Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Atual
Arquivos
Equipe Editorial
Sobre a Revista
Submissões
Contato
Notícias
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática
v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática
Publicado:
2020-08-02
Editorial
EDITORIAL
EDIÇÃO ESPECIAL - IV SCHM
Ana Carolina Costa Pereira
01-07
pdf
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.3554
Artigos do IV SCHM
PAPPUS DE ALEXANDRIA
CONTRIBUIÇÕES À MATEMÁTICA
Lucicleia Chagas Magno, Miguel Chaquiam, Ruan Wenderson De Oliveira Sousa
08-17
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2752
SÓLIDOS GEOMÉTRICOS
DESCARTES E A HOMOGENEIDADE
Liliane Silva Nascimento COELHO, Edna Machado da Silva, Miguel Chaquiam
18-30
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2833
ASPECTOS HISTÓRICOS DO RIGOR NA CONCEPÇÃO DE INTEGRAL
Artur Rezzieri Gambera
31-43
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2763
ÁLGEBRA E ARITMÉTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE 1879 A 1995
UMA POSSÍVEL ABORDAGEM USANDO GEOMETRIA
Nickson Deyvis da Silva Correia, Viviane de Oliveira Santos
44-56
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2811
AS CONTRIBUIÇÕES DE MAURÍCIO PEIXOTO PARA A MATEMÁTICA BRASILEIRA
DIANARA FIGUEIRÊDO FREIRE, ANTONIO JOSÉ MELO DE QUEIROZ
57-66
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2854
UM PRIMEIRO OLHAR SOBRE A RECONSTRUÇÃO DO INSTRUMENTO JACENTE NO PLANO DE PEDRO NUNES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Francisco Wagner Soares Oliveira
67-79
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2868
UMA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DAS TÉCNICAS DA TRANSFORMADA INTEGRAL CLÁSSICA (CITT) E GENERALIZADA (GITT)
ASPECTOS INICIAIS
Reynaldo D'Alessandro Neto
80-92
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2613
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O LÚDICO PEDAGÓGICO NA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
Denise Aparecida Enes Ribeiro
93-104
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2820
AMALIE EMMY NOETHER
A PRESENÇA MATEMÁTICA FEMININA NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
Maria Helena de Andrade, Rannyelly Rodrigues de Oliveira
105-116
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2834
APORTE PARA FOMENTO DE ATIVIDADES-HISTÓRICAS-COM-TECNLOGIA
ESSÊNCIA E ENCAMINHAMENTOS PARA PRODUÇÃO DA LINHA DO TEMPO EM GEOMETRIA
Anna Beatriz de Andrade Gomes, Giselle Costa de Sousa
117-125
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2815
O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Gisele Pereira Oliveira
126-138
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2860
ENSINO DA REGRA DE TRÊS
A PROPOSIÇÃO CINCO DO LIBER QUADRATORUM COMO UM CONTEXTO PRÓPRIO DE ESTUDO EM MATEMÁTICA
DENIVALDO PANTOJA DA SILVA, José dos Santos Guimarães Filho
139-147
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2830
A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM APLICAÇÕES DE CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
REFLEXÕES DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE CRATEÚS-CE
Edina Carla de Sousa de Mesquita, Vanessa Araújo Sales
148-157
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2837
O O LEGADO DE PETRUS RAMUS E O TRATADO VIA REGIA AD GEOMETRIAM
Francisco Hemerson Brito da Silva, Ana Carolina Costa Pereira
158-169
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.3297
ALGUNS ASPECTOS CONTEXTUAIS DA RÉGUA E DO ESQUADRO DE CARPINTEIRO NO TRATADO A BOOKE NAMED TECTONICON (1556) DE LEONARD DIGGES
Sabrina de Sousa Paulino, Carlos Ferreira Argemiro Filho, Ana Carolina Costa Pereira
170-180
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2838
A EVOLUÇÃO DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Diego de Freitas Lira, João Victor Lima Fernandes
181-189
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2859
O CONCEITO DE CORPOS REGULARES EM ALGUNS LIVROS DIDÁTICOS E SUA RELAÇÃO COM O TRATADO DE DIVINA PROPORTIONE (1509)
Alison Sousa da Silva
190-201
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2968
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA DESENCADEANDO REFLEXÕES NO ENSINO DE FRAÇÕES
Isaura Aparecida Torse de Almeida
202-210
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2754
AL-KASHI E KAZI-ZADE AR-RUMI
DESVENDANDO A RELAÇÃO ENTRE ELES ATRAVÉS DE DUAS CARTAS
Kaline França Andrade, ANA PAULA PEREIRA DO NASCIMENTO SILVA
211-220
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i21.2867
ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E AS CONTRIBUIÇÕES DA TORRE DE HANÓI NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO EXPONENCIAL
Raul Gomes Antunes, Lucas Ruan dos Santos Cardoso, João Batista Rodrigues da Silva
221-232
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2791
A ESPIRAL DE TESLA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO
ELAINE de Sousa TEODOSIO
233-240
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2930
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA
REVISITANDO OS ARTIGOS DE LIMA (2019)
Jessie Heveny Saraiva, Miguel Chaquiam
241-252
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2793
A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA DE ENSINO DE GEOMETRIA PLANA ÁREA E PERÍMETRO
ÁREA E PERÍMETRO
Bruno Rodrigues Costa, Selma Machado, Alessandra Quaresma
253-265
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2849
O PERCURSO PROFISSIONAL DE MANFREDO PERDIGÃO DO CARMO E A GEOMETRIA DIFERENCIAL NO BRASIL
Antonio José Melo de Queiroz
266-276
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2819
RESOLUÇÃO GEOMÉTRICA PARA EQUAÇÕES QUADRÁTICAS NA VISÃO DE ABD AL-HAMID IBN TURK (SÉCULO IX)
O CASO EM QUE < 0
Jéssica Targino Muniz, Giselle Costa de Sousa, Gabriela Lucheze de Oliveira
277-288
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2821
WILLIAM OUGHTRED (1574-1660) NO CONTEXTO DO SÉCULO XVII
TRATADOS E O ENSINO DE MATEMÁTICA
Verusca Batista Alves
289-300
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.3558
ALGUNS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS QUE EMERGEM DA FABRICAÇÃO DA BALHESTILHA QUE SE ENCONTRA NO DOCUMENTO CHRONOGRAPHIA, REPORTORIO DOS TEMPOS...
