INFORMAÇÕES HISTÓRICAS DO CÓDICE ATLÂNTICO DE LEONARDO DA VINCI MOBILIZADAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.3458

Palavras-chave:

Leonardo da Vinci; Informações Históricas; Problematizações; Geometria da Educação Básica.

Resumo

O ensino de Geometria ocupa papel relevante dentre as pesquisas do Campo da Educação Matemática brasileira. Assim, este trabalho de cunho qualitativo tem como objetivo mobilizar informações históricas do Códice Atlântico de Leonardo da Vinci para o ensino de Geometria na Educação Básica. Trata-se de um manuscrito do século XVI que contém 1119 folhas de desenhos e anotações de Da Vinci cuja edição brasileira, em 10 volumes, contém as folhas de 1 a 602. Tomamos como recorte para este trabalho as folhas 8r e 36r, que estão no volume 1 da coleção, e que foram estudadas para que ficasse evidente a geometria nelas refletida como, por exemplo, elementos que remetem ao estudo de circunferência, círculo, triângulos, ângulos e segmentos de reta. Os resultados mostram que as folhas 8r e 36r contém informações históricas (MENDES, 2015), como desenhos e anotações, que remetem a temas ensinados na geometria da Educação Básica e que podem ser mobilizadas para o ensino de geometria, nesse Nível, por meio da elaboração de problematizações, nos termos de Miguel e Mendes (2010). Assim, elaboramos algumas problematizações que poderão ser tomadas como recurso pedagógico pelo professor de matemática da Educação Básica. Entendemos essas problematizações como uma proposta que poderá ser aprimorada e adaptada pelo professor para a sua realidade escolar, pois, é certo que cada escola, cada sala de aula e cada aluno são um universo particular, por isso, a proposta serve de orientação para que o professor faça as adaptações que julgar necessárias à sua efetiva implementação na sala de aula.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BAGNI, G. T.; D’AMORE, B. Leonardo e a matemática – São Paulo, SP. Editora Livraria da Física, 2012.

BARROS, José D’Assunção. Os conceitos: Seus usos nas ciências humanas – Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Matemática de 1ª a 4ª séries, PCN. 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Matemática de 5ª a 8ª séries, PCN. 1998.

MENDES, I. A. História da matemática no ensino: entre trajetórias profissionais epistemologias e pesquisas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.

MENDES, I. A. Investigação Histórica no Ensino da Matemática. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2009.

MIGUEL, Antonio; MENDES, Iran Abreu. Mobilizing histories in mathematics teacher education: memories, social practices, and discursive games. In: ZDM Mathematics Education. v. 42. p. 381 – 392, 2010.

NAVONI, M. Leonardo da Vinci y los secretos del Códice Atlántico. Tradução Eva María Cantenys Félez e Antonio Díaz Pérez. Art Blume, S. L. Barcelona, 2012.

SÁNCHEZ, J. L.; ALMARZA, M. O Códice Atlântico de Leonardo da Vinci (vol. 3) (Coleção O códice Atlântico de Leonardo da Vinci). Barcelona: Fólio, 2008

SÁNCHEZ, J. L.; ALMARZA, M. O Códice Atlântico de Leonardo da Vinci (vol. 1) (Coleção O códice Atlântico de Leonardo da Vinci). Barcelona: Fólio, 2008.

SÁNCHEZ, J. L.; ALMARZA, M. O Códice Atlântico de Leonardo da Vinci (vol. 2) (Coleção O códice Atlântico de Leonardo da Vinci). Barcelona: Fólio, 2008

WHITE, M. Leonardo o primeiro cientista. 4 ed. – Rio de Janeiro, RJ. Record, 2002.

Downloads

Publicado

2021-06-05

Como Citar

MARTINS, J. P.; MENDES, I. A. INFORMAÇÕES HISTÓRICAS DO CÓDICE ATLÂNTICO DE LEONARDO DA VINCI MOBILIZADAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 7, n. 20, p. 392–405, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v7i20.3458. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/3458. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)