Percepções dos estudantes da Universidade da Extremadura sobre as mudanças nos sistemas de avaliação durante o confinamento da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e12636

Palavras-chave:

Universidade, Sistemas de Avaliação, COVID-19, Alunos

Resumo

Os sistemas de avaliação aplicados na universidade são um dos temas que mais discussões, alterações e polêmicas causaram durante o confinamento. A pandemia provocada pela Covid-19 constituiu um desafio para o ensino universitário, tendo os docentes de adaptar a forma de avaliar com as ferramentas tecnológicas disponíveis para a realização dos testes de avaliação e monitorização. Através de uma análise de metodologia mista das respostas dadas por 456 estudantes de diferentes graus da Universidade da Extremadura a um questionário validado por esta equipe de investigação, o objetivo é estudar a percepção dos estudantes sobre as mudanças nos sistemas de avaliação durante o confinamento devido à Covid-19. Os resultados não permitem afirmar que tenha havido mudanças nos sistemas de avaliação e que estas tenham conduzido a uma melhoria do desempenho acadêmico dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Triana Arias Abelaira, Universidade de Extremadura

Licenciada em Administração e Direção de Empresas e Licenciada em Economia pela Universidade da Extremadura. Mestre em Formação de Professores pela Universidade Pablo de Olavide. Doutoranda na Universidade de Granada. Docente na Universidade da Extremadura, Departamento de Economia Financeira e Contabilidade. A sua atividade de investigação inclui a publicação de artigos em revistas com um fator de impacto reconhecido, bem como a publicação de capítulos de livros. Participou em vários congressos de investigação, tanto nacionais como internacionais, como membro do comité científico ou organizadora de um deles.

Juan Ángel Contreras Vas, Universidade de Extremadura

Juan Ángel Contreras Vas. Engenheiro informático pela Universidade de Educação à Distância de Espanha (UNED). Mestre em Computação Grid e Paralelismo e Mestre em Ensino e Aprendizagem em Ciências Sociais Experimentais e Matemática pela Universidade da Extremadura. Doutoramento em Educação pela Universidade da Extremadura. Professor Associado com mais de 25 anos de experiência docente, atualmente lecciona na Licenciatura em Informática em Tecnologias da Informação, na Licenciatura em Telemática em Telecomunicações e no Mestrado em Investigação Universitária do Centro Universitário de Mérida. Membro do Departamento de Engenharia de Sistemas Informáticos e Telemáticos do Centro Universitário de Mérida. Pertence ao Grupo de Investigação CIBERDIDACT da Universidade da Extremadura (Espanha) com um período de investigação de seis anos.

Violeta Hidalgo Izquierdo, Universidade de Extremadura

Diploma em Engenharia de Gestão Informática e Mestrado em Investigação em Ciências Experimentais, Sociais e Matemáticas pela Universidade da Extremadura. Estudante de doutoramento na Universidade da Extremadura. Professor colaborador pertencente à Área de Arquitetura e Tecnologia Informática do Departamento de Informática e Tecnologias da Comunicação da Universidade da Extremadura desde 2000.

Referências

AGUILERA-HERMIDA, A. P. College students’ use and acceptance of emergency online learning due to COVID-19. International Journal of Educational Research Open, [S.l.], v. 1, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijedro.2020.100011

ALMOMANI, E. Y. et al. The influence of coronavirus diseases 2019 (COVID-19) pandemic and the quarantine practices on university students’ beliefs about the online learning experience in Jordan. Frontiers in Public Health, [S.l.], v. 8, 2021. DOI: https://doi.org/10.3389/fpubh.2020.595874

ALQAHTANI, A. Y.; RAJKHAN, A. A. E-learning critical success factors during the Covid-19 pandemic: A comprehensive analysis of e-learning managerial perspectives. Education Sciences, [S.l.], v. 10, n. 9, 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/educsci10090216

AMIR, L. R. et al. Student perspective of classroom and distance learning during COVID-19 pandemic in the undergraduate dental study program Universitas Indonesia. BMC Medical Education, [S.l.], v. 20, n. 1, p. 1-8, 2020. DOI: https://doi.org/10.1186/s12909-020-02312-0

AMZALAG, M.; SHAPIRA, N.; DOLEV, N. Two sides of the coin: lack of academic integrity in exams during the corona pandemic, students’ and lecturers’ perceptions. Journal of Academic Ethics, [S.l.], p. 1-21, 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/s10805-021-09413-5

ARETIO, L. G. COVID-19 y educación a distancia digital: preconfinamiento, confinamiento y posconfinamiento. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, [S.l.], v. 24, n. 1, p. 9-32, 2021. DOI: https://doi.org/10.5944/ried.24.1.28080

ARIAS, J. et al. Validación de un cuestionario de satisfacción para la introducción de la gamificación móvil en la educación superior. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, [S.l.], n. 23, p. 33-45, 2017. DOI: https://doi.org/10.17013/risti.23.33-45

ARISTOVNIK, A. et al. Impacts of the COVID-19 pandemic on life of higher education students: A global perspective. Sustainability, [S.l.], v. 12, n. 20, 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/su12208438

BÉJAR, M. O. C.; VERA, M. M. S. Cambio de modalidad presencial a virtual durante el confinamiento por Covid-19: percepciones del alumnado universitario. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, [S.l.], v. 25, n. 1, p. 243-260, 2022. DOI: https://doi.org/10.5944/ried.25.1.30623

BORTOLIN, L.; NAUROSKI, E. Desafios e emergências da avaliação da aprendizagem no contexto de pandemia: impactos docentes na profissão. Educação & Formação, Fortaleza, v. 7, e8252, 2022. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8252

CASTILLO OLIVARES, J. M.; CASTILLO OLIVARES, A. El impacto de la Covid-19 en el profesorado de educación superior y sus concepciones sobre la evaluación. Campus Virtuales: Revista Científica Iberoamericana de Tecnología Educativa, 2021.

