A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA DESENCADEANDO REFLEXÕES NO ENSINO DE FRAÇÕES

Autores

  • Isaura Aparecida Torse de Almeida EMEFM GUIOMAR CABRAL

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2754

Palavras-chave:

História da Matemática, conceito de fração, formação.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar a importância da História da Matemática no ensino e aprendizagem, cujas reflexões partem de um curso de extensão para pesquisa, intitulado “Os números racionais em foco” oferecido pela UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, onde tivemos a oportunidade de refletir sobre a construção do conceito de fração a partir da situação problematizadora “Cordasmil”, levando os participantes a entenderem melhor suas concepções sobre o assunto. A inserção da história da matemática também proporcionou mudanças nas práticas pedagógicas contribuindo para um novo olhar sobre o conteúdo através da construção do conhecimento com significado desenvolvendo a argumentação, justificação e validação do que está sendo ensinado.

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Publicado

2021-06-05

Como Citar

TORSE DE ALMEIDA, I. A. A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA DESENCADEANDO REFLEXÕES NO ENSINO DE FRAÇÕES. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 7, n. 20, p. 202–210, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v7i20.2754. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2754. Acesso em: 18 abr. 2025.