Educação e liberdade em Rousseau
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v3i8.278Palavras-chave:
Liberdade, Democracia, Conflito, Educação, PolíticaResumo
O artigo objetiva problematizar a democracia e a liberdade, temas centrais na obra de Rousseau, articulando-as à política e a um modelo de educação libertária. Hermeneuticamente se enseja um percurso crítico e dialético entre a educação libertária e os questionamentos filosóficos. Mesmo integrando a Escola do Direito Natural Moderno, Rousseau demonstra que o surgimento da propriedade é produtor de desigualdade. Nesse caso, tem-se a necessidade de um pacto de associação que, limitando o Estado de guerra, possibilite a passagem do Estado de natureza ao Estado civil. Rousseau deixa a marca libertária na história da Filosofia e da Educação ao refletir acerca da liberdade e da democracia. Os mecanismos institucionais são, contudo, insuficientes para assegurar a verdadeira felicidade. Esse impasse filosófico suscitado ao estudar Rousseau (1995) permite inferir que ele foi o filósofo que iniciou uma nova ação pedagógica, fazendo com que o subjetivo fosse aclamado, as paixões avivadas e a natureza mais íntima do ser humano desvelada em toda sua magistral interioridade.
Downloads
Referências
BOBBIO, N.; BOVERO, M. Sociedade e estado na filosofia política moderna.São Paulo: Brasiliense, 1987.
CONSTANT, B. A diferença entre a liberdade dos antigos e a dos modernos. Revista Filosofia Política,Porto Alegre, n. 2, p. 9-25, 1985.
FORTES, L.R. S. Rousseau: o bom selvagem.São Paulo: FTD, 1989.
HEGEL, G. W. F. Princípios da filosofia do direito.Lisboa: Guimarães, 1986.
HOBBES, T. Leviatã ou matéria, forma e poder de um estado eclesiástico e civil. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
LOCKE, J. Segundo tratado sobre o governo.São Paulo: Abril Cultural, 1983.
MARTINHO RODRIGUES, R. Príncipe, lobo e homem comum.Fortaleza: Casa José de Alencar, 1997.
MARX, K. Manuscritos econômicos e filosóficos.Lisboa: 70, 1989.
OLIVEIRA, M.A. Filosofia política: de Hobbes a Marx.In: OLIVEIRA, M.A. Ética e sociabilidade.São Paulo: Loyola, 1993. p. 84-109.
ROUSSEAU, J.-J. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens.São Paulo: Abril Cultural, 1983a.
ROUSSEAU, J.-J. Do contrato social. São Paulo: Abril Cultural, 1983b.
ROUSSEAU, J.-J. Emílio ou da educação. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
SOARES, M.C. O filósofo e a educação segundo Éric Weil. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 17-18, n. 29-31, p. 5-14, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 José Gerardo Vasconcelos, Lia Machado Fiuza Fialho, Tânia Maria Rodrigues Lopes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.