Percepções dos estudantes da Universidade da Extremadura sobre as mudanças nos sistemas de avaliação durante o confinamento da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e12636Palavras-chave:
Universidade, Sistemas de Avaliação, COVID-19, AlunosResumo
Os sistemas de avaliação aplicados na universidade são um dos temas que mais discussões, alterações e polêmicas causaram durante o confinamento. A pandemia provocada pela Covid-19 constituiu um desafio para o ensino universitário, tendo os docentes de adaptar a forma de avaliar com as ferramentas tecnológicas disponíveis para a realização dos testes de avaliação e monitorização. Através de uma análise de metodologia mista das respostas dadas por 456 estudantes de diferentes graus da Universidade da Extremadura a um questionário validado por esta equipe de investigação, o objetivo é estudar a percepção dos estudantes sobre as mudanças nos sistemas de avaliação durante o confinamento devido à Covid-19. Os resultados não permitem afirmar que tenha havido mudanças nos sistemas de avaliação e que estas tenham conduzido a uma melhoria do desempenho acadêmico dos estudantes.
Downloads
Referências
AGUILERA-HERMIDA, A. P. College students’ use and acceptance of emergency online learning due to COVID-19. International Journal of Educational Research Open, [S.l.], v. 1, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijedro.2020.100011
ALMOMANI, E. Y. et al. The influence of coronavirus diseases 2019 (COVID-19) pandemic and the quarantine practices on university students’ beliefs about the online learning experience in Jordan. Frontiers in Public Health, [S.l.], v. 8, 2021. DOI: https://doi.org/10.3389/fpubh.2020.595874
ALQAHTANI, A. Y.; RAJKHAN, A. A. E-learning critical success factors during the Covid-19 pandemic: A comprehensive analysis of e-learning managerial perspectives. Education Sciences, [S.l.], v. 10, n. 9, 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/educsci10090216
AMIR, L. R. et al. Student perspective of classroom and distance learning during COVID-19 pandemic in the undergraduate dental study program Universitas Indonesia. BMC Medical Education, [S.l.], v. 20, n. 1, p. 1-8, 2020. DOI: https://doi.org/10.1186/s12909-020-02312-0
AMZALAG, M.; SHAPIRA, N.; DOLEV, N. Two sides of the coin: lack of academic integrity in exams during the corona pandemic, students’ and lecturers’ perceptions. Journal of Academic Ethics, [S.l.], p. 1-21, 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/s10805-021-09413-5
ARETIO, L. G. COVID-19 y educación a distancia digital: preconfinamiento, confinamiento y posconfinamiento. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, [S.l.], v. 24, n. 1, p. 9-32, 2021. DOI: https://doi.org/10.5944/ried.24.1.28080
ARIAS, J. et al. Validación de un cuestionario de satisfacción para la introducción de la gamificación móvil en la educación superior. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, [S.l.], n. 23, p. 33-45, 2017. DOI: https://doi.org/10.17013/risti.23.33-45
ARISTOVNIK, A. et al. Impacts of the COVID-19 pandemic on life of higher education students: A global perspective. Sustainability, [S.l.], v. 12, n. 20, 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/su12208438
BÉJAR, M. O. C.; VERA, M. M. S. Cambio de modalidad presencial a virtual durante el confinamiento por Covid-19: percepciones del alumnado universitario. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, [S.l.], v. 25, n. 1, p. 243-260, 2022. DOI: https://doi.org/10.5944/ried.25.1.30623
BORTOLIN, L.; NAUROSKI, E. Desafios e emergências da avaliação da aprendizagem no contexto de pandemia: impactos docentes na profissão. Educação & Formação, Fortaleza, v. 7, e8252, 2022. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8252
CASTILLO OLIVARES, J. M.; CASTILLO OLIVARES, A. El impacto de la Covid-19 en el profesorado de educación superior y sus concepciones sobre la evaluación. Campus Virtuales: Revista Científica Iberoamericana de Tecnología Educativa, 2021.
CONTRERAS, J. A. et al. Análisis cualitativo de las respuestas de los expertos a la validación de un cuestionario de obtención de Conceptos Nucleares. CIAIQ, [S.l.], 2019.
COSTA, A. P.; AMADO, J. Análisis de contenido en siete pasos con webQDA, versión 1 - 260117. [S.l.]: Ludomedia, 2018.
