O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

  • Gisele Pereira Oliveira Universidade Federal do Ceará/ UFC
Palavras-chave: História da Matemática; Objetos de Aprendizagem; Formação de Professores de Matemática; Ensino de Matemática.

Resumo

Estamos inseridos na era da informação e comunicação, período de grandes transformações educacionais e exigências no currículo brasileiro, tais como, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em especial, no que diz respeito ao uso de recursos didáticos e tecnologias da informação e comunicação e, com isso, esse trabalho, busca apresentar um recorte de uma pesquisa de Mestrado em ensino de Ciências e Matemática e o potencial existente no uso da História da Matemática (HM) e dos Objetos de Aprendizagem (OAs) como ferramentas pedagógicas na formação de professores de Matemática, em que, mediante a metodologia de pesquisa Engenharia Didática (ED), conseguimos durante o percurso realizar as fases de Análise Preliminar, Concepção e Análise a priori das situações didáticas, Experimentação e Análise a Posteriore e Validação, em que foi possível, em seguimento a essas ações, Conhecer a percepção de professores de Matemática sobre o uso pedagógico da HM e dos OAs como ferramentas facilitadoras do ensino de Matemática. E, assim, mediante aos dados coletados em um curso de extensão universitária para docentes de Matemática, em período inicial ou continuado de suas práxis, a visualização do uso da HM e dos OAs como ferramentas educacionais facilitadoras de aprendizagem, ainda é muito discreto e, ademais, a execução de atividades, que proponham a professores de Matemática um planejamento eficaz e eficiente de ações, atrelando os recursos e metodologias, afim de potencializar o ensino de Matemática e elevar os saberes do conhecimento matemático dos alunos. E, dessa maneira, concluímos neste estudo, a respeito da importância do uso de ferramentas pedagógicas auxiliadoras e facilitadoras da explanação, representação e experimentação de conceitos matemáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/ SEB, 2018.600 p.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 142p.

CASTRO -FILHO, J.A. Objetos de Aprendizagem e sua utilização no Ensino de Matemática. 2000. Disponível em: <http://www.pucrs.br/ciencias/viali/tic_literatura/artigos/objetos/Castro_Filho.pdf>. Acesso em: 14 de ago. 2017.

CASTRO-FILHO, J.A; FREIRE, R. S; FERNANDES, A. C; LEITE; M.A. Quando objetos digitais são efetivamente para aprendizagem: o caso da matemática. In: XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – SBIE. Anais [...] Fortaleza, 2008.

OLIVEIRA, G. P. A percepção dos professores de Matemática sobre o uso pedagógico de Objetos de Aprendizagem na formação inicial e continuada. 2018. 156f. Dissertação (Mestrado Profissional em ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Ceará – UFC, Fortaleza 2018.

Publicado
2020-07-11
Como Citar
OLIVEIRA, G. O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 7, n. 20, p. 126-138, 11 jul. 2020.