TEOREMA DE PTOLOMEU

HISTÓRIA, DEMONSTRAÇÃO E VALIDAÇÃO VIA GEOGEBRA

Autores

  • Giancarlo Secci de Souza Pereira Secretaria de Estado de Educação do Pará
  • João Nazareno Pantoja Corrêa Secretaria de Estado de Educação do Pará
  • Cristiane Ruiz Gomes Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2841

Palavras-chave:

Matemática, História da Matemática, Teorema de Ptolomeu, Geogebra

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma validação do teorema de Ptolomeu, com a utilização do programa de geometria dinâmica Geogebra. Para se chegar aos resultados, utilizou-se como metodologia científica a pesquisa bibliográfica. Esta resultou num breve relato sobre as contribuições de Ptolomeu para as ciências, em especial à Matemática, através da apresentação (demonstração) deste teorema, com a utilização do Geogebra, em uma releitura dessa demonstração, gerando um passo a passo para elaboração e aplicação desta proposta em sala de aula. Foi utilizada uma base teórica, para isso, aliada a tecnologia digital, que fundamenta e potencializa a utilização da História da Matemática.  Estas ferramentas são didáticas-metodológicas, elas contribuem para a motivação e a busca de melhores resultados no ensino e aprendizagem da Matemática. Esta comunicação científica está dividida em seis seções. Na Introdução, primeira seção, são tratadas as primeiras ideias associadas a utilização da Tecnologia Digital e da História da Matemática. Esta abordagem está voltada no ensino e aprendizagem desta última. Nas duas seções seguintes, justifica-se a utilização da História da Matemática, da Tecnologia Digital e do Geogebra, no desenvolvimento deste trabalho. A seção, Ptolomeu de Alexandria e seu teorema, discorre sobre um breve relato de Ptolomeu e suas principais contribuições no campo da matemática (a apresentação do teorema de Ptolomeu). Nesta seção também é feita uma demonstração desse teorema, por meio da semelhança de triângulos. A seção Validação do teorema de Ptolomeu, quarta seção, traz um roteiro de como utilizar o Geogebra na validação do teorema citado anteriormente. O fechamento desta comunicação científica ocorre com as Considerações Finais desses autores.

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Biografia do Autor

João Nazareno Pantoja Corrêa, Secretaria de Estado de Educação do Pará

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2009), especialização em Metodologia do Ensino com ênfase em Matemática pela Faculdade Latino Americana de Educação (2012), especialização em Planejamento, Implementação da Gestão da EaD pela Universidade Federal Fluminense (2015), especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2019) e Mestrado em Ensino de Matemática pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará (2019). Atualmente é Professor de Matemática no Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC-PA) no município de Barcarena (PA).

Cristiane Ruiz Gomes, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2003), Mestrado em Engenharia Elétrica (com ênfase em Sistemas de Potência) pela Universidade Federal do Pará (2006) e Doutorado em Engenharia Elétrica (com enfase em Telecomunicações) pela Universidade Federal do Pará (2015) . Atualmente é professora de Ensino Superior e diretora da Faculdade de Matemática da Universidade Federal do Pará. Tem experiência nas área de Educação Matemática e Matemática Aplicada em Sistemas Elétricos de Potência e Telecomunicações. Atua principalmente nos seguintes temas: Estágio Supervisionado; Ensino de Matemática; Educação matemática; Método de elementos finitos; Linhas de transmissão; Modelos de radio propagação.

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Publicado

2021-06-05

Como Citar

PEREIRA, G. S. de S.; CORRÊA, J. N. P.; GOMES, C. R. TEOREMA DE PTOLOMEU: HISTÓRIA, DEMONSTRAÇÃO E VALIDAÇÃO VIA GEOGEBRA. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 7, n. 20, p. 335–346, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v7i20.2841. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2841. Acesso em: 22 dez. 2024.