ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E AS CONTRIBUIÇÕES DA TORRE DE HANÓI NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO EXPONENCIAL

Autores

  • Raul Gomes Antunes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Juazeiro
  • Lucas Ruan dos Santos Cardoso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
  • João Batista Rodrigues da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2791

Resumo

Este estudo, na modalidade de relato de experiência, tem como objetivo abordar alguns aspectos históricos da Torre de Hanói visando introduzir a lei de formação da função exponencial. Por meio de uma abordagem qualitativa, buscou-se apresentar de forma subjetiva, o entendimento dos estudantes referente à função exponencial, mediada pela história que apresenta as regras utilizadas na Torre de Hanói. Para tanto, o Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, após realizar algumas reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem no IFBA, campus Juazeiro, percebeu a necessidade de realizar atividades que envolvessem o ensino de matemática. Assim, após o planejamento da oficina, percebeu-se a necessidade de desenvolvê-la em vários momentos. O primeiro momento proporcionou o engajamento dos estudantes. No segundo momento, foram apresentadas algumas histórias do surgimento do jogo, seguida de uma atividade para recapitular as discussões. No terceiro momento, os participantes foram desafiados a refletir sobre a relação entre as peças da Torre de Hanói com a quantidade de movimentos, a partir das regras abordadas na história. No quarto momento, por meio de uma dinâmica, foi discutida a relação das grandezas e funções, usando os pés e calçados dos participantes. No quinto momento, foi entregue uma atividade com questões acerca de função exponencial e a Torre de Hanói. E, no último momento, houve uma competição com a Torre de Hanói entre os participantes. Todos os momentos da oficina foram interativos, dinâmicos e mobilizaram os conhecimentos matemáticos acerca da função exponencial e da Torre de Hanói. As discussões convergiram para estabelecer a importância da História da Matemática e do material manipulativo para a aprendizagem da função exponencial, mediada por uma sequência didática em que ficou perceptível o significado de cada elemento na construção do conhecimento.

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Biografia do Autor

Raul Gomes Antunes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Juazeiro

Estudante do 3º ano, do curso técnico em administração integrado ao Ensino Médio.

Lucas Ruan dos Santos Cardoso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Estudante do 2º ano, do curso técnico em segurança do trabalho integrado ao Ensino Médio.

João Batista Rodrigues da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Doutor em Educação Matemática, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, campus Juazeiro.

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Publicado

2021-06-05

Como Citar

ANTUNES, R. G.; DOS SANTOS CARDOSO, L. R.; RODRIGUES DA SILVA, J. B. ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E AS CONTRIBUIÇÕES DA TORRE DE HANÓI NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO EXPONENCIAL. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 7, n. 20, p. 221–232, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v7i20.2791. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2791. Acesso em: 26 dez. 2024.