Professores readaptados em escolas públicas: adoecimento e perspectivas de retorno à sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e12619

Palavras-chave:

Readaptação, Professores, Adoecimento

Resumo

Este artigo tem como objetivo caracterizar os professores de educação básica pública de Recife e outros municípios da região metropolitana em readaptação funcional, indicando as patologias que mais os acometem, bem como suas perspectivas de retorno à sala de aula. A pesquisa se ampara em estudos sobre adoecimento e mal-estar docente. Realizou-se um levantamento junto a 31 profissionais, que responderam a um questionário misto. As respostas foram organizadas e analisadas com o suporte do software Atlas.ti. Os resultados revelaram que o adoecimento docente é uma realidade e implica readaptação funcional. As patologias que mais afastam os docentes da sala de aula são de ordem emocional. A maior parte desses profissionais não tem expectativa de retorno à sala de aula devido às suas condições limitadas de saúde articuladas ao processo de desvalorização profissional. Os achados sugerem que a qualidade do trabalho docente exige investimentos em condições laborais, reconhecimento e valorização.

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Biografia do Autor

Patrícia Irene Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE na linha de pesquisa Formação de Professores e Prática Pedagógica. Professora dos anos iniciais na Rede Municipal do Recife e na Rede Municipal do Jaboatão dos Guararapes e em cursos de Graduação e Pós-Graduação no Centro Universitário Frassinetti do Recife- UniFAFIRE.

Laêda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação, Professora titular do Departamento de Políticas e Gestão da Educação. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação - Linha de pesquisa: Formação de Professores e Prática Pedagógica. Centro de Educação, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordenadora do grupo de Pesquisa: Educação e Representações Sociais.

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Publicado

2024-07-05

Como Citar

SANTOS, P. I.; MACHADO, L. B. Professores readaptados em escolas públicas: adoecimento e perspectivas de retorno à sala de aula. Educ. Form., [S. l.], v. 9, p. e12619, 2024. DOI: 10.25053/redufor.v9.e12619. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12619. Acesso em: 19 jul. 2024.