ASPECTOS HISTÓRICOS DO RIGOR NA CONCEPÇÃO DE INTEGRAL

Autores

  • Artur Rezzieri Gambera UNESP/doutorando

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2763

Palavras-chave:

análise, cálculo integral, educação, história, quadratura

Resumo

Neste artigo trazemos uma narrativa traçada através de alguns dos momentos do desenvolvimento da teoria de cálculo de áreas: a noção de quadratura de figuras curvas discutida pelos gregos na antiguidade, a conceituação da integral usando infinitesimais e a introdução do símbolo de integral feita por Leibniz, a definição rigorosa de Cauchy para funções contínuas em um intervalo finito e a expansão desta definição feita por Riemann, que permitiu uma maior abrangência de funções passíveis de integração. Estes momentos revelam alguns dos caminhos pelos quais o pensamento matemático percorreu ao longo das épocas, bem como os padrões de escrita deste pensamento, o que envolve o aspecto cultural do rigor desta escrita para que fosse considerada satisfatória nos ambientes em que a pesquisa matemática foi desenvolvida através do tempo. Tais momentos também levantam questões epistemológicas sobre o assunto tratado que não necessariamente surgem quando o tema é abordado de um ponto de vista puramente atual, como por exemplo a natureza de números e magnitudes, que virão a ser a essência do que é conceituado hoje como números reais; além de sugerirem diversas abordagens para a prática docente usando história da matemática, podendo ser combinadas com outras metodologias de ensino. O tratamento do tema foi baseado em uma historiografia tradicional, apesar de poder evoluir para uma história das ideias por envolver formas da produção de um conhecimento; e nosso objetivo foi trazer elementos que compuseram a ideia do cálculo de áreas para que componham também o pensamento em construção por parte do estudante de cálculo ou análise, bem como do docente destas disciplinas.

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Publicado

2021-06-05

Como Citar

REZZIERI GAMBERA, A. ASPECTOS HISTÓRICOS DO RIGOR NA CONCEPÇÃO DE INTEGRAL. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 7, n. 20, p. 31–43, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v7i20.2763. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2763. Acesso em: 22 dez. 2024.