Uma análise sobre a percepção de professoras iniciantes acerca da participação em um programa de indução

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e12344%20

Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional docente, Aprendizagem da docência, Programa de indução, Narrativas

Resumo

Objetivou-se analisar a percepção de professoras iniciantes acerca da participação em um programa de mentoria buscando entender quais os desdobramentos para a atividade docente. Foram analisadas 18 respostas abertas de um questionário misto. Na organização e análise dos dados, elaboraram-se as seguintes categorias: expectativas iniciais sobre o programa de mentoria; percepções acerca do Programa Híbrido de Mentoria para a atuação docente; processos reflexivos. De modo geral, as análises revelaram que o programa se configurou como um cenário propício para a promoção do desenvolvimento profissional das professoras iniciantes. As percepções das iniciantes sugerem que a participação dialogada e formativa, construída de forma colaborativa com as mentoras, promoveu, aos poucos, autonomia para pensarem nas suas práticas pedagógicas, refletirem mais criticamente sobre sua atuação, construírem conhecimentos específicos sobre a profissão, além de exercitarem seu autoconhecimento, sugerindo seu reconhecimento e pertencimento na profissão.

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Biografia do Autor

Jéssica Francine Ferreira da Silva Alarcon, Universidade Federal de São Carlos

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar). Doutoranda em Educação pelo PPGE/UFSCar.

Brenda Karla Reis de Carvalho, Universidade Federal de São de Carlos

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar). Graduada em Letras/Inglês pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Doutoranda em Educação pelo PPGE/UFSCar. 

Aline Massako Murakami Tiba, Universidade Federal de São Carlos

Pedagoga licenciada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar). 

Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

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Publicado

2024-06-06

Como Citar

ALARCON, J. F. F. da S.; CARVALHO, B. K. R. de; TIBA, A. M. M.; REALI, A. M. de M. R. Uma análise sobre a percepção de professoras iniciantes acerca da participação em um programa de indução. Educ. Form., [S. l.], v. 9, p. e12344 , 2024. DOI: 10.25053/redufor.v9.e12344 . Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12344. Acesso em: 29 jun. 2024.