O USO DE UBPs EM FONTES HISTÓRICAS

APLICAÇÕES NO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Daniele Esteves Pereira
  • RAMOM GIL UFPA

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2955

Palavras-chave:

Ensino de matemática; Fontes históricas; Cartas científicas; Unidades Básicas de Problematização

Resumo

O presente artigo trata da possibilidade de exploração didática de uma fonte histórica por meio do uso e aplicação de Unidades Básicas de Problematização (UBP) no ensino de matemática. A obra utilizada como fonte de estudo e apoio para a elaboração e aplicação das UBPs foi o livro escrito no século XVIII pelo matemático e físico Leonhard Paul Euler (1707 – 1783) denominado de Lettres à une Princesse d’ Allemagne sur divers sujets de physique et de philosophie (Cartas a uma princesa da Alemanha sobre diversos temas de física e filosofia). O percurso metodológico da pesquisa iniciou com a escolha de uma carta dentre as 234 presentes na obra, para que fosse efetuada a problematização por meio da elaboração de um conjunto de UBPs as quais visavam trabalhar conteúdos de matemática e de diversas áreas do conhecimento de forma (IN)disciplinar (FARIAS e MENDES, 2014). As UBPs produzidas foram utilizadas em uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pertencente à rede pública estadual localizada no município de Cametá/Pará. Por fim, conclui-se que a produção de UBPs apresenta um grande potencial para ser trabalhado em sala de aula atingindo todos os níveis de ensino não se restringindo apenas aos conteúdos matemáticos, mas permitindo uma transversalidade entre os mais diversos temas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Apresentação dos temas transversais e ética. Brasília, DF, 1997.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília, DF, 1998.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

FARIAS, C. A. MENDES, I. A. Práticas Socioculturais e Educação Matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014.

MIGUEL, A. MENDES. I. A. Mobilizing histories in mathematics teacher education: memories, social practices, and discursive games. In: ZDM Mathematics Education, n. 42, p. 381-392, 2010.

PEREIRA, D. E. Correspondências Científicas como uma relação didática entre História e Ensino de Matemática: O exemplo das Cartas de Euler a uma Princesa da Alemanha. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014.

PEREIRA, A. C. C; TAVRES, M. O. A UBP e sua inserção no ensino de Matemática: Uma proposta utilizando a obra Matemática Lúdica de Leon Battista Alberti (1404 – 1472). BoEM, Joinville, v.5. n.8, p. 21-36, jan/jul. 2017.

PEREIRA, D. E. MENDES, I. A. As correspondências entre Euler e a princesa alemã como unidades básicas de problematização para as aulas de Matemática. Série História da Matemática para o Ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.

PÉREZ, C. M. In: EULER, L. Cartas a uma princesa de Alemania sobre diversos temas de física y filosofia. Zaragoza: Universidad, Prensas Universitarias, 1990.

Downloads

Publicado

2021-06-05

Como Citar

PEREIRA, D. E.; GIL, R. O USO DE UBPs EM FONTES HISTÓRICAS: APLICAÇÕES NO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 7, n. 20, p. 406–417, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v7i20.2955. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2955. Acesso em: 20 abr. 2024.