Antonia Naiara De Sousa Batista
301-311
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2856
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE A OBRA THE GROUND OF ARTES, DE ROBERT RECORDE
Isabelle Coelho da Silva, Fumikazu Saito
312-322
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2816
UM ESTUDO SOBRE A OPERAÇÃO DA DIVISÃO DOS NÚMEROS CONTIDA NO TRAITÉ DE GERBERT NA VERSÃO DE 1843
Suziê Maria de Albuquerque
323-334
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2870
TEOREMA DE PTOLOMEU
HISTÓRIA, DEMONSTRAÇÃO E VALIDAÇÃO VIA GEOGEBRA
Giancarlo Secci de Souza Pereira, João Nazareno Pantoja Corrêa, Cristiane Ruiz Gomes
335-346
pdf
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2841
ESTUDO DA ÁLGEBRA
O DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DA FORMALIZAÇÃO SIMBÓLICA
Elieudo Nogueira Silva, Ana Cristina de Souza Lima, Tamara Sued Pinheiro de Oliveira
347-356
pdf
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2851
A INCORPORAÇÃO DA RÉGUA DE CÁLCULO NO ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO ATRAVÉS DA SUA CONSTRUÇÃO E DO SEU MANUSEIO
Andressa Gomes dos Santos, Ana Carolina Costa Pereira
357-369
pdf
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2827
MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO BRASIL
UMA RENOVAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS DÉCADAS DE 1960 A 1980
Elciane de Jesus Santos
370-379
pdf
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2846
SOBRE A DIVULGAÇÃO DO SISTEMA INDO-ARÁBICO NA EUROPA NO SÉCULO XIII
José dos Santos Guimarães Filho, João Cláudio Brandemberg
380-391
pdf
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2843
INFORMAÇÕES HISTÓRICAS DO CÓDICE ATLÂNTICO DE LEONARDO DA VINCI MOBILIZADAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Jeová Pereira Martins, Iran Abreu Mendes
392-405
pdf
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.3458
O USO DE UBPs EM FONTES HISTÓRICAS
APLICAÇÕES NO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
Daniele Esteves Pereira, RAMOM GIL
406-417
pdf
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2955
EPISÓDIOS HISTÓRICOS POTENCIALMENTE RICOS PARA ATIVIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
Rosangela Araújo da Silva, Severino Carlos Gomes, Bernadete Morey
418-426
pdf
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2823
CARL FRIEDRICH GAUSS
CONTRIBUIÇÕES MATEMÁTICAS
Rannyelly Rodrigues de Oliveira, Maria Helena de Andrade
427-439
pdf
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2844
NÚMEROS IRRACIONAIS
IRRACIONALIDADE E INCOMENSURABILIDADE
Francisco Ellivelton Barbosa, Damião Macêdo de Sousa, Maria Irilene Alves dos Santos
440-450
pdf
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2861
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Juciane de Sousa, Andréia Nunes dos Santos
451-458
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2832
EQUAÇÕES QUADRÁTICAS
UMA NOVA FÓRMULA RESOLUTIVA COM UMA PROPOSTA DIDÁTICA
Fabius Bonnet
459-464
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.3559
tamanhoFont
A+
A
A-
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Italiano
Português (Brasil)
Palavras-chave
Artigos mais lidos
ESTUDO DA ÁLGEBRA
2048
A MATEMÁTICA DE RENÉ DESCARTES
1795
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO BRASIL:Principais marcos da evolução da pesquisa cientifica matemática no Brasil.
1766
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO
1739
Dominó
1589
CARL FRIEDRICH GAUSS
1445
MÉTODO ALTERNATIVO DE MULTIPLICAÇÃO CHINÊS
1343
Estágio Supervisionado em ensino de Matemática: um relato de experiência na Educação de Jovens e Adultos
1300
A matemática utilizada no cotidiano do trabalhador rural: o cultivo de cheiro verde na agricultura familiar
1283
Função Quadrática e área máxima de retângulo em livros didáticos do Ensino Médio
1283
TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
1062
A Teoria do Flow como promotora motivacional para estudantes com ansiedade matemática
953
Storytelling como uma metodologia ativa no ensino de Matemática
885
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
848
DOS LOGARITMOS DE NAPIER À MAIS BELA DE TODAS AS FÓRMULAS
817
HISTÓRIA DA REPRESENTAÇÃO DOS NÚMEROS NA FORMA DECIMAL
772
MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO BRASIL
739
Registros de relatórios finais de estágio supervisionado
691
Resolução de Problemas: Concepções de Polya e a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação
690
Resolução de Problemas como estratégia de ensino-aprendizagem de Matemática
674