Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Atual
Arquivos
Equipe Editorial
Sobre a Revista
Submissões
Contato
Notícias
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática
v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática
Publicado:
2020-08-02
Editorial
EDITORIAL
EDIÇÃO ESPECIAL - IV SCHM
Ana Carolina Costa Pereira
01-07
pdf
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.3554
Artigos do IV SCHM
PAPPUS DE ALEXANDRIA
CONTRIBUIÇÕES À MATEMÁTICA
Lucicleia Chagas Magno, Miguel Chaquiam, Ruan Wenderson De Oliveira Sousa
08-17
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2752
SÓLIDOS GEOMÉTRICOS
DESCARTES E A HOMOGENEIDADE
Liliane Silva Nascimento COELHO, Edna Machado da Silva, Miguel Chaquiam
18-30
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2833
ASPECTOS HISTÓRICOS DO RIGOR NA CONCEPÇÃO DE INTEGRAL
Artur Rezzieri Gambera
31-43
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2763
ÁLGEBRA E ARITMÉTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE 1879 A 1995
UMA POSSÍVEL ABORDAGEM USANDO GEOMETRIA
Nickson Deyvis da Silva Correia, Viviane de Oliveira Santos
44-56
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2811
AS CONTRIBUIÇÕES DE MAURÍCIO PEIXOTO PARA A MATEMÁTICA BRASILEIRA
DIANARA FIGUEIRÊDO FREIRE, ANTONIO JOSÉ MELO DE QUEIROZ
57-66
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2854
UM PRIMEIRO OLHAR SOBRE A RECONSTRUÇÃO DO INSTRUMENTO JACENTE NO PLANO DE PEDRO NUNES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Francisco Wagner Soares Oliveira
67-79
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2868
UMA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DAS TÉCNICAS DA TRANSFORMADA INTEGRAL CLÁSSICA (CITT) E GENERALIZADA (GITT)
ASPECTOS INICIAIS
Reynaldo D'Alessandro Neto
80-92
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2613
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O LÚDICO PEDAGÓGICO NA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
Denise Aparecida Enes Ribeiro
93-104
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2820
AMALIE EMMY NOETHER
A PRESENÇA MATEMÁTICA FEMININA NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
Maria Helena de Andrade, Rannyelly Rodrigues de Oliveira
105-116
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2834
APORTE PARA FOMENTO DE ATIVIDADES-HISTÓRICAS-COM-TECNLOGIA
ESSÊNCIA E ENCAMINHAMENTOS PARA PRODUÇÃO DA LINHA DO TEMPO EM GEOMETRIA
Anna Beatriz de Andrade Gomes, Giselle Costa de Sousa
117-125
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2815
O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Gisele Pereira Oliveira
126-138
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2860
ENSINO DA REGRA DE TRÊS
A PROPOSIÇÃO CINCO DO LIBER QUADRATORUM COMO UM CONTEXTO PRÓPRIO DE ESTUDO EM MATEMÁTICA
DENIVALDO PANTOJA DA SILVA, José dos Santos Guimarães Filho
139-147
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2830
A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM APLICAÇÕES DE CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
REFLEXÕES DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE CRATEÚS-CE
Edina Carla de Sousa de Mesquita, Vanessa Araújo Sales
148-157
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2837
O O LEGADO DE PETRUS RAMUS E O TRATADO VIA REGIA AD GEOMETRIAM
Francisco Hemerson Brito da Silva, Ana Carolina Costa Pereira
158-169
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.3297
ALGUNS ASPECTOS CONTEXTUAIS DA RÉGUA E DO ESQUADRO DE CARPINTEIRO NO TRATADO A BOOKE NAMED TECTONICON (1556) DE LEONARD DIGGES
Sabrina de Sousa Paulino, Carlos Ferreira Argemiro Filho, Ana Carolina Costa Pereira
170-180
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2838
A EVOLUÇÃO DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Diego de Freitas Lira, João Victor Lima Fernandes
181-189
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2859
O CONCEITO DE CORPOS REGULARES EM ALGUNS LIVROS DIDÁTICOS E SUA RELAÇÃO COM O TRATADO DE DIVINA PROPORTIONE (1509)
Alison Sousa da Silva
190-201
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2968
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA DESENCADEANDO REFLEXÕES NO ENSINO DE FRAÇÕES
Isaura Aparecida Torse de Almeida
202-210
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2754
AL-KASHI E KAZI-ZADE AR-RUMI
DESVENDANDO A RELAÇÃO ENTRE ELES ATRAVÉS DE DUAS CARTAS
Kaline França Andrade, ANA PAULA PEREIRA DO NASCIMENTO SILVA
211-220
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i21.2867
ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E AS CONTRIBUIÇÕES DA TORRE DE HANÓI NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO EXPONENCIAL
Raul Gomes Antunes, Lucas Ruan dos Santos Cardoso, João Batista Rodrigues da Silva
221-232
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2791
A ESPIRAL DE TESLA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO
ELAINE de Sousa TEODOSIO
233-240
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2930
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA
REVISITANDO OS ARTIGOS DE LIMA (2019)
Jessie Heveny Saraiva, Miguel Chaquiam
241-252
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2793
A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA DE ENSINO DE GEOMETRIA PLANA ÁREA E PERÍMETRO
ÁREA E PERÍMETRO
Bruno Rodrigues Costa, Selma Machado, Alessandra Quaresma
253-265
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2849
O PERCURSO PROFISSIONAL DE MANFREDO PERDIGÃO DO CARMO E A GEOMETRIA DIFERENCIAL NO BRASIL
Antonio José Melo de Queiroz
266-276
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2819
RESOLUÇÃO GEOMÉTRICA PARA EQUAÇÕES QUADRÁTICAS NA VISÃO DE ABD AL-HAMID IBN TURK (SÉCULO IX)
O CASO EM QUE < 0
Jéssica Targino Muniz, Giselle Costa de Sousa, Gabriela Lucheze de Oliveira
277-288
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2821
WILLIAM OUGHTRED (1574-1660) NO CONTEXTO DO SÉCULO XVII
TRATADOS E O ENSINO DE MATEMÁTICA
Verusca Batista Alves
289-300
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.3558
ALGUNS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS QUE EMERGEM DA FABRICAÇÃO DA BALHESTILHA QUE SE ENCONTRA NO DOCUMENTO CHRONOGRAPHIA, REPORTORIO DOS TEMPOS...
