HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA

REVISITANDO OS ARTIGOS DE LIMA (2019)

  • Jessie Heveny Saraiva Universidade do Estado do Pará
  • Miguel Chaquiam
Palavras-chave: História da Matemática; História no Ensino; Trigonometria; História da Trigonometria.

Resumo

Considerando atual e relevante aproximação da História da Matemática e Ensino de Matemática e o surgimento de diversas propostas de recursos didáticos para o processo de ensino de conceitos matemáticos, consideradas alternativas atrativas e motivadoras no sentido de despertar o interesse do aluno em sala de aula, bem como possibilidades de trilhar caminhos investigativos para obtenção de novos conhecimentos, apresenta-se este artigo, inserido na linha da História da Matemática na área de Educação Matemática, que tem por objetivo efetuar uma revisão de textos elaborados por Lima (2019) que abordam o uso da História da Matemática para o Ensino de Matemática, em particular o ensino de trigonometria, de acordo com o diagrama metodológico proposto por Chaquiam (2017). Os textos foram elaborados seguindo a linha do tempo do desenvolvimento da trigonometria, elaborada por Lima (2019a), onde foram efetuados recortes históricos e elaboração de textos referentes aos séculos II e III a.C., IX a XIV d.C. e XVIII a XIX d.C., associados aos personagens que contribuíam para a evolução da trigonometria como: Arquimedes, Eratóstenes, Apolônio, Hiparco de Nicéia, Al-Battani, Bhaskara Akaria, Fibonacci, Nicole d’Oresme, Gilles Roberval, Isaac Newton, Leonhard Euler e Fourier. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho teórico onde foram analisados três trabalhos constantes em Lima (2019a).  Os resultados mostram a possibilidade de elaboração de textos para uso em sala de aula a partir do diagrama proposto por Chaquiam (2017), bem como proporcionar uma primeira aproximação dos professores em formação inicial à História da Matemática, uma vez que a maioria ainda não teve orientações sobre o uso da história no ensino ou como escrever textos para tais fins.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BALESTRI, R. D. A participação da História da Matemática na Formação de Professores de Matemática na Óptica de Professores/Pesquisadores. Universidade Estadual de Londrina – UEL, 2008.

CHAQUIAM, M. Ensaios Temáticos: história e matemática em sala de aula. Belém: SBEM-PA, 2017.

LIMA, J. H. S. História da Matemática no Ensino de Matemática: O caso da Trigonometria. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática. Universidade do Estado do Pará, 2019a.

LIMA, J. H. S. A trigonometria na Grécia Antiga: Arquimedes, Eratóstenes, Apolônio e Hiparco de Nicéia. XIII Seminário Nacional de História da Matemática – SNHM, 2019b.

LIMA, J. H. S. As contribuições à trigonometria nos séculos XVII, XVIII e XIX. XIII Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM, 2019c.

LIMA, J. H. S. Contribuições à trigonometria: Al-Battani, Bhaskara Akaria, Fibonacci e Nicoled’Oresme. XII Encontro Paraense de Educação Matemática – EPAEM, 2019d.

OLIVEIRA, R. L. Aritmética e artefatos antigos: uma proposta interdisciplinar. 2009. 217f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.

OLIVEIRA, W. J. G. História da matemática: um estudo de seus significados na educação matemática. REBES – Pombal – PB. v. 1, n.1, p. 10-14, 2011.

VIANNA, C. R. Matemática e História: Algumas relações e implicações pedagógicas. Dissertação de Mestrado. São Paulo: USP, 1995.

Publicado
2020-07-12
Como Citar
SARAIVA, J.; CHAQUIAM, M. HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 7, n. 20, p. 241-252, 12 jul. 2020.