Percepções dos estudantes da Universidade da Extremadura sobre as mudanças nos sistemas de avaliação durante o confinamento da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e12636

Palavras-chave:

Universidade, Sistemas de Avaliação, COVID-19, Alunos

Resumo

Os sistemas de avaliação aplicados na universidade são um dos temas que mais discussões, alterações e polêmicas causaram durante o confinamento. A pandemia provocada pela Covid-19 constituiu um desafio para o ensino universitário, tendo os docentes de adaptar a forma de avaliar com as ferramentas tecnológicas disponíveis para a realização dos testes de avaliação e monitorização. Através de uma análise de metodologia mista das respostas dadas por 456 estudantes de diferentes graus da Universidade da Extremadura a um questionário validado por esta equipe de investigação, o objetivo é estudar a percepção dos estudantes sobre as mudanças nos sistemas de avaliação durante o confinamento devido à Covid-19. Os resultados não permitem afirmar que tenha havido mudanças nos sistemas de avaliação e que estas tenham conduzido a uma melhoria do desempenho acadêmico dos estudantes.

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Biografia do Autor

Triana Arias Abelaira, Universidade de Extremadura

Licenciada em Administração e Direção de Empresas e Licenciada em Economia pela Universidade da Extremadura. Mestre em Formação de Professores pela Universidade Pablo de Olavide. Doutoranda na Universidade de Granada. Docente na Universidade da Extremadura, Departamento de Economia Financeira e Contabilidade. A sua atividade de investigação inclui a publicação de artigos em revistas com um fator de impacto reconhecido, bem como a publicação de capítulos de livros. Participou em vários congressos de investigação, tanto nacionais como internacionais, como membro do comité científico ou organizadora de um deles.

Juan Ángel Contreras Vas, Universidade de Extremadura

Juan Ángel Contreras Vas. Engenheiro informático pela Universidade de Educação à Distância de Espanha (UNED). Mestre em Computação Grid e Paralelismo e Mestre em Ensino e Aprendizagem em Ciências Sociais Experimentais e Matemática pela Universidade da Extremadura. Doutoramento em Educação pela Universidade da Extremadura. Professor Associado com mais de 25 anos de experiência docente, atualmente lecciona na Licenciatura em Informática em Tecnologias da Informação, na Licenciatura em Telemática em Telecomunicações e no Mestrado em Investigação Universitária do Centro Universitário de Mérida. Membro do Departamento de Engenharia de Sistemas Informáticos e Telemáticos do Centro Universitário de Mérida. Pertence ao Grupo de Investigação CIBERDIDACT da Universidade da Extremadura (Espanha) com um período de investigação de seis anos.

Violeta Hidalgo Izquierdo, Universidade de Extremadura

Diploma em Engenharia de Gestão Informática e Mestrado em Investigação em Ciências Experimentais, Sociais e Matemáticas pela Universidade da Extremadura. Estudante de doutoramento na Universidade da Extremadura. Professor colaborador pertencente à Área de Arquitetura e Tecnologia Informática do Departamento de Informática e Tecnologias da Comunicação da Universidade da Extremadura desde 2000.

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Publicado

2024-05-19

Como Citar

ARIAS ABELAIRA, T.; CONTRERAS VAS, J. Ángel; HIDALGO IZQUIERDO, V. Percepções dos estudantes da Universidade da Extremadura sobre as mudanças nos sistemas de avaliação durante o confinamento da Covid-19. Educ. Form., [S. l.], v. 9, p. e12636, 2024. DOI: 10.25053/redufor.v9.e12636. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12636. Acesso em: 29 jun. 2024.