Antonia Naiara De Sousa Batista
301-311
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2856
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE A OBRA THE GROUND OF ARTES, DE ROBERT RECORDE
Isabelle Coelho da Silva, Fumikazu Saito
312-322
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2816
UM ESTUDO SOBRE A OPERAÇÃO DA DIVISÃO DOS NÚMEROS CONTIDA NO TRAITÉ DE GERBERT NA VERSÃO DE 1843
Suziê Maria de Albuquerque
323-334
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2870
TEOREMA DE PTOLOMEU
HISTÓRIA, DEMONSTRAÇÃO E VALIDAÇÃO VIA GEOGEBRA
Giancarlo Secci de Souza Pereira, João Nazareno Pantoja Corrêa, Cristiane Ruiz Gomes
335-346
pdf
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2841
ESTUDO DA ÁLGEBRA
O DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DA FORMALIZAÇÃO SIMBÓLICA
Elieudo Nogueira Silva, Ana Cristina de Souza Lima, Tamara Sued Pinheiro de Oliveira
347-356
pdf
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2851
A INCORPORAÇÃO DA RÉGUA DE CÁLCULO NO ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO ATRAVÉS DA SUA CONSTRUÇÃO E DO SEU MANUSEIO
Andressa Gomes dos Santos, Ana Carolina Costa Pereira
357-369
pdf
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2827
MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO BRASIL
UMA RENOVAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS DÉCADAS DE 1960 A 1980
Elciane de Jesus Santos
370-379
pdf
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2846
SOBRE A DIVULGAÇÃO DO SISTEMA INDO-ARÁBICO NA EUROPA NO SÉCULO XIII
José dos Santos Guimarães Filho, João Cláudio Brandemberg
380-391
pdf
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2843
INFORMAÇÕES HISTÓRICAS DO CÓDICE ATLÂNTICO DE LEONARDO DA VINCI MOBILIZADAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Jeová Pereira Martins, Iran Abreu Mendes
392-405
pdf
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.3458
O USO DE UBPs EM FONTES HISTÓRICAS
APLICAÇÕES NO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
Daniele Esteves Pereira, RAMOM GIL
406-417
pdf
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2955
EPISÓDIOS HISTÓRICOS POTENCIALMENTE RICOS PARA ATIVIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
Rosangela Araújo da Silva, Severino Carlos Gomes, Bernadete Morey
418-426
pdf
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2823
CARL FRIEDRICH GAUSS
CONTRIBUIÇÕES MATEMÁTICAS
Rannyelly Rodrigues de Oliveira, Maria Helena de Andrade
427-439
pdf
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2844
NÚMEROS IRRACIONAIS
IRRACIONALIDADE E INCOMENSURABILIDADE
Francisco Ellivelton Barbosa, Damião Macêdo de Sousa, Maria Irilene Alves dos Santos
440-450
pdf
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2861
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Juciane de Sousa, Andréia Nunes dos Santos
451-458
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2832
EQUAÇÕES QUADRÁTICAS
UMA NOVA FÓRMULA RESOLUTIVA COM UMA PROPOSTA DIDÁTICA
Fabius Bonnet
459-464
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.3559
tamanhoFont
A+
A
A-
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Italiano
Português (Brasil)
Palavras-chave
Artigos mais lidos
ESTUDO DA ÁLGEBRA
2027
A MATEMÁTICA DE RENÉ DESCARTES
1768
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO BRASIL:Principais marcos da evolução da pesquisa cientifica matemática no Brasil.
1750
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO
1731
Dominó
1552
CARL FRIEDRICH GAUSS
1426
A matemática utilizada no cotidiano do trabalhador rural: o cultivo de cheiro verde na agricultura familiar
1340
MÉTODO ALTERNATIVO DE MULTIPLICAÇÃO CHINÊS
1330
Estágio Supervisionado em ensino de Matemática: um relato de experiência na Educação de Jovens e Adultos
1290
Função Quadrática e área máxima de retângulo em livros didáticos do Ensino Médio
1267
TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
1052
A Teoria do Flow como promotora motivacional para estudantes com ansiedade matemática
910
Storytelling como uma metodologia ativa no ensino de Matemática
882
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
798
DOS LOGARITMOS DE NAPIER À MAIS BELA DE TODAS AS FÓRMULAS
793
HISTÓRIA DA REPRESENTAÇÃO DOS NÚMEROS NA FORMA DECIMAL
769
MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO BRASIL
724
Resolução de Problemas: Concepções de Polya e a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação
694
Resolução de Problemas como estratégia de ensino-aprendizagem de Matemática
677
Registros de relatórios finais de estágio supervisionado
639