CONTRERAS, J. A. et al. Análisis cualitativo de las respuestas de los expertos a la validación de un cuestionario de obtención de Conceptos Nucleares. CIAIQ, [S.l.], 2019.

COSTA, A. P.; AMADO, J. Análisis de contenido en siete pasos con webQDA, versión 1 - 260117. [S.l.]: Ludomedia, 2018.

CRAWFORD, J.; CIFUENTES-FAURA, J. Sustainability in higher education during the COVID-19 pandemic: A systematic review. Sustainability, [S.l.], v. 14, n. 3, 2022. DOI: https://doi.org/10.3390/su14031879

ESTRADA ARAOZ, E. G.; GALLEGOS RAMOS, N. A. Esgotamento emocional em estudantes universitários peruanos no contexto da pandemia Covid-19. Educação & Formação, Fortaleza, v. 7, e6759, 2022. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v7i1.6759

FREITAS, E. O. et al. Self-evaluation of nursing students about their academic performance during the Covid-19 pandemic. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 43, e20210088, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2022.20210088.en

GEORGE, D.; MALLERY, P. IBM SPSS statistics 26 step by step: A simple guide and reference. [S.l.]: Routledge, 2019. DOI: https://doi.org/10.4324/9780429056765

GUERRA, M. Á. S. Dime cómo evalúas y te diré qué tipo de profesional y de persona eres. Revista Enfoques Educacionales, [S.l.], v. 5, n. 1, 2003.

HERNÁNDEZ, R. Metodología de la investigación. Las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta: las rutas cuantitativa cualitativa y mixta. McGRAW-HILL Interamericana Editores S.A. de C.V., [S.l.], p. 753, 2018.

HERNÁNDEZ-SAMPIERI. Selección de la muestra. Metodología de la Investigación, [S.l.], p. 170-196, 2014.

HIDALGO, V. et al. Validation of a questionnaire to evaluate the changes produced in the teaching/learning process during the Covid-19 pandemic: Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade, Minho, v. 16, p. 55-69, 2023. DOI: https://doi.org/10.14571/brajets.v16.nse1.55-69

HODGES, C. B.; FOWLER, D. J. The Covid-19 crisis and faculty members in higher education: from emergency remote teaching to better teaching through reflection. International Journal of Multidisciplinary Perspectives in Higher Education, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 118-122, 2020. DOI: https://doi.org/10.32674/jimphe.v5i1.2507

LEVANI, Y.; PRASTYA, A. D.; MAWADDATUNNADILA, S. Coronavirus disease 2019 (COVID-19): patogenesis, manifestasi klinis dan pilihan terapi. Jurnal Kedokteran dan Kesehatan, [S.l.], v. 17, n. 1, p. 44-57, 2021. DOI: https://doi.org/10.24853/jkk.17.1.44-57

MARTÍNEZ MIGUÉLEZ, M. Validez y confiabilidad en la metodología cualitativa. Paradígma, [S.l.], v. 27, n. 2, p. 7-33, 2006.

MOHAMMED, L. A. et al. Exploring factors affecting graduate Students’ satisfaction toward E-learning in the era of the Covid-19 crisis. European Journal of Investigation in Health, Psychology and Education, [S.l.], v. 12, n. 8, p. 1121-1142, 2022. DOI: https://doi.org/10.3390/ejihpe12080079

MURDOCK, T. B.; ANDERMAN, E. M. Motivational perspectives on student cheating: Toward an integrated model of academic dishonesty. Educational Psychologist, [S.l.], v. 41, n. 3, p. 129-145, 2006. DOI: https://doi.org/10.1207/s15326985ep4103_1

NARAYAN, J.; NAIDU, S. A new contextual and comprehensive application of the UTAUT2 model post‐Covid‐19 pandemic in higher education. Higher Education Quarterly, [S.l.], v. 78, n. 1, p. 47-77, 2024. DOI: https://doi.org/10.1111/hequ.12441

PREVENTION, C. D. C. Coronavirus disease 2019 (Covid-19) hospital preparedness assessment tool. 2020.

YEKEFALLAH, L. et al. Factors related to students’ satisfaction with holding e-learning during the Covid-19 pandemic based on the dimensions of e-learning. Heliyon, [S.l.], v. 7, n. 7, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2021.e07628

ZACHARIS, G.; NIKOLOPOULOU, K. Factors predicting University students’ behavioral intention to use eLearning platforms in the post-pandemic normal: an UTAUT2 approach with ‘Learning Value’. Education and Information Technologies, [S.l.], v. 27, n. 9, p. 12.065-12.082, 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/s10639-022-11116-2

Publicado

2024-05-19

Como Citar

ARIAS ABELAIRA, T.; CONTRERAS VAS, J. Ángel; HIDALGO IZQUIERDO, V. Percepções dos estudantes da Universidade da Extremadura sobre as mudanças nos sistemas de avaliação durante o confinamento da Covid-19. Educ. Form., [S. l.], v. 9, p. e12636, 2024. DOI: 10.25053/redufor.v9.e12636. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12636. Acesso em: 20 nov. 2024.