O USO DE UBPs EM FONTES HISTÓRICAS

APLICAÇÕES NO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

  • Daniele Esteves Pereira
  • RAMOM GIL UFPA
Palavras-chave: Ensino de matemática; Fontes históricas; Cartas científicas; Unidades Básicas de Problematização

Resumo

O presente artigo trata da possibilidade de exploração didática de uma fonte histórica por meio do uso e aplicação de Unidades Básicas de Problematização (UBP) no ensino de matemática. A obra utilizada como fonte de estudo e apoio para a elaboração e aplicação das UBPs foi o livro escrito no século XVIII pelo matemático e físico Leonhard Paul Euler (1707 – 1783) denominado de Lettres à une Princesse d’ Allemagne sur divers sujets de physique et de philosophie (Cartas a uma princesa da Alemanha sobre diversos temas de física e filosofia). O percurso metodológico da pesquisa iniciou com a escolha de uma carta dentre as 234 presentes na obra, para que fosse efetuada a problematização por meio da elaboração de um conjunto de UBPs as quais visavam trabalhar conteúdos de matemática e de diversas áreas do conhecimento de forma (IN)disciplinar (FARIAS e MENDES, 2014). As UBPs produzidas foram utilizadas em uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pertencente à rede pública estadual localizada no município de Cametá/Pará. Por fim, conclui-se que a produção de UBPs apresenta um grande potencial para ser trabalhado em sala de aula atingindo todos os níveis de ensino não se restringindo apenas aos conteúdos matemáticos, mas permitindo uma transversalidade entre os mais diversos temas.

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Referências

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Publicado
2020-07-12
Como Citar
PEREIRA, D.; GIL, R. O USO DE UBPs EM FONTES HISTÓRICAS. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 7, n. 20, p. 406-417, 12 jul. 2020.