CRAWFORD, J.; CIFUENTES-FAURA, J. Sustainability in higher education during the COVID-19 pandemic: A systematic review. Sustainability, [S.l.], v. 14, n. 3, 2022. DOI: https://doi.org/10.3390/su14031879
ESTRADA ARAOZ, E. G.; GALLEGOS RAMOS, N. A. Esgotamento emocional em estudantes universitários peruanos no contexto da pandemia Covid-19. Educação & Formação, Fortaleza, v. 7, e6759, 2022. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v7i1.6759
FREITAS, E. O. et al. Self-evaluation of nursing students about their academic performance during the Covid-19 pandemic. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 43, e20210088, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2022.20210088.en
GEORGE, D.; MALLERY, P. IBM SPSS statistics 26 step by step: A simple guide and reference. [S.l.]: Routledge, 2019. DOI: https://doi.org/10.4324/9780429056765
GUERRA, M. Á. S. Dime cómo evalúas y te diré qué tipo de profesional y de persona eres. Revista Enfoques Educacionales, [S.l.], v. 5, n. 1, 2003.
HERNÁNDEZ, R. Metodología de la investigación. Las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta: las rutas cuantitativa cualitativa y mixta. McGRAW-HILL Interamericana Editores S.A. de C.V., [S.l.], p. 753, 2018.
HERNÁNDEZ-SAMPIERI. Selección de la muestra. Metodología de la Investigación, [S.l.], p. 170-196, 2014.
HIDALGO, V. et al. Validation of a questionnaire to evaluate the changes produced in the teaching/learning process during the Covid-19 pandemic: Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade, Minho, v. 16, p. 55-69, 2023. DOI: https://doi.org/10.14571/brajets.v16.nse1.55-69
HODGES, C. B.; FOWLER, D. J. The Covid-19 crisis and faculty members in higher education: from emergency remote teaching to better teaching through reflection. International Journal of Multidisciplinary Perspectives in Higher Education, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 118-122, 2020. DOI: https://doi.org/10.32674/jimphe.v5i1.2507
LEVANI, Y.; PRASTYA, A. D.; MAWADDATUNNADILA, S. Coronavirus disease 2019 (COVID-19): patogenesis, manifestasi klinis dan pilihan terapi. Jurnal Kedokteran dan Kesehatan, [S.l.], v. 17, n. 1, p. 44-57, 2021. DOI: https://doi.org/10.24853/jkk.17.1.44-57
MARTÍNEZ MIGUÉLEZ, M. Validez y confiabilidad en la metodología cualitativa. Paradígma, [S.l.], v. 27, n. 2, p. 7-33, 2006.
MOHAMMED, L. A. et al. Exploring factors affecting graduate Students’ satisfaction toward E-learning in the era of the Covid-19 crisis. European Journal of Investigation in Health, Psychology and Education, [S.l.], v. 12, n. 8, p. 1121-1142, 2022. DOI: https://doi.org/10.3390/ejihpe12080079
MURDOCK, T. B.; ANDERMAN, E. M. Motivational perspectives on student cheating: Toward an integrated model of academic dishonesty. Educational Psychologist, [S.l.], v. 41, n. 3, p. 129-145, 2006. DOI: https://doi.org/10.1207/s15326985ep4103_1
NARAYAN, J.; NAIDU, S. A new contextual and comprehensive application of the UTAUT2 model post‐Covid‐19 pandemic in higher education. Higher Education Quarterly, [S.l.], v. 78, n. 1, p. 47-77, 2024. DOI: https://doi.org/10.1111/hequ.12441
PREVENTION, C. D. C. Coronavirus disease 2019 (Covid-19) hospital preparedness assessment tool. 2020.
YEKEFALLAH, L. et al. Factors related to students’ satisfaction with holding e-learning during the Covid-19 pandemic based on the dimensions of e-learning. Heliyon, [S.l.], v. 7, n. 7, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2021.e07628
ZACHARIS, G.; NIKOLOPOULOU, K. Factors predicting University students’ behavioral intention to use eLearning platforms in the post-pandemic normal: an UTAUT2 approach with ‘Learning Value’. Education and Information Technologies, [S.l.], v. 27, n. 9, p. 12.065-12.082, 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/s10639-022-11116-2
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Triana Arias Abelaira, Juan Ángel Contreras Vas, Violeta Hidalgo Izquierdo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.