INFORMAÇÕES HISTÓRICAS DO CÓDICE ATLÂNTICO DE LEONARDO DA VINCI MOBILIZADAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavras-chave: Leonardo da Vinci; Informações Históricas; Problematizações; Geometria da Educação Básica.

Resumo

O ensino de Geometria ocupa papel relevante dentre as pesquisas do Campo da Educação Matemática brasileira. Assim, este trabalho de cunho qualitativo tem como objetivo mobilizar informações históricas do Códice Atlântico de Leonardo da Vinci para o ensino de Geometria na Educação Básica. Trata-se de um manuscrito do século XVI que contém 1119 folhas de desenhos e anotações de Da Vinci cuja edição brasileira, em 10 volumes, contém as folhas de 1 a 602. Tomamos como recorte para este trabalho as folhas 8r e 36r, que estão no volume 1 da coleção, e que foram estudadas para que ficasse evidente a geometria nelas refletida como, por exemplo, elementos que remetem ao estudo de circunferência, círculo, triângulos, ângulos e segmentos de reta. Os resultados mostram que as folhas 8r e 36r contém informações históricas (MENDES, 2015), como desenhos e anotações, que remetem a temas ensinados na geometria da Educação Básica e que podem ser mobilizadas para o ensino de geometria, nesse Nível, por meio da elaboração de problematizações, nos termos de Miguel e Mendes (2010). Assim, elaboramos algumas problematizações que poderão ser tomadas como recurso pedagógico pelo professor de matemática da Educação Básica. Entendemos essas problematizações como uma proposta que poderá ser aprimorada e adaptada pelo professor para a sua realidade escolar, pois, é certo que cada escola, cada sala de aula e cada aluno são um universo particular, por isso, a proposta serve de orientação para que o professor faça as adaptações que julgar necessárias à sua efetiva implementação na sala de aula.

 

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Referências

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Publicado
2020-07-12
Como Citar
MARTINS, J.; MENDES, I. INFORMAÇÕES HISTÓRICAS DO CÓDICE ATLÂNTICO DE LEONARDO DA VINCI MOBILIZADAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 7, n. 20, p. 392-405, 12 jul. 2020.