PAPPUS DE ALEXANDRIA

CONTRIBUIÇÕES À MATEMÁTICA

  • Lucicleia Chagas Magno Universidade Estadual do Pará
  • Miguel Chaquiam Universidade Estadual do Pará
  • Ruan Wenderson De Oliveira Sousa Universidade Estadual do Pará
Palavras-chave: História da Matemática;, Pappus de Alexandria; trabalhos de Pappus; teorema de Pappus.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo presentar vida e obra de Pappus de Alexandria, com destaque em seu teorema, e teve como base a seguinte questão de pesquisa: Qual a contribuição de Pappus de Alexandria à Matemática? Os caminhos foram percorridos tensdo como objetivo apresentar vida e obra de Pappus de Alexandria, com destaque em seu teorema. Neste sentido, a pesquisa, de cunho qualitativo, foi amparada em métodos bibliográficos, durante a qual foram revisados estudos de Chaquiam, (2017); Chaves (2013); Estrada, Sá et al (2000); Gillispie e Pereira (2007); Garnica e Souza (2012); Jones (s/d); Miguel e Miorim, (2002) e Roque (2012). Desse modo, com a execução dessa pesquisa foi possível observar que os trabalhos produzidos por Pappus de Alexandria, apresentam grandes contribuições à Matemática, em particular á Geometria, e também, a outras áreas de conhecimento, como na geografia, música, hidrostática, alquimia e na astronomia, além disso, sua principal obra, a Coletânea, e seu famoso teorema serviram como fonte de informação e inspiração para outros matemáticos, os quais contribuíram para a construção e aprimoramento de novos conhecimentos matemáticos, dentre eles, podemos citar René Descartes, Pierre de Fermat, Blaise Pascal, Isaac Newton e G. W Leibniz. Por conseguinte, percebeu-se que a História da Matemática é um ramo que estuda a evolução dos conteúdos matemáticos dentro do processo histórico-cultural, sendo um importante instrumento para o ensino de Matemática, principalmente, para a construção de conceitos, por isso torna-se essencial, também, o estudo e a utilização de biografias de personagens que contribuíram de alguma forma á Matemática, além de ser uma forma interessante de despertar o interesse dos estudantes pela Matemática e pela História da Matemática e, muito mais, fazer uso da história da matemática como recurso didático no processo de ensino e aprendizagem da matemática.

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Referências

CHAVES, João Jorge Fernandes. Teorema de Pappus. Dissertação de Mestrado PROFMAT. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 2013.

CHAQUIAM, Miguel. Ensaios Temáticos: História e Matemática em sala de aula. Belém: SBEM, 2017.

GARNICA, Antonio Vicente e Souza, Luzia Aparecida de. Elementos de História da Educação Matemática. São Paulo: Cultura, 2012.

GILLISPIE, Charles Coulston e PEREIRA, Carlos Almeida. Dicionário de Biografias Científicas. Rio de Janeiro: Contra Ponto, 2007.

JONES, Alexander Raymonds. Pappus of Alexandria: Greek mathematician. Enciclopédia Britânica. Disponível em: https://www.britannica.com/biography/Pappus-of-Alexandria. Acesso em: 27/12/2019.

MIGUEL, Antonio e MIORIM, Maria Angela. História da Matemática: uma prática social de investigação em construção. Educação em Revista. Belo horizonte n.36, p.177-203, 2002

ROQUE, Tatiana; CARVALHO, João Bosco Pitombeira. Tópicos de História da Matemática. Rio de Janeiro: SBM, 2012.

Publicado
2020-07-11
Como Citar
MAGNO, L.; CHAQUIAM, M.; DE OLIVEIRA SOUSA, R. PAPPUS DE ALEXANDRIA. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 7, n. 20, p. 08-17, 11 jul. 2020.