APORTE PARA FOMENTO DE ATIVIDADES-HISTÓRICAS-COM-TECNLOGIA

ESSÊNCIA E ENCAMINHAMENTOS PARA PRODUÇÃO DA LINHA DO TEMPO EM GEOMETRIA

Autores

  • Anna Beatriz de Andrade Gomes UFRN
  • Giselle Costa de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2815

Palavras-chave:

Aliança; História da Matemática; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Atividades-históricas-com-tecnologia; Linha do tempo.

Resumo

O presente trabalho centra-se na proposta da aliança entre História da Matemática (HM) e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) por meio das atividades-históricas-com-tecnologia que consistem em tarefas de estudo de problemas históricos investigados com apoio das tecnologias. Neste sentido, exibindo resultados de pesquisa IC, objetiva, a partir da apresentação da essência dessas atividades evidenciada em resultados de pesquisas vinculadas ao projeto “Conexões potenciais entre HM e TDIC para o Ensino da Matemática”, fomentar sua produção mediante a apresentação de elementos norteadores para a produção de tais atividades e ensaio de uma linha do tempo ligada a temas potenciais a serem explorados conforme a referida aliança a fim de, posteriormente, elaborar  ensaios de exemplares de atividades-históricas-com-tecnologia. Para tanto, recorre a metodologia qualitativa de pesquisa tendo realizado levantamento bibliográfico em diversas fontes como livros de História da Matemática, anais de eventos da área, banco de teses de dissertações da CAPES, artigos em periódicos, sites como Mactutor History of Mathematics Archive, entre outros. Como resultado, foram apontados parâmetros de aliança entre História da Matemática e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, dentre os quais se chegou à Geometria como tema mais recorrente entre os trabalhos que tratam de HM e TDIC. Desse modo, o presente artigo, traz um ensaio de uma linha do tempo para tópicos de Geometria observando-se o delineio de elementos essenciais para produção de atividades-históricas-com-tecnologia, sobretudo, quando em prol do ensino e tendo em vista o parâmetro referencial obtido que apontou os principais fundamentos usados ao se propor trabalhos nesta ótica, dos quais podemos citar Miguel e Miorim (2008); Ponte, Brocardo e Oliveira (2009); Borba e Penteado (2007), entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BOYER, Carl B.; MERZBACH, Uta C.. História da Matemática. 3. ed. Brasil: Blucher, 2012.

BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e Educação Matemática. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

CHAQUIAM, Miguel. Ensaios temáticos: história e matemática em sala de aula. Belém: Sbem-pa, 2017.

COSTA, Allyson Emanuel Januário da; SOUSA, Giselle Costa de. Investigando a Conjunção entre História da Matemática e Tecnologias de Informação e Comunicação, por meio de um Levantamento Bibliográfico em Eventos Internacionais de Educação Matemática. Revista Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Ceará, v.04, n.11, 06 – 21. (2017).

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2009. (Educação a Distância, 5).

GRATTAN-GUINNES, Ivor. (ed.). Companion Encyclopedia of the History and Philosophy of the Mathematical Sciences. London & New York: Routledge. 1994.

KATZ, Victor J. A History of Mathematics: An introduction. New York: Harper Collins College Publishers. 1993.

MIGUEL, Antonio; MIORIM, Maria Ângela. História na Educação Matemática: propostas e desafios. – 1 ed., 2 reimp. – Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

MOL, Rogério S.. Introdução à História da Matemática. 2013. 140 f. Tese - Curso de Matemática, Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2013.

PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações Matemáticas na Sala de Aula. – 2. Ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

O'CONNOR, John J.; ROBERTSON, Edmundo F.. Mactutor History of Mathematics archive. Disponível em: <https://www-history.mcs.st-and.ac.uk/>. Acesso em: 02 nov. 2019.

ROQUE, Tatiana Martins. História da Matemática: Uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Brasil: Zahar, 2012.

SAITO, Fumikazu. História da Matemática e suas (re)construções conceituais. São Paulo: Livraria da Física, 2015.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2010.

STRUIK, Dirk J. A Concise History Of Mathematics. 4a ed. London. Bell and Sons, Inc., 1954.

WUSSING, Hans. Lecciones de Historia de las Matemáticas. 1998.

Downloads

Publicado

2021-06-05

Como Citar

GOMES, A. B. de A.; SOUSA, G. C. de. APORTE PARA FOMENTO DE ATIVIDADES-HISTÓRICAS-COM-TECNLOGIA: ESSÊNCIA E ENCAMINHAMENTOS PARA PRODUÇÃO DA LINHA DO TEMPO EM GEOMETRIA. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 7, n. 20, p. 117–125, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v7i20.2815. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2815. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)