Para tanto, utilizamos o diagrama metodológico proposto por Chaquiam (2017) e, fizemos o levantamento e seleção de personagens que participaram da evolução de estudos que conciliaram a álgebra e a geometria, para responder a questão: Como René Descartes e seus contemporâneos contribuíram nos estudos sobre sólidos geométricos que na atualidade trazem reflexos em diversas áreas do conhecimento e no contexto didático-pedagógico do ensino de sólidos geométricos. O diagrama metodológico adotado permitiu uma visão sistêmica dos contextos que favoreceram o desenvolvimento desses estudos, tais como aspectos sociocultural, pluridisciplinar e técnico-científico conduzindo a discursão para um contexto didático-pedagógico. Como resposta verificou-se que, o desenvolvimento das pesquisas sobre sólidos geométricos possibilitou aplicações em diversas áreas que necessitem de precisão em 3D. Além disso, o aporte metodológico adotado trouxe diversos olhares sobre o objeto matemático apontando diferentes abordagens em sala de aula adaptáveis à realidade dos estudantes, dando significado às relações algébricas no estudo de sólidos geométricos que possibilitaram construção de conceitos de sólidos circunscritos.

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Referências

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Publicado

2021-06-05

Como Citar

COELHO, L. S. N.; DA SILVA, E. M.; CHAQUIAM, M. SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: DESCARTES E A HOMOGENEIDADE. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 7, n. 20, p. 18–30, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v7i20.2833. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2833. Acesso em: 26 dez. 2024.

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